Voltando às aulas

Voltando às aulas

Atualizações- Discos Virtuais

DV LIBRAS - 9 paginas sobre cadeia alimentar já disponível para download.

EDUCAÇÃO INFANTIL - projeto meio ambiente


Projeto: Meio Ambiente


Duração: Outubro

Objetivos:
·       Desenvolver a criatividade
·       Desenvolver a socialização
·       Reconhecer o solo como lugar onde plantamos, andamos, construimos, etc.
·       Reconhecer os diferentes tipos de solo: arenoso, argiloso, com humus
·       Valorizar a água e o ar como fatores de sobrevivencia para o mundo, sem eles nãopoderia existir vida na terra.
·       Conscientização sobre a importância do meio ambiente.
·       Perceber a ligação do homem com a natureza
·       Compreender o ciclo da vida, analisando as fases de crescimento de uma planta e do que elas precisam para se desenvolver

·       Conhecer os diversos tipos de plantas
·       Conhecer os diversos tipos de árvores
·       Aprender as funções específicas de cada uma das partes e a importância das plantas.
·       Conhecer os benefícios que as plantas trazem para o homem em forma de alimentos ricos em vitaminas.
·       Identificar os diferentes tipos de animais
·       Reconhecer os aspectos característicos dos animais
·       Reconhecer animais quanto à sua classificação
·       Entender a metamorfose dos animais
·       Identificar o habitat dos animais
·       Distinguir animais nocivos, domésticos, selvagens, etc.
·       Reconhecer os cuidados que deve-se ter em relação a fervura e filtragem da àgua; esgotos tratados, lixos ( recicláveis), doenças causadas por não tomar esstes cuidados.

Conteúdo:
                                                               A superfície da terra

·       O solo
·       Tipos de solo
·       A água - rios e - mares
·       O ar atmosférico

                                                               Os seres vivos: plantas e animais

·       As plantas
·       As partes das plantas
·       Desenvolvimento da planta
·       As árvores
·       A utilidade e cultivação das plantas
·       Saneamento básico: esgotos, lixo, reciclagem do lixo, as doenças, desmatamentos, poluição sonora, atmosférica, etc.
·       Os animais
·       Os mamíferos, as aves, os répteis, os anfíbios, os peixes.

·       Como nascem os animais?
·       Onde vivem?
·       Como são?
·       Animais em extinção
·       Animais selvagens
·       Animais nocivos ao homem

Estratégia:

                Daremos início ao projeto com uma conversa sobre o solo, ou seja o chão que pisamos. Dizer que o solo é chamado de terra, que ele é formado de minúsculos pedacinhos de rochas e de animais e vegetais mortos. É no solo que plantamos, andamos, etc... É no solo que vivem a maioria dos animais. Alguns animais vivem dentro do solo: as formigas, minhocas. Explicar que o solo é formado por uma mistura de areia, barro, restos de animais, vegetais e pedras.
                Fazer um trabalho com as crianças onde terão que trazer para a sala algum tipo de solo: areia, barro, argila, etc...Faremos desenhos e pinturas.
                 Sobre a água iremos conversar sobre sua importância para a vida na Terra. Sem água não existe plantação, o homem e os animais. Na Terra, a água é encontrada em vários lugares: no mar, nos rios, nas lagoas, nas fontes, etc...Comentar que as pessoas usam a água para beber, cozinhar lavar roupa, pratos, regar plantas, etc... A água que bebemos é limpa, sem cor, de temperatura agradável e que devemos beber apenas água filtrada ou mineral.
                Faremos desenhos, cartazes, pinturas que retratem a importância da água.
                Com relação ao ar, explicar que ele está em todos os lugares e que sem ele não existiria vida na Terra. É no ar que encontramos o oxigênio para respirarmos.
                O ar tem outras utilidades: Quem sabe quais?
- encher pneus de carro, bicicleta
- encher bolas, bexigas
- movimentar os galhos das árvores, movimentar as ondas do mar.
                O vento agradável é chamado de brisa e podemos fazer cata-ventos, empinar pipa, etc. usando uma brisa.

                Os ventos muito fortes são destruidores, derrubam casas e levantam muita poeira.
                Em locais de maior vegetação o ar é mais puro.
                Nas cidades há mais poluição lançada por chaminés, escapamentos de carros.
                Propor experiências com bexigas para mostrar que o ar existe apesar de não vermos ou pegarmos.
                Conversar com os alunos sobre as plantas: Quais as fases de crescimento e o que é necessário para que ela se desenvolva.
                Para isso iremos plantar alguma semente para que possam cuidar e observar seu crescimento. Conheceremos através de figuras a diferença entre um jardim, uma horta e um pomar.
                Conversar e mostrar as partes de uma planta (raiz, caule, folhas, frutos, sementes) reconhecendo a importância da cada parte.
                Fazer desenhos, passeios em locais de muita vegetação.
                Explicaremos aos alunos o tema: Ecologia. O que ele significa e as lutas dos ecologistas em defesa da natureza.
                Fazer com os alunos dois cartazes, onde ilustre a natureza sem a agressão do homem e outro com a natureza destruída.
                Explicar aos alunos que para amenizar este problema é necessário que cada um faça um pouquinho, como: não jogar lixo nas ruas, nos terrenos, plantar árvores e flores, etc.
                Vamos conhecer o nome de árvores frutíferas e algumas flores.
                Faremos dobraduras como: árvores e flores.
                Iremos fazer uma experiência de um jardim portátil, usando cascas de ovo, usar sementes ou mudas de flores.
                Em linguagem faremos cruzadinhas, treino dos nomes das árvores.
                Fazer desenhos, recortes e colagens sobre a natureza.
                Conversar com os alunos sobre os animais.
                Onde veremos que os animais são seres vivos. Eles nascem, crescem, se reproduzem, envelhecem e morrem. Falaremos sobre o nascimento dos animais que alguns nascem do ovo e que ele é chocado até que sua casca se quebre e nasça um lindo filhotinho.
                Outros animais nascem como nós, seres humanos. Formam-se e crescem dentro da barriga da mãe, e depois de um certo tempo, nascem.
                Comentaremos sobre a alimentação dos animais, há animais que se alimentam de plantas, outros de animais mesmo e existe os que comem os dois. Veremos as moradias dos animais onde há alguns que constroem

suas casas. Ex: aranha, abelha. Outros procuram lugares para se proteger, como: os macacos, os esquilos. E outros que cujas casas são construídas pelo homem: cachorro, gato.
                Observaremos as diferenças que existem entre os animais, como: lugar onde vivem, o tamanho, a cobertura, o número de pés, locomoção. Veremos quais são os animais domésticos e os selvagens, os animais úteis e nocivos ao homem.
                Faremos imitações onde a criança reproduzirá o som, a locomoção dos animais.
                Realizaremos desenhos, pinturas, dobraduras, recortes, colagens, sucatas, modelagens, e construíremos um mobile de joaninhas.
                Em linguagem, trabalharemos o texto: Joaninha (rimas), e as músicas: A minha Gatinha Parda, e o Pato; ambos com interpretação da música.
                Em Matemática veremos a quantidade de patas dos animais.
                Confeccionaremos um jogo da memória para cada um com os animais.
                Realizaremos uma visita ao Museu da Água.

Avaliação:

                Será avaliado a criatividade, a participação e o interesse pelas atividades dentro e fora da sala.
                As atividades serão avaliadas para sabermos se houve a compreensão por todos sobre o assunto.
                Encerraremos os projeto com um álbum contendo conversas e ilustrações sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário