ORGANIZAÇÃO DO BLOG

Foi iniciada hoje uma operação de organização do blog. Materiais serão separados, postagens sem link válido serão corrigidas e por isso algumas coisas serão postadas novamente e estarão no inicio do blog com marcação temática para facilitar a busca.
A localização das atividades serão mostradas em video no interior da postagem para facilitar seu acesso e consulta.
E você que ainda não viu vantagem em adquirir o acesso, vai ter a oportunidade de ver mais de perto quanto tempo perdeu buscando materiais por aí que estavam formatados e prontinhos para impressão em nossos discos virtuais.

PROJETO - meio ambiente


PÚBLICO-ALVO



Educação Infantil e Ensino Fundamental

JUSTIFICATIVA
O nosso projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.


Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental, social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes.


O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazemos parte, do planta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado. Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.


Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhora-la e transforma-la.


O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdiciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado ele deve fazer parte do todo e estar articulado entre si.


















OBJETIVOS


• Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar.


• Analisar e reconhecer o nosso entorno.


• Discutir e criar formas alternativas de ação, cuidada e melhor do meio ambiente.


• Divulgar os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente.





DESENVOLVIMENTO


• Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; (Questão ambiental).


• Pesquisa fotográfica.


• Entrevista, enquetes sobre a questão ambiental.


• Palestras com pessoas envolvidas com a questão ambiental.


• Vídeos (assistir e produzir filmes, documentários sobre o assunto).


• Produção de folder, cartilhas, etc...sobre o assunto.


• Produção do Jornal Ecológico.


• Vivência e excursão a locais degradados e preservados.


• Construção de paralelos, linhas do tempo, gráfico.


• Produção e confecção de álbuns de desenhos, gravuras, fotos etc...


• Confecção de cartazes, murais.


• Montagem de maquetes;


• Elaboração de princípios de preservação e cuidados com o meio ambiente. / Direitos do meio ambiente.


• Trabalhar textos, histórias, músicas com a temática ambiental.


• Produzir textos, histórias, músicas com a temática ambiental.


• Atitudes concretas: plantio de árvores; coleta seletiva de lixo; gincana ecológica; passeio ecológico.


• Envio de questionamento a Câmara Municipal sobre a ação dos vereadores sobre o meio ambiente.


• Conhecer as leis municipais sobre o meio ambiente.


• Entrevistas com os órgãos encarregados que atuam em Caxambu, sobre a questão ambiental.


• Montagens de jogos, como bingos, trilhas, etc...


• Apresentação de peças teatrais com a temática ambiental.


• Reciclagem e reaproveitamento de materiais. (Oficinas de sucata).


• Desenho sobre a questão ambienta ( o real e o ideal).


• Pinturas, modelagens etc...


• Contatos com ONGS que militam na questão ambiental.





Alguns elementos que compõem o meio ambiente:


o Água


o Ar


o Matas


o Clima


o Animais


o Homens


o Cidades


o Terra


o


A ATUAÇÃO DE CADA SEGMENTA DA ESCOLA NO PROJETO MEIO AMBIENTE.


Educação infantil


Construirá com as crianças as primeiras visões em relação ao ambiente colocando-as em contato com a temática, discutindo e produzindo materiais de conscientização e evidenciarão de nossa preocupação e ações em relação a questão ambiental.


Ensino fundamental (1ª a 4ª série)


Ampliará e discutirá com as crianças a questão ambiental partindo de vivências concretas e atitudes prática diante da temática. Produzirá materiais de sensibilização e informação para todos.






ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO.


Nossa exposição terá como intuito montar um painel da questão ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos atingir.


Dessa forma, o ensino fundamental ficará a cargo do levantamento da realidade ambiental em suas vivências e experiências, montando um painel amplo do meio ambiente como ele está.


E a educação infantil, trabalhará com o ideal de planeta que queremos. (Cenário construído com sucata).


Assim, a apresentação será no sentido da realidade até o ideal. Que será através de todas as construções e trabalhos realizados pelos alunos.


E todos os trabalhos deverão ter uma formatação adequada, capricho e um LAY-OUT que chame a atenção dos visitantes, nesse sentida originalidade e criatividade serão super importantes.


Passos para a construção do projeto: (educação infantil e ensino fundamental).


1. Conversa com as crianças sobre o assunto.


2. Levantamento de hipóteses.


3. Pesquisa de dados (pesquisas bibliográficas, entrevistas, palestras)


4. Efetivação das ações concretas das montagens dos materiais.


ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO POR SEGMENTO.


Educação infantil:


As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo, mas fixarão na questão do ambiente ideal (a relação harmoniosa entre homem – ambiente ). O ideal que queremos.


E a partir de sucata montarão cartazes, painéis que resumam e dêem uma visão geral do trabalho realizado.


Ensino fundamental (1ª a 3ª série).


As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo construindo uma visão da relação do homem com a natureza e seu entorno. E enfocarão em elementos que compõem a questão ambiental, para a realização do trabalho. EX: A água em nosso planeta, a fauna e sua extinção; O efeito estufa; O lixo que produzimos etc... Assim, juntamente com os alunos escolherão um tema e o desenvolverá tendo como eixo o entorno imediato (nossa comunidade) e o entorno mais distante (o planeta).


