Apostilas Temáticas

Que felicidade!
Em menos de 3 horas do anúncio já recebemos diversas respostas de interesse e sugestões para novas apostilas.
E também tem gente curiosa para conhecer o formato dela antes de tirar cincão do bolso :D
Quer dar uma espiadinha você também?
Escreva para nosso email: obancodeatividades@gmail.com e coloque no título "Quero conhecer".
Que enviamos uma amostrinha para você também ver como é o conteúdo e o quanto vale a pena você ter!

PROJETO - amados animais


Projeto: AMADOS ANIMAIS

Tema: Os animais

Disciplinas: Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil

Duração: 1 SEMESTRE -

Temas Transversais:Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade

Série: terceiro ano

Professoras:

Escola:

Apresentação do projeto:

Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo.
A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram na roda de conversa.
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.
Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.

Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.
A leitura compartilhada estará voltada para animais e contará com diferentes textos, de autores variados e em gêneros diferenciados o que facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.


Objetivos:

• Definir de diversos animais suas principais características;

• Diferenciar vertebrados e invertebrados;

• Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);

• Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.


Conceitos:

• Comparar diversos tipos de animais através da observação;

• Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;

• Identificar as características específicas de cada grupo de animais;

• Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.

Procedimentos:

• Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;

• Coletar dados por meio de pesquisas e observações;

• Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;

• Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;

• Classificar animais;

• Desenvolver atividades lúdicas;

• Desenvolver atividades matemáticas;

• Montar jogos, tabelas e gráficos;

• Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;

• Estabelecer ordem crescente e decrescente;

• Comparar pesos e medidas;

• Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;

• Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;

• Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;

• Assistir a uma peça teatral;

• Associar escrita de nomes , letras e textos;

• Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;

• Se possível, Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;

Atitudes:

• Preocupar-se com a preservação da natureza;

• Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;

• Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;

• Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);

• Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;

• Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;

• Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;

• Identificar como vivem os animais.

Conteúdos relacionados ao projeto:

Português (linguagem oral e escrita)

Nomes

Letras iniciais de várias nomenclaturas

Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)

Escrita espontânea

Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas

Observação e manuseio de livros

Histórias

Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;

As letras, o alfabeto

Formação de palavras , frase e pequenos textos

Números de letras e sílabas

Ordem alfabética

Interpretação de textos

Letras maiúsculas e minúsculas

Substantivo próprio e comum

Reescrita de textos e músicas

Rimas

Leitura

Observação e relatórios;

Cruzadinha;

Caça- palavras;

Produção de texto;

Dinâmicas de grupo;

Pesquisas;

Leituras informativas;

Músicas;

Poesias;

Listagens;

Leituras diversas;

Fábulas, contos, histórias;

Adivinhações.

Ditado diagnóstico;



Matemática

Quantidades

Cores

Texturas

Espessuras

Tamanho

Altura e comprimento

Peso

Temperatura

Orientação

Conjunto

Formas geométricas;

Espessura e largura

Orientação espaço- tempo

Distância

Numerais associados a quantidade

Numerais( leitura e escrita)

Interpretação de gráficos ou tabelas

Adição

Subtração

Formas geométricas

Situações problemas

Ordem crescente, decrescente

Sucessor e antecessor

Maior e menor

Painéis, tabelas e gráficos;

Uso do tangran



Ciências Naturais e os temas transversais(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.

Moradia(habitat)

Órgãos do sentido

Alimentação

Conservação

A proteção da fauna

Animais em extinção

Partes do corpo

O dia e a noite

Diferenças entre os animais selvagens e domésticos

A família e os bichos de estimação

Locomoção dos animais

Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.

Espécies extintas

Metamorfose

Grupos sociais





Atividades:

Jogos diversos;

Quebra - cabeça;

Calendários;

Seqüência de figuras;

Desenhos dirigidos e espontâneos;

Recorte e colagem;

Dobraduras(origami);

Máscaras, fantoches e dedoches;

Móbiles;

Liga pontos;

Pinturas;

Dramatizações;

Mímicas;



Material didático/ recursos:

• Livros didáticos e paradidáticos;

• CDs/ som

• Televisão/filmes

• Sucatas

• Papéis diversos

• Folhas xerocadas

• Tintas e pincéis

• Lápis coloridos e giz de cera

• Hidrocor

• Máquina fotográfica

• Painéis

• Vídeo

• Revista/ jornais

• Livros de literatura infantil

• Cola

• Tesoura

• Fichas, figuras

Eventos relacionados ao projeto:



¨ Teatro: Peça da Dona Baratinha

-Exposições

¨ Maquetes

¨ Álbum

¨ Livros confeccionados na escola



Apresentações de :

¨ Peças Teatrais

¨ Dedoches

¨ Fantoches

¨ Contando histórias

¨ Músicas

¨ Fotos



Instrumentos de Avaliação:



Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.

Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;

Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;

Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;

Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário