CURSO ON LINE - Educação Infantil

60 horas • Início imediato




Você sabia que a Educação Infantil representa um mercado de trabalho em ampla expansão?


Que educar crianças pequenas é muito mais que brincar e cuidar? E que há métodos e fundamentos nesta educação?


Você sabia que pesquisas mostram que esta primeira etapa da educação determina o quanto a criança vai ser bem-sucedida depois, ao longo da vida escolar?


Você sabia que há muitas atividades que integram brincadeira e aprendizagem para estimular adequadamente as crianças muito pequenas, que podem ser feitas tanto pelos pais em casa como por professores em salas de aula?


Se você deseja entrar neste mercado de trabalho promissor da educação Infantil, aperfeiçoar-se para desempenhar melhor suas tarefas, ou se você apenas quer entender melhor como estimular seus próprios filhos, o Curso de Educação Infantil lhe fornecerá a mistura perfeita entre teoria e prática, apresentando o fundamento pedagógico da educação infantil e sugerindo uma série de atividades práticas para as diferentes idades.






Conheça as principais dificuldades das crianças e como tratá-las, como a dislexia, troca de letras, entre outras.






Organizado em dois Módulos complementares, o Curso de Educação Infantil começa definindo o que é Educação Infantil, sua história e como ela se enquadra na legislação brasileira. E ensina:






A diferença dos conceitos de pedagogia, educação e didática;


As diferentes linhas pedagógicas, como Piaget, Montessori, Vigotsky, Waldorf;Os métodos de alfabetização;


Como as crianças aprendem linguagem, números, ciências;


A diferença entre cuidar, brincar e educar;


A organização da rotina na sala de aula;


A importância da Música para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social.


Além disso, o curso traz atividades, historinhas e fábulas e sugere brincadeiras e atividades como Caça ao Objeto, Corrida com Pés Amarrados, sempre explicando como realizar a atividade e apresentando seu conteúdo pedagógico.






O Curso é inteiramente on-line, com vídeo-aulas, apoio de tutor e apostila com atividades sugeridas para imprimir e copiar.






Este curso online conta com:


Vídeo Aulas Apostilas Professor Certificado



Os principais tópicos do Curso de Educação Infantil são:


O Que é Educação Infantil?


Construção da Linguagem Oral e Escrita


Construção do Conhecimento Lógico-Matemático


Formação Pessoal e Social


Conhecimento de Mundo


Natureza e Sociedade


Estatuto da Criança e do Adolescente


A Pedagogia e a Filosofia


Repensando a Educação Infantil


O Papel dos Pais na Educação Escolar


Linha Tradicional


Linha Construtivista


Linha Montessoriana


Linha Waldorf


A Troca de Letras na Alfabetização


A Literatura Infantil


Métodos de Alfabetização


O Ensino de Matemática na Educação Infantil


Propostas de Livros Didáticos para o Ensino da Matemática


O Ensino de Matemática por meio de Jogos Infantis


Brincadeiras com Conteúdo


Mapa da Vizinhança


Como Estimular o Uso de Números


A Motricidade Infantil


Formando Crianças Livres de Preconceitos


Aprender e Brincar


A Ciência e a Educação Infantil


A Rotina na Educação Infantil


Avaliação na Educação Infantil


A Importância da Música na Aprendizagem


As Modalidades de Textos Infantis


As Fábulas e Exemplos de Fábulas


Contos de Fadas, Lendas e Poesia


Atividades para Educação Infantil


Dinâmicas para Educação Infantil

Matricule-se agora pelo link abaixo:
http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao23938&id=24249&url=cursos/educacao-infantil 

ARTES- ovelha para canudo de papel higiênico

LINGUA PORTUGUESA - trabalhando com piada


LINGUA PORTUGUESA - trabalhando com ficha técnica

LINGUA PORTUGUESA - trabalhando com a lenda do Saci Pererê

PRODUÇÃO DE TEXTO - produzindo receita


LINGUA PORTUGUESA - trabalhando com receita

LINGUA PORTUGUESA- trabalhando com quadrinhos

LINGUA PORTUGUESA- trabalhando com poema

PRODUÇÃO DE TEXTO - sobre historia da Branca de Neve

PRODUÇÃO DE TEXTO - com bilhete para segundo ou terceiro ano

MATERNAL /JARDIM - sugestões de atividades praticas


ATIVIDADES CRIATIVAS COM CRIANÇAS PEQUENINAS
até 4 anos

É muito importante, na primeira vez que que as crianças procurem trabalhar sozinhas, no entanto, sem que sejam forçadas a isso. Você, naturalmente precisa estar de olho nelas, pois gostam de por coisas na boca. Especialmente quando trabalharem com balões, algodão, jornais e peças pequeninas. Não espere uma super-produção ou que os trabalhos sejam perfeitos e com bom acabamento.


