Assim como a Matemática, a Alfabetização é uma ciência exata, porém
nem sempre ela é tratada dessa forma pelos professores alfabetizadores
que ao invés de ensinar, confundem a cabeça das crianças!
Essa afirmativa parece absurda mas é real: basta observar a quantidade
de crianças chegando ao terceiro ano sem entender a "lógica" da alfabetização
e não conseguindo realizar a decodificação de um simples "B com A".
Consideremos que claro, existem crianças com déficit de aprendizagem
e que realmente, precisarão de metodologias diferenciadas para aprender
mas as taxas de analfabetismo e defasagem aluno/série, estão aí para mostrar
que responsabilidades à parte, há falhas no processo de ambos os lados: tanto no que tange aos alunos quanto no que tange aos professores.
Há professores que alfabetizam da seguinte forma:
a.Ensinam todas as letrinhas do alfabeto
b.Ensinam todas as combinações de silabas do alfabeto
c.esperam que dentro da cabeça da criança haja um "plim"
e ela saia lendo tudo
Obs> a criança que ainda não está lendo é porque não atingiu o grau
de "maturidade" necessário!
Não tenho nada contra esse método, porém observe que ele baseia-se
unica e exclusivamente na decoreba: o aluno que não associa letra
e som não vai ler!
Justifica-se o fracasso pelo grau de imaturidade da criança porém
qual a idade ideal para a fixação letra/som?
Uma criança de 2 anos já pode aprender os nomes das letras,
mesmo não possuindo a maturidade para ler, de forma que se aos
2 anos ela em desenvolvimento normal é capaz de "gravar" o som
das letras (olhar uma letra C e dizer seu nome), é inconcebível que aos
7 anos (5 anos depois), ela não consiga ler! A menos que não compreenda
a lógica que existe por trás da leitura!!!!
É essa lógica que muitas vezes a professora espera que o aluno entenda
mas não se preocupa em dizer, em explicar!!!!!
Critica-se o metodo tradicional de alfabetização, onde se ensina:
>>vogais
>>junções de vogais
>>consoante vogal uma a uma
no entanto, este processo segue uma lógica, ao qual o aluno vai se
familiarizando e aprendendo de forma mais facil.
Critica-se o metodo fônico, no entanto, este mostra claramente
o porque de um B + A ser BA e não BI.
A maioria das crianças, adentram a escola sem conhecimentos prévios
e já com o estigma que a leitura é algo dificil e por isso é tarefa
do professor, "facilitar" o processo, estimular os alunos a avançarem
degrau a degrau, parabenizar conquistas e nao deixar conceitos
subentendidos.
Exemplos práticos:
Ensino de junções de vogais.
Quando a criança conhece a vogal ela será capaz de ler
pequenas palavras chamadas junções de vogais.
As mais comuns são:
AI - EI - OI - UI - IA - UI - EU
Vamos iniciar com uma:
AI
Em primeiro lugar o professor deve mostrar o sentido da leitura
que primeiro se fala o A e depois o I.
O sentido da leitura é um conhecimento muito importante
que normalmente fica subentendido.
Em segundo lugar saliente até a criança entender que está escrito
aquilo que ela fala.
É muito comum crianças decodificarem AI e dizerem estar escrito
qualquer outra coisa que não AI, porque na cabecinha delas
não houve a compreensao dessa logica simples: se eu falo AI
está escrito AI.
Quando perguntar à criança e ela não responder adequadamente
repita esse conceito até ela entender o que ele significa,peça à ela
para prestar atenção no que ela está falando.Para falar novamente
e ouvir o que está falando até que ela compreenda que o que ela dizer
em voz alta, é o que está escrito.
Esse é o "plim" da leitura só que ao invés de esperar que a criança
adquira esse "plim" como mágica, é mais facil ensina-lo!
Vamos exemplificar a familia silábica do B.
Saliente o som do B sozinho!
Explique que falamos BO (estique o som do O >> Booooooo)
porque o B está com o O. Se estivesse com o A seria Baaaaaa
a mesma coisa com as demais vogais. Esse explicar simples
é a logica da leitura! A criança não tem que "decorar" Ba,be,bi,bo,bu
ela tem que entender que ba é ba porque está com a e bu é bu
porque está com u!
A leitura de palavras é a mesma logica das junções de vogais,
onde se fala: baú está escrito baú e não pipoca!
Cada criança tem seu tempo para compreender essa lógica
aí sim, dependendo de seu grau de maturação, no entanto,
ao explicar o porque dos sons, a maturação dos conceitos
acontecerá de forma mais sólida e dependendo de cada caso
até de forma antecipada!!!!!