Aguarde

Novos tempos pedem novas propostas e soluções.
Inclusão, currículos adaptados, atividades diferenciadas são a tônica do trabalho atual do professor que precisa atender individualmente todos os seus alunos.
E se você encontrasse numa só pesquisa, uma variedade de atividades sobre o mesmo tema, em diferentes níveis de aprofundamento?
Vem aí, os NOVOS DISCOS VIRTUAIS...
Aguarde!

PROJETO - valores

Projeto : Como a escola pode resgatar valores .
Duração: 1 mês.
Justificativa: A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no estatuto da criança e do adolescente.
A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.
Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.
Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:
·         COLABORAÇÃO – "QUER UMA MÃOZINHA"?
·         CONVIVÊNCIA _ " COM LICENÇA?"
·         ATENÇÃO _ " FALOU COMIGO?"
·         HONESTIDADE _ "NÃO FUI EU."
·         RESPEITO _ "E EU COM ISSO?"
·         NUTRIÇÃO _ "VERDURA? NÃO!"
·         RESPONSABILIDADE _ " DEIXA QUE EU FAÇO!"
·         GENEROSIDADE _ " É MEU, NÃO EMPRESTO!"

CONTEUDOS CONCEITUAIS
·         Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
·         Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
·         Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
·         fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
·         Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
·         mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
·         que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
·         que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso. 
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
o    Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
o    Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.
o    Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
o    Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
o    Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
o    Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
o    Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões. 
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
·         Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
·         Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.
·         Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
·         Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
·         Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
·         Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
·         Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
·         Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
·         Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.
·         Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.

ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.
·         Correspondência
·         Seqüência de figuras
·         Idéia de quantidade
·         Classificação
·         Dominó ( fotocopiar as figuras dos livros)
·         Bingo de palavras ou figuras.
·         Estatísticas ( resultados da pesquisa)

ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA:
ORAL:
·         Utilização adequada da linguagem oral.
·         Recontar estórias.
·         Relatar experiências vividas.
·         Crachá.
·         Explicação dos temas, questionamentos.
·         Conversas .
·         Criação de estórias.
·         Dramatizações.
·         Pesquisas.


ESCRITA:
·         Elaboração de textos espontâneos.
·         Aproximação da escrita.
·         Crachás.
·         Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.


ÁREA DAS ARTES VISUAIS
Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :
o    Modelagem.
o    Recorte e colagem.
o    Jogos.
o    Brincadeiras.
o    Rotina diária.
o    Cartazes.
ÁREA DO MOVIMENTO
·         Jogos.
·         Danças.
·         Brincadeiras
Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.

ÁREA MUSICAL. 
·         Músicas que possam se adequar aos temas.
P.S. Aceito sugestão de todas as professoras.
ÁREA DE NATUREZA
·         Mudança de hábitos.
·         Vídeos instrutivos.
·         Pesquisas .
·         Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).

ÁREA DE SOCIEDADE
·         Construção de regras.
·         Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)

ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA

·         Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades,,,
·         Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
·         Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.

EDUCAÇÃO INFANTIL - noções topológicas

DESENHOS PARA COLORIR - coelho de Páscoa

SAÚDE PUBLICA - conheça os sintomas da Dengue

Recebi por email e como nosso espaço tem uma enorme visitação diária, é importante compartilhar os conhecimentos:

GEOGRAFIA - o planisfério

Para que se possa ter uma visão geral de toda  a superfície da Terra, de uma só vez, é necessário utilizar um outro tipo de representação.
Observe:



Chamamos de planisfério ou mapa mundi a representação de toda a esfera (globo) em um plano.


Analisando:

.Que diferenças você observa entre o mapa mundi e o globo terrestre?


.Observando o mapa mundi, escreva em seu caderno o nome dos continentes e oceanos.

.Localize no mapa acima a Linha do Equador.

.Compare o mapa mundi com um globo terrestre. Que vantagens e desvantagens você pode observar na utilização desses instrumentos para representar a Terra?