Ao praticarem atividades criativas, cada vez mais exercitando a coordenação motora, você verá que elas irão aprimorando suas técnicas e resultado final do que criarem.


A repetição de atividades é também muito importante para as crianças. O que para um adulto pode parecer repetitivo, para as crianças é sempre uma aventura e encontram novidades para experenciar.






Experimente, depois de duas semanas que apresentou determinada atividade, colocar à disposição das crianças o mesmo tipo de material que já aplicou anteriormente e verá quanto progresso elas demonstrarão realizar.


Uma idéia para crianças que engatinham


Se você sabe tricotar, faça uma luva, se não adquira uma e pregue nas extremidades de cada dedo um pequeno sininho! Você poderá também desenhar uma carinha nos dedos e se quiser mais costure lã que será o cabelinho das carinhas. Elas adorarão!






Aventuras para crianças pequeninas


Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos, balões, colchas e almofadados. Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc.


Para o início a utilização de materiais em abundâncias talvez seja exagerada. Comece talvez com alguns papelões e depois ofereça-lhes apenas balões, etc. Uma brincadeira de cada vez.






Crianças exercitando-se na sala


Preste atenção com as brincadeiras das crianças, é sempre bom ter um colchão de ginástica ou uma colcha almofadada para que as crianças possam brincar e exercitarem se ali.






Bacia ou piscina de plástico


Para cada grupo de crianças duas piscininhas de plástico seria o ideal. Você poderá enchê-la com balões de soprar (meio murchos para não estourarem), jornais (as crianças adoram rasgá-los), algodão (de boa qualidade- para sentarem-se em cima e sentirem a textura macia). Papéis manteiga fazem um barulho agradável de se ouvir, quando se é amassado. Observando-as sempre para que não engulam objetos indesejáveis.


No outono é possível encontrar materiais como: castanhas, folhas, que também podem estar nessa pequena piscina, para que as crianças entrem dentro e desenvolvam seus sentidos.


Quando o tempo estiver quente, pode-se colocar essa piscina fora e enchê-la de água. Ponha dentro potinhos vazios de iogurte, colheres de plátstico, baldinhos e deixe-as brincar ali. Observando-as sempre.


Música com materiais de casa.


Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!


Enchendo objetos


Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.


Conhecendo as formas


Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes formas: círculo, triangulo, retangulo, etc.


Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.


Rolos de papel higiênico


Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima !


Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima


Saquinhos recheados


Uma coisa que pode ser feita rapidamente é fazer saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas.


Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em cada dedo da luva, etc. As crianças dessa idade gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem.


Painéis de textura


Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painís. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas.


Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorezinhas poderão pelo tato adivinhar de qual painél se trata.






Cobra de pano


Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-as com algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Voce poderá utilizar outros materiais para enche-la.


Recipiente de filme


Você poderá também encher um potinho de plastico desses de filme fotográfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre-a com auxilio de fita isolante ou crepe.


Papelão


Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.


Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.


Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.


Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.


Aprendendo a guardar os brinquedos


Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por: bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.


Espelho de papel alumínio


Você pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho..


Travesseiros de balões


Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colacar nas colchas diversosbalões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.


Brincadeira na areia


Quando estiverem fora, dê à crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-as brincar à vontade.


Rasgar e colar


Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papél..


Tecido e lã


Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.


Caixas de ovos vazias


São também boas para que as crianças as rasgem ou para ser utilizada na confecção de papel maché – que serve-se como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc.


As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.


Rasgar e cortar


Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar . Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta)


Areia e cola


A areia pode ser muuito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em cima enfeitar com conchinhas do mar, etc.


Navio de puxar


Com uma caixa de ovos podemos contruir um navio de puxar. Com isso as crianças podem pintá-lo com tinta de dedo . Ponha um barbante em uma extremidade e o barquinho está pronto.


Colar de macarrão


Com um cordão e vários macarrõezinhos é possivel fazer um colarzinho! As maiorezinhas treinarão sua coordenação motora e adorarão o resultado final.


Esconde-esconde na Banheira






Como vamos precisar de um personagem fictício para descrever nossa atividade, Este será uma menina que vai se chamar Vitória.


