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Novos tempos pedem novas propostas e soluções.
Inclusão, currículos adaptados, atividades diferenciadas são a tônica do trabalho atual do professor que precisa atender individualmente todos os seus alunos.
E se você encontrasse numa só pesquisa, uma variedade de atividades sobre o mesmo tema, em diferentes níveis de aprofundamento?
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EDUCAÇÃO INFANTIL - meios de transporte


CIÊNCIAS - as estações do ano

CIÊNCIAS - as estações do ano


CIENCIAS - projeto Água


Projeto/água

Título: Trocando e-mails sobre as águas do Brasil

Conteúdo

Conteúdo:Produção e compreensão textual


Assunto

Assunto: As águas da sua região

 ie

Série: 3ª série e 4ª séries, segundo ciclo
empo necessário

Tempo necessário: Entre 7 e 8 aulas. É sempre bom planejar um tempo maior para o trabalho inicial de digitação do texto, já que as crianças ainda não estão totalmente familiarizadas com o teclado e com esta transposição.

Introduç
Introdução: Trabalhar os diferentes usos e formas de registro escrito é muito importante para que o aluno consiga se apropriar da linguagem e fazer uso dela de maneira adequada e contextualizada. A produção de textos utilizando e-mails e informações de sites é um desafio para que você desenvolva as competências para a escrita e a leitura convencionais, que possibilitem ao aluno tornar-se usuário ativo e crítico dos recursos da informática.
bjetivos

Objetivos: Utilizar Internet como meio de comunicação e expressão de idéias;

 Construir textos a partir de proposta de interação com as informações disponíveis no site www.brasildasaguas.com.br;

Familiarizar-se com a escrita digital elaborando questões sobre os assuntos do site e organizando textos;

 Realizar auto-correção do texto produzido, com intervenções planejadas pelo professor;

 Elaborar a reescrita do texto;

 Respeitar as diversas opiniões e socializar o trabalho.



Recursos didáticos:

• Folhas pautadas;

 • Cartolina ou papel kraft;

 • Mensagens de e-mail já impressas;

 • Dicionário de português e inglês;

 • Computadores conectados à Internet.

Desenvolvimento da atividade/ procedimentos

Desenvolvimento da atividade/procedimentos:


PARTE 1 – APRESENTANDO A ATIVIDADE

      Divida a classe em duplas e registre no quadro as atividades que serão realizadas passo a passo;
— Apresente aos alunos a função e as características do texto que produzirão. Para isso, você pode levar impressas algumas mensagens que costumamos veicular via e-mail e distribuir para que os alunos possam levantar as características deste tipo de texto.

      — Registre numa cartolina ou papel kraft os aspectos levantados e deixe a lista afixada na sala no decorrer do trabalho.

      — Coloque na lousa o nome do site (www.brasildasaguas.com.br) e faça um esquema da página de abertura para que os alunos possam identificar a localização do comando para produção de mensagens pela internet. Explique como estão organizadas as informações na janela de e-mails. Permita que seus alunos perguntem sobre a forma de apresentação da página.



PARTE 2 – PRODUZINDO TEXTOS SOBRE NOSSAS ÁGUAS

      Escreva na lousa e leia a pergunta que está colocada no site, na seção "Salvem Nossas Águas": "Como está a qualidade da água no rio que passa por sua cidade? No lago ou no igarapé perto da sua casa?"

      — Antes da dupla produzir o texto, seria interessante retomar as discussões realizadas anteriormente, para que os alunos tenham por onde começar a escrita; é possível, ainda, encaminhar uma questão: O que vocês gostariam de contar aos pesquisadores do Brasil das Águas, sobre as águas de nossa cidade?

      — Deixe que, para escrever, as duplas se organizem como quiserem, e fique atento observando os procedimentos adotados.



PARTE 2 – AUTO – CORREÇÃO DO TEXTO

Esta etapa será realizada no computador.

      Peça à turma que visite o site www.brasildasaguas.com.br e acesse a seção “Salvem Nossas Águas”. É interessante dar um tempo aos alunos para que leiam as mensagens já enviadas por outras pessoas e percebam como ficará o texto quando publicado;

      — Com o pré-texto em mãos, os alunos digitarão o texto que produziram, no computador sem nenhuma intervenção sua. De preferência, oriente para que dividam a digitação. Dessa forma, todos poderão manipular o teclado;

      — Peça que releiam o texto e que grifem, no pré-texto feito à mão, as palavras escritas incorretamente. Para isso, podem recorrer aos colegas e ao dicionário. Solicite que corrijam o texto na tela do computador; Envie as mensagens após essa primeira correção.

      — Na sala de aula, solicite que procurem retomar os erros nas palavras indicadas na releitura da mensagem. É possível também listar e afixar as palavras que apresentam maior dificuldade para o grupo;

      — As correções deverão ser registradas no final da mesma folha em que escreveram o texto;
— Peça para que algumas duplas leiam sua produção para o grupo.

      Possivelmente serão observados erros de concordância. Nesse momento, aponte, no trabalho de cada dupla, aspectos que precisam ser reconsiderados numa reescrita final e nas próximas mensagens. As mensagens devem ser enviadas após a sua revisão.

      — Depois do trabalho com a arquitetura do texto converse com seus alunos sobre os conteúdos. O que eles contaram e perguntaram aos pesquisadores do site?



PARTE 3 – REESCRITA DE TEXTO

Dependendo da turma, você pode redigir as mensagens no processador de texto Word, efetuar o trabalho de correção e somente depois enviar as mensagens. Fale sobre a importância de escrever de acordo com a norma padrão, para que sejamos entendidos pelos leitores.