PROJETO - animais

Trabalhando com projetos na Educação Infantil  

Trabalhar com projetos significa exatamente a possibilidade de articular, no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural das crianças, o desenvolvimento infantil e os interesses específicos que as crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade a que todos têm direito ao acesso. 

Os projetos imprimem, ainda, um clima de trabalho conjunto e de cooperação na medida em que os conhecimentos vão sendo coletivamente construídos, ao mesmo tempo em que são respeitados os interesses individuais e os ritmos diversificados das crianças. Eles dão um "colorido" no sentido de, envolver e motivar as crianças e famílias num tom de entusiasmo e descobertas à sala de aula e ao trabalho escolar em geral, e ao mesmo tempo favorecem o crescimento infantil e a construção de novos conhecimentos." ( Projeto Pedagógico de Educação Infantil Morada do Passalinho) 

O Projeto Animais do Grupo 2 surge do interesse que o grupo demonstrou sobre o assunto durante as aulas. Desde a escolha do nome da turma, passando pelos pedidos para trazer seus animais de estimação para o colégio até a observação curiosa do trajeto das formigas na praça. Neste projeto o foco será os animais de estimação e outros de escolha do grupo.  

Os objetivos do projeto contemplam todas as áreas de aprendizagem( cognitiva, emocional) e os eixos de trabalho que são: Identidade e autonomia, espiritualidade, natureza e sociedade,movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, e matemática. Dentre os objetivos propostos neste projeto ressalto:

  • Proporcionar o contato com pequenos animais despertando o gosto e estimulando a curiosidade;
  • Realizar observações a cerca de hábitos, alimentação, estrutura corporal de alguns animais; 
  • Levantar questões e hipóteses sobre o ambiente natural dos animais particularmente os observados e estudados; 
  • Estabelecer o contato com diferentes fontes de conhecimento científico envolvendo-se na busca de respostas para as questões colocadas pelo/para o grupo;
  • Relacionar conhecimentos anteriores com as novas experiências e informações reestruturando suas próprias idéias evoluindo na construção dos conceitos relacionados ao tema; 
  • Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular e etc, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras; 
  • Explorar diferentes posturas corporais; 
  • Interpretar músicas e canções diversas participar de situações que integrem músicas e movimentos corporais; 
  • Explorar e manipular materiais como lápis e pinceis de diferentes texturas e espessuras, tesoura, meios como argila, tinta, cola, massinha, variados suportes gráficos como papel, lixa, chão, madeira, etc; 
  • Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências; 
  • Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situação nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias, etc;
  • Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse; 
  • Utilizar a contagem oral, noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária; 
Algumas atividades a serem realizadas durante o projeto: 

  • Comparação dos animais trazidos pelos alunos quanto à estrutura corporal, habitat, alimentação, etc; 
  • Integração com as famílias pelo envio de materiais sobre o assunto; 
  • Construção de gráficos; 
  • o Exploração de histórias em livros e vídeo envolvendo animais;
  • Cantar e dramatizar cantigas envolvendo animais; 
  • Realizar jogos matemáticos de seriação, classificação, memória e bingo; 
  • Imitar os sons e a locomoção de animais; 
  • Montagem de um painel com gravuras de animais classificando os que nadam, voam, andam, rastejam; 
  • Trabalhar com músicas e poesias de Vinícius de Moraes A arca de Noé; 
  • Confeccionar dobraduras de animais; 
  • Modelagem com argila e massinha; 
  • Desenhos com diferentes materiais; 
  • Recorte e colagem; Entre muitas outras.
Busca-se assim, o encadeamento das atividades e o aprofundamento nos assuntos explorados a partir da observação das necessidades e possibilidades das crianças em termos de desenvolvimento e da continuidade do seu interesse nos projetos. O espaço pedagógico se constitui em parceria, professor e crianças, a partir de um processo de reflexão docente sobre o cotidiano e de replanejamento constante

Fonte/Autor

Aprendendo e Brincando