Vitória está em sua banheira batendo na água com as duas mãos. Sua Mãe ou Pai, está sentado ao lado da banheira, cuidando de sua segurança.






"Vitória, Vitória," se diz enquanto se pega uma toalha de banho.


"Você está pronta para nossa brincadeira especial?"






Vitória olha para cima e vê o sorriso estampado no rosto do adulto ali presente. Ela sorri para ele e dá uma gargalhada.






Ele diz: "Vamos brincar de Cadê-você," e coloca a toalha na frente do seu rosto, de modo a escondê-lo dela.






Vitória estende a mão e toca no alto da cabeça dele.


O adulto diz, "Cadê-você, Vitória, não consigo ver você."






Ele baixa um pouco a toalha de modo que seus olhos fiquem à vista. Vitória dá um grito de alegria.






Ele cobre seus olhos outra vez e diz, "Cadê-você, Vitória… ainda não consigo ver você."


O Adulto pega a toalha e leva na direção dela dizendo, "Agora é sua vez Vitória."






Ela pega a toalha e coloca-a na frente do seu próprio rosto, imitando-o.


O adulto então dirá: "Onde está Vitória?"






Vitória derruba a toalha na banheira deixando-se ver, e bate com as mãos agitando a água. Ela balbucia para o adulto: "Dadadada. Dabababa."






Ele diz, "Acho que você está dizendo que está cansada de brincar de Esconde-esconde. Vamos brincar com seu Patinho e sua esponja?"






Como muitos bebês, Vitória está aprendendo sobre linguagem, da seguinte forma:


• Ela sabe que é divertido brincar com outra pessoa.


• Ela levanta os olhos quando o adulto diz o seu nome.


• Ela sorri quando o adulto sorri para ela.


Eis como o responsável pela criança, ajuda no desenvolvimento de sua linguagem:


• Falando com ela durante uma atividade diária - Que pode ser A hora do banho;


• Dizendo seu nome várias vezes, de modo que ela se familiarize com o mesmo e aprenda a reconhecê-lo quando alguém o pronunciar;


• Repetindo várias vezes a brincadeira, e então encorajando ela quando diz, "agora é a sua vez de jogar!"


• Respondendo aos seus balbucios como se soubesse o que ela está dizendo.




Amigo Fantoche *






Conforme a visão do bebê melhora, ele passa a ver claramente objetos a distâncias maiores. Para trabalhar sua capacidade de focalizar e de rastrear, tenha um fantoche à mão na hora da comida, da troca da fralda ou da brincadeira.


Materiais:


• Meia branca limpa


• Canetas hidrocor


• Desenvolvimento da linguagem


• Interação social


• Acuidade visual






Modo de fazer:


1. Compre um par de meias brancas, grandes o suficiente para caber em suas mãos.


2. Use as canetas hidrocor para desenhar olhos, sobrancelhas, nariz e ouvidos nos “dedões” das meias. Use a parte dos calcanhares para desenhar a boca e a língua vermelha.


3. Coloque o bebê no colo, na mesa de trocar ou na cadeirinha.


4. Coloque um dos fantoches feitos de meia na sua mão e comece a cantar, recitar versinhos ou apenas conversar. Coloque o segundo fantoche na outra mão para uma diversão dobrada.


Segurança: Não deixe o bebê chupar a meia, pois a tinta pode sair.


Rolando *










Um bebê precisa de meses para obter controle absoluto sobre os seus movimentos, mas você poderá ajudá-lo nessas primeiras semanas brincando de Rolando. Por volta dos 4 ou 6 meses, os bebês já conseguem girar sobre seus corpos.






Materiais:


• Cobertor ou toalha macia


• Superfície macia no chão


• Direção


• Locomoção


• Controle motor


Modo de fazer:


1. Coloque um cobertor ou uma toalha macia sobre uma superfície também macia.


2. Deite o bebê com a barriguinha para baixo sobre o cobertor.


3. Pegue um dos lados do cobertor e levante-o devagar, fazendo com que o bebê se incline para um dos lados.


4. Continue rolando suavemente o bebê e conversando com ele no processo. Use as suas mãos para apoiá-lo conforme ele se vira.


5. Quando o bebê tiver rolado completamente, mostre-lhe a sua alegria.


6. Repita até que o bebê se canse da brincadeira.


Segurança: Certifique-se de fazer movimentos lentos e de manter as mãos no bebê para que ele não role rápido demais e se machuque.






