PRIMEIRO ANO - introdução à adição

O conceito de adição deve inicialmente ser trabalhado com objetos concretos. para isso vale somar tampinhas de garrafa, botões, lápis coloridos, giz de cera, pedrinhas ou o que sua imaginação mandar. Você pode delimitar conjuntos utilizando barbante ou lã na carteira da criança.
Somente quando o aluno compreende a junção de duas quantidades formando uma terceira, maior que as duas anteriores é que se trabalhará com atividades abstratas, em folhas e no caderno.



**baixe em arquivo de imagem
***disponivel em documento de word configuração meia folha no DV 1º e 2º ano - atividade 1001.



EDUCAÇÃO INFANTIL - quantas crianças estão na sala hoje

Atividade de contagem e pintura de quantidade.
Salve em arquivo de imagem ou baixe através da Pasta Educação Infantil volume 1 atividade 1.001.



MATERNAL - projeto Aprender Brincando

Sugestão enviada pela professora Maria Helena do RS:


Objetivos:
.promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
.propiciar um ambiente ludico para a criança, que venha promover os seus desenvolvimentos psiquicos, fisicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade;
.criar um ambiente prazeroso de afeto e segurança;
.promover contatos com a linguagem oral e musical;
.propicar um ambiente onde as crianças possam desenvolver sua autonomia de forma saudavel e feliz;
.promover o desenvolvimento de vinculos afetivos;
.auxiliar os alunos ao uso do banheiro de forma lúdica e prazerosa, para que sintam segurança e tranquilidade no abandono das fraldas;
.proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento da motricidade global, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, da criatividade, do lúdico, do faz-de-conta e da imaginação.
.promover o desenvolvimento da expressão corporal.

Objetivos de aprendizagem
..recepcionar as crianças e responsáveis em um ambiente alegre;
..estabelecer vinculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
..desenvolver a autonomia durante as refeições, na escolha dos brinquedos que lhe agradam e no uso do banheiro;
..interessar-se por leituras de histórias;
..apresentar procedimentos de contato com os livros;
..desenvolver a linguagem oral e corporal;
..realizar atividades de desenho livre utilizando diferentes materiais gráficos;
..ampliar e desenvolver a linguagem corporal e a percepção musical, através de teatros, brincadeiras, rodas cantadas, imitações, fantasias;
..desenvolver a relação espaço, tempo e lateralidade;
..estabelecer relação entre os objetos e seus usos;
..participar de atividades de movimento corporal (levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr, etc);
..participar de narrações de historias com gestos e mimicas, iniciando a dramatização;
..participar de brincadeiras diversas com corda elástica, bamboles, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas, etc;
..recriar os cantos de brinquedos e brincadeiras, estimulando a criatividade, o ludico  e o faz de conta;
..propiciar um ambiente onde as crianças possam desenvolver sua autonomia de forma saudável e feliz;
..desenvolver o gosto pela leitura e estimular a participação dos pais, através da sacola literaria;
..realizar atividades de artes plasticas experimentando diferentes materiais de pintura, colagem e papeis;

Conteudos
>>socio-afetivos
.integração
.socialização
.comunicação
.auto-estima
.autonomia
.identidade
.faz de conta

>.musica
.canções variadas;
.batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
.exploração, expressão de sons e silencio com a voz e materiais diversos;
.participação em situações que integram musica, movimento e cançao;
.perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais.

>>movimento
.equilibrio e coordenação
.arrastar-se
.engatinhar
.andar
.rolar
.correr
.saltar
.conhecer o proprio corpo
.expressão de sensações e ritmos corporais;
.exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
.exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
.abrir, fechar, empilhar, encaixar, etc;
.brincadeiras com bolas, bambolês, blocos, sucatas, etc.

>>artes visuais
.exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc;
.exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc.;
.observação e identificação de imagens diversas.

>>linguagem oral e escrita
.manuseio de diferentes tipos de portadores de textos;
.narração de historias;
.estimulação da fala.

>>natureza e sociedade
.conhecimento do corpo
.manuseio de sucatas

>>matemática
.conhecer e explorar formas geométricas
.tamanho
.noções espaciais.

Procedimentos / atividades


·                     Histórias narradas.
·                     Teatros de fantoches e dedoches.
·                     Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
·                     Brincadeiras com sucatas e instrumentos musicais de sucatas;
·                     Brincadeiras e jogos de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, chute, etc;
·                     Atividades e brincadeiras com caixas de papelão, bambolês, colchonetes, blocos, escorregador, rampa, obstáculos. (andar, correr, pular, subir, descer, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar);
·                     Cantos de brinquedos e brincadeiras (casinha, leitura, beleza, mercadinho, música);
·                     Cantinho de percepção visual (com tules coloridos, bambolê de fitas e CDs coloridos pendurados).
·                     Brincar com boneco de EVA articulado;
·                     Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
·                     CD de músicas de vários ritmos;
·                     DVD musical;
·                     Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
·                     Brinquedoteca, sala de leitura, pracinha e pátio;
·                     Atividades de desenho e pintura livre com tintas, pincel atômico, giz,etc.
·                     Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas;
·                     Modelagem de argila e massinha de modelar caseira;
·                     Brincar com fantasias;
·                     Atividades com as famílias: sacola literária;
·                     Saco surpresa;
·                     Técnica do espelho;
·                     Brincadeira do carinho.


**projeto inserido na Pasta Maternal em documento de word

BERÇÁRIO - modelo de sequencia didatica

Sugestão enviada pela professora Vera de Goiania:


Modelo de programação semanal para berçário
(a) Aprendizagem .Ativa (Exploração PSM/Vida prática)
(b) Linguagem
(c) Exp. e representação
(d) Raciocínio lógico e relação espacial

Segunda

(a) Folhear livros (capa dura/plástico ou pano) e revistas
(b) Ouvir pequenas histórias (livros e gravuras)
(b) Música com gestos
(b) Brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopéias
(c) Trabalhar com os sentidos: visão (esconder e encontrar objetos)
(c) Uso do espelho: ver a si e ao outro
(d) Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos

Terça

(a) Tinta caseira
(b) Cartões de linguagem
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Tato (textura, peso, temperatura)
(d) Trabalhar com semelhanças e diferenças
(d) Comparar objetos quanto a forma, tamanho e cor
(d) Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos)

Quarta

(a) Rasgar e amassar papéis (texturas variadas)
(b) Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares)
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Olfato
(c) Trabalhar partes do corpo
(d) Separar objetos em caixas/classificação (ajudar a arrumar)
(d) Realizar ativ. que explorem: perto/longe (c/ o corpo, gravuras, fotos)

Quinta

(a) Brincar com sucata
(b) História com fantoches
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Audição (sons produzidos com objetos e o corpo)
(d) Jogos de encaixe
(d) Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas
(d) Realizar ativ. que explorem: junto/separado (c/ o corpo, gravuras, fotos)

Sexta

(a) Massinha caseira
(b) Cartões de linguagem
(b) Fazer ruídos com a boca (beijo, som do índio, estalar língua...)
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: (paladar)
(c) Brincar de faz de conta: panelinha, carrinho, boneca, telefone...)
(d) Empilhar objetos (até 3 objetos)
(d) Realizar ativ. que explorem: por cima/por baixo (c/ o corpo, gravuras, fotos)

DISCO VIRTUAL - Maternal ao Quinto Ano

A procura pelos Discos Virtuais está sendo grande no entanto
muitas pessoas querem saber o que vão encontrar na pasta
antes de se decidir em adquirir ou não. Desta forma,  
estarei colocando nesta postagem durante o dia de hoje,
os índices de cada disco virtual.

Como as atividades estão todas em documentos de word
cada título explica o conteúdo.



Visualize cada índice clicando no botão download abaixo de cada título.

DISCO VIRTUAL MATERNAL - 500 atividades - 5 reais





DISCO VIRTUAL EDUCAÇÃO INFANTIL - 1000 atividades - 10 reais




DISCO VIRTUAL 1º e 2º ano - 1000 atividades - 10 reais




DISCO VIRTUAL 3º ano - 1000 atividades - 10 reais





DISCO VIRTUAL 4º ano - 1000 atividades - 10 reais


DISCO VIRTUAL 5º ano - 1000 atividades - 10 reais

BERÇÁRIO - massagem relaxante

Você vai precisar de:
.bexiga
.água

Indicada para crianças até dois anos de idade em salas de berçário e maternal.
A massagem com bexiga é indicada para:
.acalmar
.promover um sono tranquilo;
.desenvolver a consciência corporal;
.estimular o vinculo afetivo entre o professor e a criança.
Coloque um pouco de água em temperatura ambiente ou um pouco mais quente quando o dia estiver mais fresco. Não coloque muito para que a bexiga não fique muito pesada.

