ORGANIZAÇÃO DO BLOG

Foi iniciada hoje uma operação de organização do blog. Materiais serão separados, postagens sem link válido serão corrigidas e por isso algumas coisas serão postadas novamente e estarão no inicio do blog com marcação temática para facilitar a busca.
A localização das atividades serão mostradas em video no interior da postagem para facilitar seu acesso e consulta.
E você que ainda não viu vantagem em adquirir o acesso, vai ter a oportunidade de ver mais de perto quanto tempo perdeu buscando materiais por aí que estavam formatados e prontinhos para impressão em nossos discos virtuais.
Mas um ano está indo embora, um ano onde o carinho
e a amizade estiveram sempre ...
presentes e agora,
o que podemos desejar para o próximo ano?

Que as verdadeiras amizades continuem eternas e tenham
sempre aquele espaço especial em nossos corações que
as lágrimas mesmo que poucas sejam compartilhadas,
que as alegrias estejam sempre presentes e sejam
comemoradas por todos.

Que a inocência de nossas crianças e a sabedoria
dos nosso velhos sejam pelo menos respeitadas,
que o carinho esteja presente em um simples Olá ,
ou em qualquer outra frase mesma que dita brevemente.

Que os corações estejam sempre abertos para novas amizades,
novos amores e novas conquistas. Que Deus esteja sempre
com sua mão estendida apontando os seus caminhos.

Que os sentimentos pequenos sejam banidos de vez de nossas vidas,
que aquele que necessite de ajuda encontre em nós sempre
o conforto e a palavra amiga.

Que a verdade sempre esteja acima de tudo
que o perdão e a compreensão superem as mágoas e as desavenças,
que tudo o que sonhamos seja transformada em realidade.

Que o amor pelo próximo seja a nossa meta absoluta
e que nossa longa jornada nós próximos 365 dias seja repleta de
otimismo e esperança, força de vontade e poder realizar.

É o meu mais sincero desejo. 
Próspero Ano Novo com muito Carinho.

MÃES & FILHOS - Há uma idade certa para começar a falar

Ninguém nasce falando. A aquisição da fala segue várias etapas, porém pode apresentar ritmos de progressão variáveis, ou seja, para cada idade cronológica esperamos certo desenvolvimento. No entanto, algumas interferências podem atrasar esse processo, como fatores orgânicos ou psicológicos. No Dia do Fonoaudiólogo, 9 de dezembro, vale destacar que dificilmente encontramos uma criança igual a outra (inclusive irmãos). Cada uma tem seu tempo e desenvolvimento próprio.
De acordo com um processo adequado de desenvolvimento da fala, a criança pode iniciar as primeiras palavrinhas com nove meses ou um ano e meio. E com aproximadamente dois anos o seu vocabulário se expande diariamente em até 200 a 300 palavras. A aprendizagem de todos os sons da língua pode levar, normalmente, de quatro a cinco anos, sendo o fonema "r", como na palavra "barata", um dos mais difíceis de serem aprendidos, principalmente quando está no que chamamos de grupos consonantais(pra, bra, tra, etc). Os sons são aprendidos progressivamente, por isso para afirmar que uma criança apresenta problemas de fala é necessário avaliar se essa dificuldade é ou não esperada para sua idade.



É muito importante termos em mente que este processo de desenvolvimento acontece mediante as interferências que o meio e as pessoas que estão nele exercem sobre esta criança. Desde a barriga da mãe, o bebê já tem condições de ouvir. Ao falar com o bebê durante a gestação, os pais estarão estimulando o desenvolvimento da fala. Também é preciso ter atenção quanto a proteção em excesso, que pode atrapalhar. A criança precisa sentir a necessidade de falar. É um processo novo e difícil para ela, mas se esta aponta e tem o que quer na mão, sempre usará esta atitude e não será forçada a falar.

Fatores psicológicos e orgânicos

Fatores psicológicos podem atrasar a fala ou até mesmo fazer com que esta regrida, como, por exemplo, a chegada de um irmãozinho ou a separação dos pais. Nestes casos, procure sempre deixar seu filho seguro do amor que os pais têm por ele.
Podemos também citar alguns fatores orgânicos como causa do atraso da fala, tais como: perdas auditivas congênitas, perdas auditivas pós-natais, otites de repetição, alterações neurológicas, fissuras (lábio leporino), entre outras. Nestes casos, conversas com o pediatra e outros profissionais devem ser realizadas para que a conduta e estimulação dessa criança sejam orientadas o mais precocemente possível.