Chapéu Divertido *






Quando você introduzir o jogo Chapéu Divertido, seu bebê estará quase acostumado a reconhecer rostos. Você não conseguirá enganá-lo por muito mais tempo, mas ele se divertirá tirando e colocando o chapéu de volta.






Materiais:


• Variedade de chapéus


• Cadeirinha para crianças


• Sua cabeça e suas mãos


• Causa e efeito


• Lidando com a ansiedade causada pelo novo


• Constância do objeto (um objeto permanece o mesmo, ainda que alterado)


• Interação social






Modo de fazer:


1. Pegue os vários chapéus da casa ou compre alguns chapéus baratos em lojas baratas ou especializadas em festas. Procure incluir bonés, toucas de lã, chapéus de bombeiro, de palhaço, de cozinheiro, uma boina, chapéus que cubram as orelhas, ou um chapéu chique com penas de aves. (Não inclua máscaras no jogo, elas tendem a assustar bebês pequeninos.)


2. Coloque o bebê em sua cadeirinha e coloque a cadeirinha no chão. Sente-se em frente dele.


3. Coloque o primeiro chapéu em sua cabeça e faça uma cara engraçada, ao mesmo tempo em que diz alguma coisa interessante, tal como, “Olhe para mim!” ou “Veja, eu sou um bombeiro!”


4. Incline-se para o bebê para que ele consiga segurar e tirar o chapéu, ou tire você mesma.


5. Repita várias vezes com o mesmo chapéu antes de pegar outro.


Segurança: Algumas vezes, os bebês se assustam quando a aparência das pessoas muda. Se o bebê começar a ficar assustado, coloque e tire o chapéu rapidamente e mostre que você ainda é a Mamãe/Papai. Se ele continuar assustado, deixe para fazer o jogo mais tarde, em outra ocasião.






Abra e Feche *






Durante vários meses, após o nascimento do bebê, ele tem o reflexo de agarrar objetos com a palma da mão, mas apresenta dificuldade para soltá-los. Esse jogo ajudará os bebês a conseguirem total controle das mãos e do reflexo de agarrar.






Materiais:


• Brinquedos de tamanho médio, fáceis de serem agarrados pelo bebê, tais como chocalhos, bichinhos de pelúcia, mordedores, blocos, e assim por diante.


• Mesa ou cadeirão


• Agarrando e soltando


•Desenvolvimento motor fino


• Controle fino dos músculos






Modo de fazer:


1. Pegue vários brinquedos que possam ser agarrados e que caibam nas mãos do bebê.


2. Coloque o bebê no seu colo, perto da mesa ou do cadeirão.


3. Coloque um brinquedo perto do bebê, de modo que ele precise se esticar um pouquinho para alcançá-lo.


4. Estimule-o a pegar o brinquedo.


5. Depois de ele ter conseguido pegar o brinquedo e de ter se divertido um pouquinho, separe os dedinhos gentilmente e retire o brinquedo.


6. Coloque o brinquedo de volta na mesa.


7. Enquanto as mãos do bebê estão livres, cante a seguinte canção ao mesmo tempo em que abre, fecha e bate palmas com as mãozinhas.


Abra e Feche


Abra e feche, abra e feche,


Bata uma palminha!


Abra e feche, abra e feche


Coloque no colinho!






Segurança: Já que, com certeza, nessa fase os bebês levam à boca todos os brinquedos, certifique-se de que os brinquedos estejam limpos e não tenham nenhuma ponta afiada ou partes pequenas que possam se soltar e fazer com que ele engasgue.






Serra-Serrador *






Em breve, o bebê perderá dois dos reflexos que tinha à época do nascimento – o reflexo de agarrar e o “reflexo de boneca” (ou seja, abrir os olhos quando se senta) – e ganhará maior controle de seus movimentos. Enquanto ainda os tem, brinque com ele de Serra-Serrador para aproveitar esses reflexos!






Materiais:


• Superfície macia e não escorregadia


• Suas mãos


• Antecipação e surpresa


• Agarrar


• Controle da cabeça e do pescoço


• Interação social






Modo de fazer:


1. Deite o bebê em uma superfície macia e não escorregadia, um carpete, por exemplo.


2. Sente-se de frente para ele, perto dos seus pezinhos.


3. Coloque os polegares nas palmas das mãos do bebê e deixe que ele os agarre. Conforme ele segura os polegares, “enrole” seus dedos ao redor da parte de trás das mãos do bebê.


