DINAMICA DE PASCOA - hop hop coelhinho


Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.



Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra "hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "hop". Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo..

DINAMICA DE PASCOA- detetive


Material específico: farinha ou guache branco.



Esconder os ovos e deixar nas proximidades marcas das "pegadas" do coelho.


Fazer uma roda de conversa e contar em "tom de fofoca" que um coelho muito atrapalhado decidiu esconder os ovos, mas deixou algumas pistas... Vamos procurar?!

DINAMICA DE PASCOA - tesouro de Páscoa

Material específico: cartões com pistas (desenhada ou escrita)



Objetivo específico: exercitar o raciocínio lógico.


Esconder todos os ovos em um determinado local. Criar uma pista, que leve até outra, e mais outra...mais quantas quiser, até os ovos escondidos.






versão 2


Material específico: cartões com pistas (desenhada ou escrita), papel kraft com mapa rústico do local desenhado, com pistas marcadas.
Objetivo específico: exercitar o raciocínio lógico e noção de ponto de referência.
Esconder todos os ovos em um determinado local. No ponto de partida as crianças receberão uma pista, deverão procurar no mapa sua localização e se dirigir ao local para procurar nova pista. Repetir o processo, quantas vezes quiser, até chegar nos ovos escondidos.
Combinados: se dividir em equipes, identificar as pistas por cores. Instruir às crianças que se acharem a pista do adversário devem deixá-la no local.
Dica: ter por escrito e detalhadamente os locais onde escondeu as pistas

DINAMICA DE PASCOA- mimica


Idade: 7 - 14 anos



Material: Cartões com desenhos/palavras que retratem símbolos da Páscoa (ovos, coelho, cesta, símbolos religiosos, alimentos)


Objetivo: Discutir o significado da Páscoa. Expressar-se gestualmente.

Jogando:


Em uma roda de conversa discutir o significado da Páscoa e de seus símbolos. Esclarecer eventuais dúvidas.


Cada criança deverá retirar um cartão sem que as demais vejam. Um participante por vez realizará mimica que represente seu cartão e as demais tentarão adivinhar o que é.


Pode ser feito em grupo.

DINAMICA DE PASCOA- chicotinho queimado


Idade: 3 - 12 anos



Material: Mini ovos de chocolate (no mínimo 1 por criança)


Objetivo: Associar palavras. Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.




Jogando:


Dividir as crianças em duas ou mais equipes.


Esconder os mini ovos em diversos locais.


Informar às crianças se estão perto ou longe dos ovos.


Quente: perto


Frio: longe.


Os ovos encontrados serão colocados em cestas. A equipe que recolher mais ovos será a vencerdora.


Ao final juntar todos os ovos e distribuir para as crianças.


DINAMICA DE PASCOA- jogo da memoria com ovos


Idade: 3 - 12 anos



Material: Cartões com desenho de ovos de páscoa cortados ao meio.


Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção, treinar memorização.


Jogando:

Espalhar uma das metades dos cartões por diversos lugares.

Acomodar todas as crianças sentadas lado a lado e entregar a outra metade dos cartões para elas, um para cada criança.
Os cartões deverão ficar virados com o desenho para baixo até que seja dado o sinal.
Todos irão olhar o cartão ao mesmo tempo e em seguida procurar pela outra metade.



Variações:


Para deixar mais fácil (crianças pequenas):


1. Permitir que leve a sua metade do cartão na busca.


Para deixar mais difícil:


1. Não permitir que leve o cartão.


2. Estipular um tempo para a visualização, cada vez menor.


3. Mostrar um cartão para todos e deixar que procurem.

DINAMICA DE PASCOA - coelhinho sai da toca


Idade: 3 - 8 anos



Material: arcos (bambolês)


Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção, melhorar o tempo de reação.

Jogando:

Distribua os arcos pelo chão.
Cada criança deverá ficar dentro de um arco.
Ao sinal do professor: "Coelhinho sai da toca", as crianças, digo os coelhos (!!!) devem trocar de toca.
A cada rodada retirar um arco.