O mais importante é perceber que não há uma fórmula generalizada que sirva para todas as crianças. O que é bom para algumas pode ser completamente ineficaz para outras. Em caso de dúvidas quanto ao desenvolvimento de fala de seu filho, procure um fonoaudiólogo para uma avaliação.

Alguns sinais ou comportamentos que podem sinalizar o atraso de fala e indicação de uma avaliação fonoaudiológica



Entre 12 e 18 meses
A criança não produz nenhuma consoante ou ruídos;
  • A criança não produz nenhum som vocálico mais longo;
  • A criança não junta palavras e consoantes como "mama","bababa";
  • A criança não entende palavras comuns nem comandos simples;

Entre 24 meses e 32 meses
Não há palavras reconhecíveis;
  • Não combina duas palavras (por exemplo "mamãe dá");
  • Dificuldade em indicar alguns objetos ou indivíduos conhecidos;
  • Criança leva muito tempo para entender o que foi dito.

Com 3 anos

Não há frases de três ou mais palavras;
  • A primeira consoante da palavra é omitida;
  • Fala de difícil entendimento (aos 3 anos 75% da fala deve ser compreendida);
  • Troca ou omite sons na fala ( principalmente os fonemas /m/, /n/, /p/, /b/,/t/, /d/, /f/, /v/ /k/,/g/)

Com 4 anos em diante

  • Frases confusas ou inversão das palavras na frase ("ir para casa" torna-se "para casa ir")
  • Não pronuncia o /r/ brando, sozinho ou em grupo
  • A criança não percebe seus erros na fala;
  • Poucas combinações ou grupos consonantais são usados. Por exemplo: /bl/,/fl/,/cl/;
  • Gagueira persistente

PROJETO QUINTO ANO (45) - A sala de aula


 Considere o triangulo abaixo:
.Calcule:
Perímetro e área:

.classificação: quanto aos ângulos:
.retângulo: possui um ângulo reto.
.Ocutângulo: possui todos os ângulos agudos.
.Obtusângulo: possui um ângulo obtuso.


Procure no dicionário:
Obtuso:diz-se do ângulo que é maior que o reto.

PROJETO QUINTO ANO (44) - A sala de aula

Registre através de figuras geométricas 3 objetos da sala:

Porta                          tomada                                  janela


.Vamos montar o tangram?

1º pegue uma folha de forma retangular:

Cada triangulo é ½ do todo.
Classificação dos triângulos:
.quanto aos lados:
Equilátero: possui todos os lados da mesma medida.
Isósceles: possui pelo menos dois lados da mesma medida. Todo triangulo equilátero é também isósceles.
Escaleno: possui todos os lados de medidas diferentes.

Os triângulos que nós formamos são...........

.Meça o seu quadrado e calcule:
Perímetro e área:

.Meça o seu triangulo e calcule:

Perímetro e área:

Agora que você já sabe responda:
.Como se calcula a área do triangulo:
Dividindo a área do quadrado por dois.

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PROJETO QUINTO ANO (43) - A sala de aula


O texto pode ser lido ou reproduzido para os alunos como registro e estudo posterior em questões de interpretação textual, gramática e ortografia.

Tangram

            Diz uma lenda que, na antiga China, um rapaz resolveu viajar mundo afora e foi se despedir de seu velho mestre.

            Este lhe deu um simples ladrilho quadrado dizendo:

            -Vá e use-o para registrar tudo o que valer a pena.

            O rapaz se foi, mas não tinha ideia de como atender o pedido do mestre. Para piorar o ladrilho caiu e se quebrou aparecendo sete figuras geométricas.

            Essas peças formam o jogo do Tangram.



Pense e responda:

.Pinte no mapa a localização da China em vermelho e a localização de nosso país em verde:
.O que significa registrar tudo o vale a pena?
Significa registrar as coisas importantes.

.Como as pessoas registram os fatos?
Através de desenhos e de escritas.

.O que é lenda? Pesquise no dicionário:

.Retire do texto 3 palavras dissílabas:

.Na frase:
“-Vá e use-o para registrar tudo o que valer a pena.”
À que a palavra destacada está se referindo?

.Os números servem para registrar fatos? Como?
Sim, datas importantes, valores em dinheiro, preços.

SOLIDARIEDADE-Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios, ainda está aberta.
Divulgue aos seus contatos e colabore para um Natal mais feliz de crianças carentes.
Todo o cronograma e como apadrinhar as cartinhas através do link:
http://www.correios.com.br/papainoelcorreios2011/index.cfm