4. Bem devagarzinho, puxe o bebê até que ele esteja sentado e cante: “Serra-Serrador”.


5. Dê um tempinho para o bebê apreciar a sua expressão de felicidade e para aproveitar a brincadeira, depois, recomece.






Segurança: Certifique-se de segurar firmemente as mão do bebê para o caso de ele largá-las. Faça os movimentos vagarosamente para não machucar o pescoçinho dele.


***enviada pela amiga Larissa

MATERNAL - o início das atividades


Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola.


Partindo desse pressuposto, é fundamental que o professor receba as crianças com o maior afeto possível, demonstrando simpatia e principalmente passando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar, bem como nas atividades propostas.

O planejamento das atividades a serem inseridas é considerado o momento principal que irá propiciar a aceitação, a participação e a evolução da criança nesse novo ambiente.

Com o objetivo de enriquecer e facilitar o trabalho do professor de educação infantil, em especial do maternal, segue algumas sugestões de atividades e práticas a serem aplicadas para as crianças dessa fase escolar.

 
Atividades e condutas a serem aplicadas para alunos do maternal


• Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno, orienta-se o professor que estimule e incentive a criança de forma tranqüila e gradativa.



• Elabore atividades que aborde a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada.



• No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto.


• Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.

• Conte histórias infantis, porém curtas.



• Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo.



• Incentive e desenvolva a fala, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem.



• Trabalhe com garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos.

• Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça.


Trabalhar com a criança possibilita ao professor criar inúmeras atividades. O importante é que no momento do planejamento o mesmo busque criar atividades que tenham como finalidade propiciar o desenvolvimento da criança como um todo.






Por Elen Campos Caiado


Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia


Equipe Brasil Escola

MATERNAL - disco virtual

Atendendo à pedidos,
hospedamos a pasta Maternal volume 1
com 500 atividades em um disco virtual.

Assim,não há necessidade de aguardar
a entrega dos Correios para ter acesso ao material
além de baixar o valor de comercialização
pois não há custos de gravação e envio.

Por apenas 5 reais, você pode ter acesso
ao disco virtual e baixar 3 pastas zipadas contendo
as 500 atividades em documentos de word
prontas para impressão, para seu computador
em menos de meia hora!

0,01 centavo por atividade!!!!!! Quase de graça!

Dados bancários para compra deste material
voce obtém através de nosso email:
obancodeatividades@hotmail.com

MATERNAL - atividades práticas




No maternal as crianças de 1 a 3 anos se divertem com as brincadeiras que possibilitam a prática de exercícios físicos, envolve-las portanto, em acrobacias, será uma forma de fazer com que se exercitem e fortaleçam a musculatura brincando.

Faixa etária: 1 a 3 anos.

Conteúdo: Exercícios.

Objetivo: Fortalecer a musculatura e desenvolver o equilíbrio.

Tempo: Livre.

Desenvolvimento
Forre o chão com tatâmes ou colchonetes para que as crianças não se machuquem.
Utilize caixotes de madeira ou outro objeto que lhes  sirvam como degraus.
Bambolês ou pneus colocados no chão, servirão como obstáculos do percurso.
Baldes e bolinhas de plástico dificultarão a prova.
Por fim, um fio de barbante esticado entre uma cadeira e outra, indicará o término do percurso.
Arrume tudo de modo a ser percorrido em um espaço grande.
Para que a brincadeira fique mais divertida e prenda a atenção das crianças, a professora deverá começar contando uma estórinha e participar da prova caminhando na frente.

Exemplo:

O ambiente será uma floresta cheia de obstáculos perigosos onde todos devem entrar fazendo cambalhotas sobre o tatâme.Agora aproveitem para se  preparar alongando o corpo e se esticando todo.
Seguindo em frente haverá degraus que precisam ser ultrapassados em fila e bem devagar, para não acordar o urso feroz!
Imitar animais para dispistar o urso, e passar por fenômenos naturais como o vento e a chuva,  será uma prática interessante entre uma prova e outra.
Agora,  um rio cheio de pedrinhas representadas pelos bambolês, será o próximo desafio.Sem que pisem na “água”, as crianças deverão pular de “pedrinha” em “pedrinha”.
Nossa! O urso acordou e está com fome!Por sorte temos as maçãs, (representadas pelas bolinhas) e,  devemos encher os baldes com elas.Atirem as bolinhas tentando acerta-las dentro do balde.
Agora de barriga bem cheia,  o urso enfim irá dormir um sono profundo e  então,  poderemos sair da floresta nos arrastando por de baixo dos cipós das árvores (representado pelo barbante preso às cadeiras), e todos se arrastam para fora da floresta!
Sãos e salvos, as crianças poderão comemorar se abraçando e seguindo para uma soneca estratégica no tatâme, tente fazer com que permaneçam por alguns minutos.
Para finalizar o exercício,  sugira que se espreguiçem e se estiquem como numa aula de alongamento.