DINAMICA DE PASCOA- o salto do coelho


Idade: 3 - 8 anos



Material: Giz (ou outro material para marcar)


Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção (saltar distância) e estabilização (equilíbrio dinâmico).

Jogando:


Demarcar duas linhas. As crianças deverão saltar de uma linha para a outra, como se fossem coelhinhos. Aumentar a distância entre as linhas conforme forem conseguindo executar a tarefa.

DINAMICA DE PASCOA - corrida da colher


Idade: 5 - 12 anos



Material: Ovos pequenos de chocolate (no mínimo 1 por criança), colher (1 por equipe), cones (1 por equipe), cestos (1 por equipe) giz.


Objetivo: Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção e estabilização. Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.






Jogando:


Dividir as crianças em duas ou mais equipes arrumadas em colunas.


Marcar a linha de saída com giz. Colocar na extremidade oposta os cones.


As colunas devem ficar atrás da linha, um cesto com ovos de chocolate deverá ser colocado ao lado da primeira criança.


A criança que estiver na frente deverá pegar um ovo na cesta, colocar na colher e condizir, o mais rápido possível até dar a volta pelo cone e retornar para sua equipe, entregando a colher para o próximo da coluna. E assim sucessivamente. A equipe que terminar primeiro será vencedora.


Ao final cada criança fica com o ovo que usou na brincadeira.



DINAMICA DE PASCOA- revezamento do coelhinho


Idade: 3 - 8 anos



Material: Giz, cones (ou outros materiais para marcar)


Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção (saltar). Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.

Jogando:


Dividir as crianças em duas ou mais equipes. Marcar com o giz a linha de saída/chegada e com os cones o ponto de retorno.


As equipes deverão permanecer em colunas atrás da linha. Ao sinal a primeira criança, de cada equipe, deverá sair saltando como um coelhinho até o cone, contorná-lo e retornar até a linha, onde a próxima criança iniciaré o processo, até a última.


Vence a equipe que terminar primeiro.


Variações:


Para deixar mais fácil:






1. Permitir que o coelho salte da forma que a criança achar melhor.


Para deixar mais difícil:


1. Saltar com os pés unidos


2. Saltar com impulso


3. Saltar com os dois pés


4. Saltar de costas

DINAMICA DE PASCOA - caça aos ovos

Esta talvez seja a brincadeira mais tradicional para a Páscoa. Basicamente os ovos são escondidos e as crianças devem achá-los, mas existem várias maneiras de torná-la mais interessante para as crianças.
Idade: 3 - 10 anos
Material: ovos de chocolate (no mínimo 1 por criança). Cesta para recolher os ovos.
Objetivo: Executar tarefa que exija percepção espacial.
Pode ser trabalhado em grupo ou individual.

DINAMICA DE PASCOA- rabo do coelho

Idade: a partir de 3 anos.



Material: Cartolina com o desenho de umcoelho da páscoa, de costas. Pom-pom feito de lá ou outro material. Fita crepe. Venda.


Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção e estabilização. Melhorar a noção de espaço.






Jogando:


Fixar a cartolina com o desenho em uma parede para que fique ao alcance dos participantes. Colocar fita crepe no pom-pom.


Solicitar que o participante observe a figura.


Vendar o participante.


Girar o participante vendado, deixando-o de frente para a cartolina. Ele deverá colar o rabo do coelho no local adequado.

DINAMICA DE PASCOA - coelhinho bagunceiro

Material específico: Cartolina com o desenho de um coelhinho usando diversos acessórios (óculos, cachecol, bolsa... e cesto com ovos). Cada um dos acessórios usado pelo coelho.

Objetivo específico: memorização

Esconder os ovos e deixar nas proximidades um acessório do coelho.

Fazer uma roda de conversa e contar a história do coelho bagunceiro, mostrar a "foto" do coelho (cartolina desenhada). Pedir para que as crianças ajudem a encontrar os objetos perdidos.




DINAMICA DE PASCOA - onde está o coelhinho


Preparação: Este jogo é ideal para o início do dia. Coloca-se um coelhinho de pelúcia bem pequeno em um lugar discreto, mas visível.



Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se individualmente que procurem o coelhinho. Cada uma deverá sair na busca, mas quando achar o coelhinho não deverá dar mostras disso, deverá discretamente sair e contar para o animador do jogo que o encontrou. Procede-se desta forma até que todos tenham encontrado o coelhinho.

DINAMICA DE PÁSCOA - corrida de nariz


Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Colocam-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver um ovinho de chocolate para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.



Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.

DATAS COMEMORATIVAS - texto Páscoa

O texto foi escrito em fonte cursiva no word, quem não tem essa fonte instalada no computador pode encontra-la em nossas postagens sobre informatica para professores, pois sem ela o texto aparece em fonte normal como essa que uso aqui em cima. No mesmo campo de postagens tem tambem as instruções para instalação da fonte no computador.

MATEMÁTICA - situação problema de Pascoa 2

MATEMÁTICA - situação problema de Pascoa

ARTES- borda de ovos de Páscoa

A borda está já num documento de word, para utiliza-la abra o documento, insira uma caixa de texto para digitar o conteudo que voce quer ou cole a atividade  acima da borda e ajuste para que fique certinho.

MATEMÁTICA - divisão

MATEMÁTICA - situação problema de divisão

DATAS COMEMORATIVAS - uma historia de Páscoa


Narrador – Quando vai chegando a Páscoa, as crianças vão pensando em ovos de chocolate, bombons...
Grupo de crianças faz uma rodinha falando: Queremos ovinhos! Queremos ovinhos!

Narrador – Mas o que ninguém sabe é que os coelhinhos começam a pensar em cenouras coloridas, nessa época.

Grupo de coelhos pulando: Queremos cenoura! Queremos cenoura!
Narrador – Joãozinho era um menino muito esperto e vivia perguntando ao papai:
Joãozinho – Eu vou ganhar muitos ovinhos?

Papai – Claro que sim, Joãozinho.

Narrador – E lá no fundo do bosque o coelho Dudu também vivia perguntando ao papai.
Dudu – Eu vou ganhar muitas cenourinhas?
Papai coelho – Claro que sim, Dudu.
Narrador – No domingo de Páscoa Joãozinho pulou da cama bem cedo, escovou os dentes, tomou café da manhã e rapidinho foi para o jardim procurar os ovos de chocolate que o coelhinho trouxe para ele. Procurou, procurou, procurou e não achou nada.
Enquanto isso, lá no bosque, Dudu também acordou bem cedo, se espreguiçou, escovou seus dentes de coelho, tomou seu café da manhã e foi procurar as cenourinhas que o menino de Páscoa havia deixado pra ele. Procurou, procurou, procurou e nada. Até que de repente os dois se encontraram. E ficaram muito felizes. O menino corria pelo jardim atrás do coelho e o coelho corria no jardim atrás do menino. Os dois se abraçaram e o menino disse:

Joãozinho – Bom dia coelho!
Dudu – Bom dia menino!
Narrador – O menino perguntou pro coelho:

Joãozinho – Ué, você não trouxe os ovos?

Narrador – E o coelho falou pro menino:

Dudu – Ué, você não trouxe as cenouras?

Narrador – E os dois ficaram tristes, indo cada um pra sua casa. Joãozinho chegou em casa, sentou-se no chão e ficou pensativo. Seu pai, vendo aquela tristeza, perguntou:

Papai – O que aconteceu?

Narrador – E o menino contou tudo o que tinha acontecido e no final falou assim:

Joãozinho – Eu fiquei com pena do coelhinho. Ele queria umas cenouras coloridas.

Papai – Vamos dar um jeito.