Passe a bexiga delicadamente pelo corpo da criança, em movimentos circulares por cerca de 10 minutos por criança,se ela estiver somente de fralda a atividade será melhor aproveitada. Não esqueça de preparar o ambiente deixando a luz mais baixa e caso tenha alguma musica suave também será interessante.

BERÇÁRIO - brincando de esconder

Você vai precisar de:
.um bambolê
.tiras de TNT, tule ou tecido de preferência bem coloridas.

Como vai fazer:
Amarre em volta do bambolê todas as tiras de modo que forme um tubo fechado, em formato de cabaninha.
Prenda o bambolê no teto da sala de modo que as tiras possam chegar até o chão.
O objetivo é que as crianças possam entrar por entre as tiras e se esconder para perceber a ausência temporária e compreender não somente o sentido de sumir e aparecer como também compreender que os pais se vão em determinado período e depois retornam.


EDUCAÇÃO INFANTIL - conhecendo o universo infantil

Compreender o universo infantil é essencial para intervir de forma positiva não somente dentro da escola mas fora dela.
Atividades com água são excelentes para crianças nervosas e benéficas para todas as crianças.
Desenvolver a capacidade de abstração e formação de ideias pode ser mais fácil utilizando brincadeiras de adivinhações.
O controle motor e o auto-dominio são necessários para a realização de atividades onde a concentração ou a coordenação motora serão exigidas e pode ser desenvolvido através de jogos de silencio e imobilidade.
Pincel ou brocha não devem ser utilizados apenas na delimitação de uma folha de papel. Deixe que as crianças brinquem de pintar as paredes, de limpar os azulejos do banheiro, assim elas vão aprendendo a manter esses espaços limpos.
A sensibilidade ecológica e o respeito à natureza devem ser trabalhados em todas as faixas etárias, mas entre os pequenos ensinar a plantar, a cuidar das plantas, regar o jardim são atividades excelentes para que desde cedo entendam o valor da natureza em suas vidas.
Colocar venda numa criança e pedir para que outra a guie até um determinado local é uma excelente atividade para afirmação da ajuda voluntária e amizade. Cria em ambos um inestimável senso de cooperação e ética solidária. Cria no condutor o senso de responsabilidade e respeito pelo outro. Cria no conduzido o senso de confiança no amigo, sensibilização às limitações alheias, além de aprender na prática sobre as dificuldades dos deficientes visuais.
Os jogos coletivos onde a criança seja peça atuante para o fiel desempenho da tarefa, acaba por criar em sua personalidade, um alto senso de responsabilidade social e autoconfiança.

Os jogos de adivinhação são excelentes como estímulos à criatividade e imaginação infantil. Além disso, trabalham de forma intensa o processo de coordenação e associação de ideias.

BERÇÁRIO - sugestões de atividades práticas

Muitos pais não possuem a compreensão da diversidade de atividades realizadas pelas professoras dentro de uma sala de berçário. Os bebês são estimulados em suas múltiplas inteligências e não passam horas no Centro de Educação Infantil apenas para serem cuidados por um adulto.
Seguem algumas sugestões de atividades, que na maioria das vezes já são realizadas pelas professoras, mas que muitas mães também poderiam realizar em suas casas com seus filhos ou em horas com o pequeno ou para aquelas que puderam se dedicar à maternidade e deixaram o trabalho fora do lar.
1. Manuseio de revistas e revistas infantis. Esta atividade simples formará bases para a construção da leitura. A criança com o passar do tempo conseguirá compreender que normalmente manuseamos uma revista com movimentos da direita para a esquerda na sucessão de páginas que passamos.
2. Contando histórias. Crianças são fascinadas por histórias e quanto mais ouvem a mesma sequencia de fatos mais atenção vai prestar ao que está ouvindo, antecipando-se mentalmente aos acontecimentos. O mesmo vale para poesias, músicas e parlendas.
3. Amassar, rasgar e embolar papéis de diferentes texturas. Atividade que desenvolve a coordenação motora do bebê.
4. Rabiscos com lápis colorido, giz de cera ou canetas também fazem parte das atividades que desenvolvem a coordenação motora.
5. Atividades com blocos ou caixas vazias para a criança empilhar.

São atividades simples, facilmente inseridas na rotina diária da criança porém com alto valor pedagógico.