Avaliação: A intenção deste plano é envolver a criança com os exercícios físicos e aguçar a sua imaginação.Observe se todos estiveram participantes e o que poderá ser mudado para favorecer o sucesso da aula.
Aproveite a dica e boa aula.

BERÇÁRIO - estimulação



Objetivo geral:
Observar o desenvolvimento da criança em relação aos padrões para a faixa etária e oferecer variações de estímulos para atingir melhoras significativas em seu desenvolvimento.

Estimulação viso-motora: 
Manipular objetos (segurando, empurrando, puxando, jogando, etc.) como bolas, bambolês, bexigas, brinquedos puxados por um fio, entre outros.
Objetivo: Aprimorar a coordenação motora grossa e fina através da manipulação de diferentes objetos; fortalecer membros superiores.
Estratégia: Através de estímulos com auxílio de bolas de diferentes tamanhos, brinquedos, potes com tampas, saquinhos de grãos, bambolês, etc.
Estimulação auditiva: Músicas / Sons
Objetivo: Reconhecer diferentes sons; explorar diferentes sons produzidos por instrumentos feitos de sucata e pela manipulação de objetos de convívio diário; imitar sons de animais, avião, chuva, etc.
Estratégia: Através de estímulos sonoros com auxílio de músicas, brinquedos que produzam sons como (latinhas, guizos, toquinhos de madeira, chocalho de garrafa plástica, folhas, etc).
Estimulação motora: Rolar / Rastejar / Engatinhar / Andar / Correr / Saltar
Objetivo: Expressar diferentes formas de deslocamento segundo a sua necessidade; explorar o espaço a sua volta; aprimorar o andar e o correr evoluindo para o ato de saltar.
Estratégia: Através de estímulos com auxílio de corda, bola grande, banquinhos, cama elástica, colchonete, rolo grande, materiais de espuma (rampa, escada, túnel).


 Estimulação sensória - motora
Objetivo: Explorar através dos órgãos dos sentidos (tato, visão e audição).
Estratégia: Através de estímulos com auxílio de saquinhos coloridos com diferentes materiais dentro, tapete das sensações, objetos de encaixe, brinquedos de montar e desmontar, etc.



Petição pública por reajuste salarial

Como 5 minutinhos do seu tempo podem fazer a diferença
recebi e estou divulgando:
Leia acesse o link e colabore!!!!
Voce pode assinar a petição e escolher a opção de não divulgação de seus dados.
De qualquer forma, faça sua parte, colabore!


Abaixo-assinado Professores das redes públicas mesmo índice de reajuste dos senadores. Para:Camara Federal e Senado Professores podem ter o mesmo reajuste salarial dos senadores



Os senadores Cristovam Buarque e Pedro Simon apresentaram hoje (16/12/2010), projeto de lei estendendo o mesmo reajuste salarial concedido aos senadores para o Piso Salarial Profissional Nacional para os professores da educação básica das escolas públicas brasileiras.


Com o reajuste de 61,78% do aumento dos senadores, o piso salarial dos professores passará de 1.024,00 para R$ 1.656,62, valor inferior ao valor pago aos parlamentares a cada mês: R$ 26.723,13.


Para o senador Cristovam Buarque, a desigualdade salarial é substancial, talvez a maior em todo o mundo, com conseqüências desastrosas para o futuro do Brasil.


Na opinião do senador, a aprovação do reajuste de 61,78% para os professores da educação básica permitirá, ao Senado, uma demonstração mínima de interesse com a educação das nossas crianças e a própria credibilidade da Casa.






Pelo exposto os signatários solicitam a aprovação do referido Projeto de Lei.

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N4645










BERÇÁRIO E MATERNAL - cuidado com a boneca


IDADE: De 1 a

3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO:Sala de atividades.
MATERIAL: Bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e
chupetas.
OBJETIVOS: Brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e
ter um bom relacionamento com o grupo.
Esta brincadeira é para meninos e meninas, pois tem o objetivo de desenvolver o
relacionamento interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o
outro –necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Isso vai
se dar no faz-de-conta, momento que a criança aprende sobre as interações
sociais. Por isso, é importante ter seu espaço garantido e valorizado na
rotina. Proponha que cada um pegue uma boneca e cuide dela como se fosse sua
filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.