      Explique aos alunos que o programa Word conta com um corretor automático de texto, que sublinha em vermelho as palavras grafadas incorretamente.

      — Explique que esse corretor ortográfico tem limitações e serve apenas para tratar da grafia das palavras e não da concordância. Retome o texto digitado e, numa folha limpa, oriente os alunos para a elaboração da reescrita;

      — Novamente no computador, os alunos farão as correções necessárias no texto já salvo, com base na versão final produzida após a reescrita; Com a mensagem pronta, acessarão o site e enviarão seu recado.

Avaliação

Avaliação: A avaliação poderá ser feita pela observação dos alunos no decorrer da atividade, atentando principalmente se as hipóteses colocadas pelos alunos foram superadas ou não no desenvolvimento do trabalho, sobretudo em relação à estrutura e à forma do texto. Além disso, cabe observar a organização e a dinâmica das duplas, se há respeito às diferentes opiniões e se todos efetivamente participaram da construção, quer seja manifestando suas idéias, quer seja efetuando a escrita no papel ou digital. Avalie com os alunos, questione o que sentiram ao escrever um texto que tem uma função e que será lido por muitas pessoas.

Aprofundamento do conteúdo



ALFABTIZAÇÃO - letra V

ALFABETIZÃÇÃO - complete com M ou N


ALFABETIZAÇÃO - forme palavras unindo as silabas


PROJETO QUINTO ANO (47) -A sala de aula


Após a realização da colagem os alunos realizarão a analise dos seus desenhos na procura de ângulos:



Retos



Agudos



Obtusos



Voltando ao quadrado do Tangram, cada parte corresponde a ½ do todo.

Pense e resolva:

1 dividido por 2 = ½



½ + ½= 2/2 = 1 inteiro



2 x ½ = 1



4º Pegamos um dos triângulos do quadrado e dividimos em dois.

Quantos desses triângulos são necessários para formar o quadrado inicial.



Cada um desses triângulos é ¼ do todo.



Pense e responda:



½ dividido por 2 = ¼



4 x ¼ = 4/4 = 1



Após aprendizagem de calculo de MMC compreenderão melhor essas explicações práticas.

Conclui-se na prática que ½ e ¼ são frações equivalentes.

EDUCAÇÃO INFANTIL - jogo da memória numeros


EDUCAÇÃO INFANTIL -jogo da memoria

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No documento para impressão ele já está em configuração preto e branco!
Imprime perfeitamente embora apareça que não pela retirada da cor.
pode fazer o teste!

ALFABETIZAÇÃO - o alfabeto para recorte


RECREAÇÃO - jogos e brincadeiras


TROMBA DO ELEFANTE

O professor prende no quadro, com fita adesiva, o desenho de um elefante, sem a tromba. Então, o professor escolhe um aluno para iniciar a brincadeira.

Chegando a frente, coloca-lhe uma venda nos olhos e entrega-lhe o desenho da tromba do elefante, com fita adesiva no verso, pedindo a esse aluno que tente colocar a tromba no lugar certo.

Ao sinal de início, o aluno, com os olhos vendados, dirige-se ao quadro para tentar colocar a tromba no elefante. A brincadeira continua, com cada aluno tentando colocar a tromba no lugar certo.

Será vitorioso, o aluno que conseguir pregar a tromba no lugar, ou mais próximo dele.



BAMBOLÊ

            Em um espaço amplo, distribuir bambolês às crianças para que possam experimentar diferentes maneiras de girá-los pelo corpo sem derrubá-los.



EMPINAR PIPAS

            Este é um brinquedo originário da China, confeccionado com papel de seda colorido. As crianças poderão confeccionar suas pipas na escola ou trazê-las já prontas.

            Empiná-las em um ambiente amplo e sem fios de alta tensão ou árvores por perto, realizando movimentos de puxar ou soltar a linha, conforme a intensidade do vento.



CINCO MARIAS

            O jogador terá cinco saquinhos pequenos feitos de pano e cheios de areia. Ele deverá pegar quatro saquinhos e jogá-los no chão ficando com apenas um na mão. Este que estará em sua mão, deverá ser jogado para cima e, enquanto estiver no ar, deverá pegar rapidamente um daqueles que está no chão. Na próxima jogada, a criança deverá jogar um saquinho para cima e tentar pegar dois do chão de uma só vez, continua assim até o último saquinho.





ROUBA MALHA

            A professora divide os alunos em grupos e marca na mão de cada criança do grupo uma cor. Após isso, divide os alunos em duas equipes que estarão posicionadas uma de cada lado. Entre as duas equipes estará, no chão, um paninho (a malha). Ao ouvirem o comando do professor, que falará o nome de uma cor, as crianças que estiver com a cor falada pelo professor marcada em suas mãos correm para tentar “roubar” a malha. Ganha a equipe que pegar mais vezes a malha do chão.



ACORDA URSO

            Uma criança do grupo é escolhida para ser o “urso” que estará dormindo dentro de um grande círculo desenhado no chão. As outras crianças deverão se aproximar do urso bem devagarzinho e gritar: Acorda urso!!!Quando estiverem em sua frente. Nesse momento, o urso levanta-se e corre atrás das outras crianças. Quem for pego, também vira urso.

RECREAÇÃO - jogo dos sete erros

ALFABETIZAÇÃO - caminho das vogais

DESENHOS PARA COLORIR - o pintor e a casa