Narrador – Enquanto isso na casa do Dudu, o papai coelho queria saber porque ele estava triste. Dudu contou tudo o que aconteceu para o papai e falou assim:
Dudu – Eu fiquei com pena do menino. Ele queria uns ovinhos de chocolate.
Papai coelho – Vamos dar um jeito.
Então os papais voltaram com cestas cheias. O do Joãozinho voltou com uma cesta cheia de cenouras coloridas e o do Dudu com uma cesta cheia de ovos de chocolate. Joãozinho foi até o jardim e começou a esconder os ovinhos. Tudo com muito cuidado para o coelhinho não ver. Ia ser uma surpresa. Do outro lado do jardim, Dudu escondia os ovos de chocolate, também com muito cuidado para o menino não ver. Ia ser uma surpresa. Eles voltavam pra casa um pouco alegres e um pouco tristes. Um pouco tristes porque não ganharam nada e um pouco alegres porque iam fazer um amigo feliz.. E foi no caminho de volta que viram algo diferente. Primeiro o Joãozinho encontrou.

Joãozinho – Oba! Ovos de chocolate!!

Narrador – Depois foi o Dudu.
Dudu – Oba! Cenourinhas coloridas!
Narrador – Os dois ficaram muito felizes e tiveram uma excelente Páscoa.



BANCO DE ATIVIDADES VIP- inauguração

O Banco de Atividades VIP inaugura hoje com um acervo já considerável


.Maternal - 50 atividades
.Jardim - 50 atividades
.Segundo Ano - 50 atividades
.Terceiro Ano - 50 atividades

A proposta de postagem será sempre módulos com 50 atividades numa pasta zipada para facilitar o download pelo(a) cliente.
As atividades estarão sempre em documentos de word, prontos para visualização e impressão.
O que postaremos neste espaço são atividades diferenciadas, atualidades que não serão postadas em nossa página aberta e serão um prestígio à mais, aos clientes que em algum momento colaboraram financeiramente com o nosso espaço e com o nosso trabalho.
Você que já dispõe do cd ou dvd arquivos do blog, não se esqueça de solicitar a liberação do acesso atraves de nosso email.
Basta informar o endereço de email que foi negociada a compra para localizarmos as mensagens em nosso arquivo e liberar o acesso.
Somente os clientes que dispõe desse acervo terão seu acesso liberado.
As postagens no Banco VIP acontecerão sempre em módulos de 50 atividades favorecendo todas as séries. De modo que novas postagens nas pastas que já possuem um modulo só acontecerão quando todas as series forem contempladas com um módulo cada.
Assim, estaremos contribuindo com nossos clientes independente da série de atuação.E para saber das novidades, cadastre seu email no menu esquerdo.
Assim, todo dia que tiver novidade, voce receberá em seu email os titulos das postagens e poderá acessar o espaço!
E para participar do Banco de Atividades VIP basta realizar a compra dos nossos arquivos em CD ou DVD por apenas 13,00. Um investimento mínimo que vai contribuir significativamente com suas pesquisas diárias de atividades! A compra é realizada através de deposito bancario antecipado e enviado pelos Correios por carta registrada. Assim que o pagamento é confirmado o acesso ao Banco de Atividades VIP já será liberado.
Amanhã, novidades!!!!!


MATEMÁTICA - divisão

GEOGRAFIA - movimentos da Terra

GEOGRAFIA- atitudes erradas no transito

GEOGRAFIA- pinte os pontos para descobrir sobre o transito

BANCO DE ATIVIDADES VIP - projeto Identidade

A inauguração oficial do Banco de Atividades VIP será amanhã dia 23 de março. Mesmo assim o acervo inaugural já está sendo postado e disponivel para uso.
O primeiro deles é o Projeto Identidade destinado às turmas de segundo ano totalizando 50 documentos:
o projeto está em uma pasta zipada para facilitar o download contendo:
.o projeto
.atividades nas áreas de Geografia, Historia, Ciências e Lingua Portuguesa
em documentos de word, para abrir, escolher e imprimir.
Inclusive as atividades estão em meia pagina para economizar papel na hora da impressão e facilitar a colagem no caderno do aluno.
Para visualiza-lo clique no link:


Somente clientes que já solicitaram a  liberação do acesso conseguirão visualizar a pasta. Quem não tem acesso verá uma tela onde diz que o conteudo foi removido ou não tem acesso.

CIÊNCIAS - o que não se pode fazer com a água

CIÊNCIAS - o que podemos fazer com a água

PRODUÇÃO DE TEXTO - Menino Maluquinho e economia de água