PROJETO QUINTO ANO (33) - A sala de aula


.Pagando com uma nota de 50 reais, quanto sobraria de troco?





R.: Sobraria ........



Antes da resolução da próxima atividade, ela foi resolvida na prática com as garrafas colocadas em cima das carteiras, e as frações foram formadas com barbante, os conhecimentos prévios aqui exigidos são sobre frações de quantidade. Caso não esteja realizando campanha de arrecadação de garrafas, acumule quantidades suficientes para que pelo menos, divididos em equipes, as crianças possam realizar na prática essas atividades.



.Se em uma carteira cabem 24 garrafas, cobrem:



½ carteira:...................



1/3 da carteira:..........................



2/3 da carteira:................................



¼ da carteira;............................



2/4 da carteira:.....................



¾ da carteira:............................



1/8 da carteira:..............................



3/8 da carteira:................................



4/8 da carteira:...............................



1/10 da carteira:.............................



6/10 da carteira:...............................



2/12 da carteira:.................................



6/12 da carteira:............................
*atividade complementar de coleção pedagógica

PROJETO QUINTO ANO (32) - A sala de aula


.Se cada quilo de plástico custa R$0,30 centavos. Quantos reais nós já acumulamos?



R.:Já acumulamos.........



.Em cima de uma carteira cabem .......garrafas. Quantas garrafas são necessárias para cobrir 8 carteiras?

R.: São necessárias .....garrafas.



.A garrafa normal que nós estamos juntando cabe 2 litros de refrigerante. Se ela viesse cheia para a escola e cada aluno tomasse 0,3 l (ou 300 ml), quantos alunos poderiam tomar o conteúdo de cada garrafa?


R.: Poderia tomar ......alunos.



*adapte de acordo com a quantidade de alunos de sua turma.

Caso esteja realizando campanha de arrecadação de outros materiais, poderá também elaborar outras situações problemas envolvendo os dados.

.E quantos litros de refrigerante seriam necessários para os vinte alunos de nossa sala?



R.: Seriam necessários ..... litros



.Se cada garrafa custa R$3,58 centavos, quanto gastaríamos em dinheiro para essa rodada de refrigerante?





R.: Gastaríamos ..........

PROJETO QUINTO ANO (31) - A sala de aula


Vamos ladrilhar:

Essas atividades devem ser realizadas em caderno ou folha quadriculada.

Delimite as margens de 10 x 10 quadrinhos.

Ladrilhe os quadrados abaixo:

1 x 1


5 x 5
3 x 2

A pintura pode ser feita com lápis colorido ou canetinha.
*as situações problemas abaixo foram formuladas em análise às garrafas PETI que estavam sendo recolhidas pelos alunos, de forma a representar situações matemáticas reais.
A primeira delas trata-se de um conceito de divisibilidade. Trabalhe primeiro este conteúdo para depois apresentar esta situação problema.
Há na sala de aula 465 garrafas. A professora quer separá-las em sacos com quantidades iguais. Diga se ela poderá colocar as garrafas em:
2 sacos:..........................
3 sacos:..........................
4 sacos:.........................
5 sacos:.........................
10 sacos:.......................
1000 sacos:...................

.As garrafas recolhidas serão vendidas por quilo. Suponhamos que para formar um quilo sejam necessárias 20 garrafas. Quantos quilos de garrafas nós já temos?
R: Nós já temos .......quilos de garrafas.

PROJETO QUINTO ANO (30) - A sala de aula


*texto para caderno dos alunos. Reprodução ou cópia.

Matéria- prima

            Todos os produtos que consumimos direta ou indiretamente vem da natureza, do campo.

            Este produto inicial que dá origem à outros recebe o nome de matéria-prima.

            Por exemplo, o tomate é matéria-prima na fabricação do catchup, da massa de tomate, da polpa e do molho de tomate. Atualmente também fabrica-se suco de tomate!

            Do trigo fazemos pão, tortas, bolo, bolachas e outras coisas.

            Do leite fazemos iogurte, queijos.

            A extração indiscriminada de matéria-prima do meio ambiente está levando muitas espécies animais e vegetais à extinção.