E produzirão materiais para exposição.


Ensino fundamental (5ª a 6ª série)


Todos os professores trabalharão a questão ambiental em sua totalidade, dialogando com todas as áreas de conhecimento, mas dará ênfase a produção de materiais utilizando seus conteúdos específicos:


GEOGRAFIA: Fará a articulação entre a ação do homem no meio ambiente e a transformação do seu entorno, tomando como base a realidade de Caxambu, com a leitura de seu processo de urbanização e a preservação do entorno do Parque das águas, como fonte de desenvolvimento econômico sustentável baseado no turismo. Analisando e refletindo sobre as ações do poder público em relação a preservação da flora local, assim como da criação de alternativas de preservação das águas minerais ou não, como tratamento de esgoto, proteção da mata ciliar etc...


PORTUGUÊS: Elaboração do jornal ecológico, sistematização de todas as informações e conhecimentos elaborados pelos alunos.,


MATEMÁTICA: Análise de dados, baseados nas pesquisas entrevistas e materiais coletados. Resolução de problemas (achar saídas) ,montar jogos, trilhas ,etc...


INGLÊS: Elaborar cartas, documentos para entrar em contato com entidades internacionais que defendem o meio ambiente.


EDUCAÇÃO FÍSICA: Proporcionar vivências de integração do ser humano, com Deus e a natureza.


FILOSOFIA: Refletir sobre o bom, o belo, o verdadeiro tirado da natureza.


INICIAÇÃO A INFORMÁTICA: Acesso as informações, contato com páginas sobre meio ambiente, formatação de trabalhos etc...


EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: Oficina de sucata reaproveitamento de materiais e reciclagem de papel, para confecção de obras de arte.


TEATRO: Montagem de uma pequena esquete com a temática ambiental ( com elaboração de figurino, cenário etc... com reaproveitamento de material ).


HISTÓRIA: Pesquisa e montagem de uma linha histórica sobre a devastação do planeta no tempo; isto é, desde quando a humanidade começou a devastar o planeta e desde quando este processo foi acelerado. Passando pelos processos econômicos que direcionaram o desenvolvimento e a destruição do planeta. Buscar as raízes históricas do processo de devastação de Aracati, falta de proteção das matas etc...). Através de pesquisas, fotografias, entrevistas.


CIÊNCIAS: Pesquisar e discutir a ação do homem como único animal racional que altera, destrói e polui o planeta. Transforma para seu benefício sem se preocupar com as outras espécies ou com os impactos que podem acontecer em relação ao clima, ar, solo e água. Discutir a questão da produção exagerada de lixo, e o seu impacto sobre o planeta, assim como maneiras adequadas de manejo (coleta seletiva, reciclagem). Localizar Caxambu dentre deste processo: como que Caxambu sendo uma pequena cidade no planeta trata seu lixo? Como o poder público trabalha com isso? Porque ainda não montou a usina de triagem para reciclagem de lixo?






Observação


O projeto poderá ser ampliado em sua execução podendo ter contribuições criativas e efetivas de trabalho prazeroso e original.






CRONOGRAMA DE AÇÃO:






RESULTADOS ESPERADOS


"Com a realização do projeto meio ambiente cuidar hoje para garantir o futuro" esperamos atingir nossos objetivos propostos, assim como construir com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro.


Posto isso, esse projeto é um trabalho em que nosso Colégio marca a sua ação dentro do quadro educacional de nossa comunidade, e se firma como uma Escola preocupada com a formação integral e total de nossos alunos.

12 comentários:

  1. PARABÉNS, SÃO INICIATIVAS COMO ESTA QUE POSSIBOILITA REERTEMOS A CULTURA DO DESPERDÍCIO E AUSENCIA DE VISÃO DE SUSTENTABILIDADE...
    É COM OS PEQUENOS QUE OBTEREMOS MAIS VOZ...

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal na escola onde estudo minha professora esta fazendo um trabalho sobre o bom e o ruim do meio ambiente e esta sendo super legal entrevistar pessoas e conhecer um pouco mais sobre esse assunto tao comentado em nosso cotidiano

    ResponderExcluir
  3. Estou procurando projetos sobre educação ambiental para pautar o "próprio projeto da escola " e este vem de encontro com as expectativas que queremos alcançar. Belo trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Gostei muuuuito!
    Socorro Teixeira - Serra da Raiz - Pb

    ResponderExcluir
  5. Projetos como esse, só engrandece a educação! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns é um trabalho muito grandioso!!!!

    ResponderExcluir
  7. tudo de bom estou elaborando o projeto meio ambiente, e esse me deu muitas ideias

    ResponderExcluir
  8. parabéns amei o projeto ,inclusive me deu muita ideia para elaborar o da escola que eu trabalho

    ResponderExcluir
  9. Achei maravilhoso esse projeto. Muito eficaz, aprendi muito com ele.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo projeto, me ajudou muito, estava procurando algumas ideias de como trabalhar a questão ambiental com os meus filhos.

    ResponderExcluir