            A reciclagem do papel por exemplo, garante a preservação de muitas árvores.
            E você já sabe o quanto as árvores são importantes em nossa vida não é?
Escreva a matéria-prima dos produtos abaixo:
Carteira...................................................
Cortina....................................................
Armário...................................................
Porta........................................................
Janela.....................................................
Caderno...................................................
Lápis..........................................................
Livro...........................................................
Borracha....................................................
Apontador....................................................
Camiseta......................................................
Piso...............................................................

Escreva o que se pode fazer com:
Madeira:................................................................................................................................................................................................................................................

Plástico:................................................................................................................................................................................................................................................

Carne de boi:.........................................................................................................
..............................................................................................................................

Porco:....................................................................................................................

            No dia.................................................iniciou-se a Campanha de Arrecadação de garrafas descartáveis pelos alunos.
            O objetivo maior da campanha é limpar o bairro e a praia de nosso bairro. As garrafas no entanto, serão vendidas e o dinheiro será em beneficio da viagem de final de ano dos alunos.
            Combinamos que cada um contribuiria com cinco garrafas por semana  (ou, uma por dia).
            A maioria está cumprindo com o combinado.
            Você pode também realizar essa campanha de arrecadação de garrafas com seus alunos, conscientizando-os sobre a necessidade da reciclagem.
            De acordo com o ambiente disponível para armazenagem você pode realizar uma campanha maior, incluindo outros itens para coleta, principalmente vidros, latas de alumínio ou papeis secos.

PROJETO QUINTO ANO (29) - A sala de aula


ATIVIDADE PRÁTICA
Participe também da campanha de arrecadação de garrafas descartáveis de refrigerante. A natureza do nosso bairro certamente irá agradecer o seu empenho e colaboração.

Pesquisa: procure livros que falem sobre a reciclagem e escreva o texto que encontrar em seu caderno.
Orientação para a professora:
Para a realização desta pesquisa, caso haja biblioteca em sua escola, programe um horário para que as crianças possam procurar os livros e encontrar o assunto. Normalmente os livros didáticos de Ciências sempre falam alguma coisa sobre. Aproveite para ensinar às crianças a observar o índice dos livros e a utilidade dele para saber a página exata em que o conteúdo que se procura está localizado.

DISCUSSAO - melhorar a qualidade! Eu apoio!

Amanhã comemoramos o Dia do Professor!
Mas o que comemorar enquanto sociedade e governo
pretendem aumentar nossa jornada e jogam em nossas costas
a conta do fracasso de estudantes relapsos, que além
de não demonstrar por nós nenhum respeito, não
cumprem seus deveres enquanto alunos?
Nosso abaixo-assinado está tomando vulto, e com
a graça de Deus, a cada dia novas pessoas se unirão
à nossa voz na luta por essa indecência proposta pelo governo.
Porém, além de mostrarmos nossa indignação e gritarmos
que este não é o caminho, precisamos também contribuir
com sugestões.
Este tópico está sendo criado para debatermos o seguinte assunto:
"Melhorar a qualidade do ensino!Eu apoio!"
As respostas podem ser dadas de forma anônima ou utilizando apenas o primeiro nome e o que queremos,é ouvir a sua voz! É só clicar no botão comentarios logo abaixo dessa postagem e escrever.
O que você, enquanto professor ou professora que está dentro de sala de aula, todos os dias cumprindo a sua parte, acredita que deva ser feito em busca da qualidade na educação.
Vamos contribuir com sugestões!!!!

FELIZ DIA DO PROFESSOR
que deveria ser todos os dias!!!!

PROJETO QUINTO ANO (29) - A sala de aula


O Tratamento do Lixo no Brasil

O planeta em que vivemos precisa de cuidados para que possamos continuar vivendo nele. E um desses cuidados é o tratamento do lixo.

            A solução para enfrentar esse problema é a utilização de vários processos, que vão desde o controle da sua produção até seu tratamento.



Depósito a céu aberto
76%
Incineração
0,1%
Usina de compostagem
0,9%
Aterro sanitário
10%
Aterro controlado
13%



01 Observando o gráfico, complete as questões a seguir.

a) A porcentagem de lixo tratada por meio de incineração corresponde a __________.

b) A maior parte do lixo, __________ ou __________, não recebe nenhum tipo de tratamento, isto é, são depositados a céu aberto.

c) 13/100 do lixo são tratados em _______________________________.

d) cada 10 toneladas de lixo, _______ são tratados em ___________________________.



02 Pinte, nos desenhos a seguir, a parte que corresponde a:

O Tratamento do Lixo no Brasil

O planeta em que vivemos precisa de cuidados para que possamos continuar vivendo nele. E um desses cuidados é o tratamento do lixo.

            A solução para enfrentar esse problema é a utilização de vários processos, que vão desde o controle da sua produção até seu tratamento.



Depósito a céu aberto
76%
Incineração
0,1%
Usina de compostagem
0,9%
Aterro sanitário
10%
Aterro controlado
13%



01 Observando o gráfico, complete as questões a seguir.

a) A porcentagem de lixo tratada por meio de incineração corresponde a __________.

b) A maior parte do lixo, __________ ou __________, não recebe nenhum tipo de tratamento, isto é, são depositados a céu aberto.

c) 13/100 do lixo são tratados em _______________________________.

d) cada 10 toneladas de lixo, _______ são tratados em ___________________________.



02 Pinte, nos desenhos a seguir, a parte que corresponde a:
03 Quantas vezes 50/100, ou 50% cabem em 100/100 ou 100%



Pinte a figura abaixo 50/100 verde e 50/100 vermelho

04 Use a calculadora para encontrar as porcentagens indicadas. Indique as teclas que você digitou para fazer esse cálculo.
15% de R$ 100,00

25% de R$ 50,00

PROJETO QUINTO ANO (28) - A sala de aula


Reciclagem do lixo

            Reciclar é um ato ecológico que protege o meio ambiente da poluição causada pelo lixo.

            Alguns materiais levam dezenas de anos, às vezes centenas, para serem deteriorados e absorvidos pelo ambiente, outros nunca são e por isso é importante reaproveita-los.

            A maioria do lixo pode ser reaproveitado e com isso ganham  as empresas, a reciclagem gera empregos e o meio ambiente ganha muito mais, pois livra-se da poluição e se torna muito mais bonito e agradável.

            À medida que a população das cidades vai aumentando, aumenta também a quantidade de lixo produzido, o que torna a reciclagem um ato de cidadania e de amor ao nosso meio ambiente, ao nosso planeta Terra, nossa casa!
Pense e responda:
.Que material usado em nossa sala de aula pode ser reciclado?
.Que outros materiais podem ser reciclados?
.Você conhece em nosso município algum projeto em relação à reciclagem? Qual?
.Pinte no texto os artigos.
.Escreva do texto 4 verbos:
.Classifique as palavras abaixo como (S) substantivos ou (V) verbos:
(           ) poluição
(           ) torna
(           ) protege
(           ) ganham
(           ) lixo
(           ) ambiente
(           ) empresas
(           ) são
.Classifique as palavras abaixo quanto à tonicidade:
Natureza..................................................
Reciclagem..............................................
Bonito.......................................................
Lixo..........................................................
Poluição..................................................
.Marque (x) nos materiais recicláveis:
(           ) latas de refrigerantes
(           ) folha de caderno
(           ) papelão
(           ) garrafa PETI
(           ) biscoito
(           ) vidro de maionese
(           ) batata frita
(           ) papel de bala
(           ) pilha
(           ) agulhas e seringas

PROJETO QUINTO ANO (27) - A sala de aula

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE COLEÇÕES PEDAGOGICAS

De acordo com as medições já realizadas, complete as tabelas abaixo e calcule os perímetros e áreas correspondentes:


Carteira:
Perímetro:
Área:

Armário:
Perímetro:

Área:




Mesa da professora:
Perímetro:
Área:

Encosto da cadeira:
Perímetro:
Área:


Porta:
Perímetro:
Área:

Janelas:
Perímetro:
Área:

Vidro:
Perímetro:
Área:

Estante:
Perímetro:
Área:

Sala:
Perímetro:
Área:

Aproveite este momento do projeto para se aprofundar nas questões relacionadas à perímetro e área. Tanto oferecendo materiais teóricos para os alunos sobre esses dois conteúdos programáticos, como propondo outros exercícios e atividades.