ORGANIZAÇÃO DO BLOG

Foi iniciada hoje uma operação de organização do blog. Materiais serão separados, postagens sem link válido serão corrigidas e por isso algumas coisas serão postadas novamente e estarão no inicio do blog com marcação temática para facilitar a busca.
A localização das atividades serão mostradas em video no interior da postagem para facilitar seu acesso e consulta.
E você que ainda não viu vantagem em adquirir o acesso, vai ter a oportunidade de ver mais de perto quanto tempo perdeu buscando materiais por aí que estavam formatados e prontinhos para impressão em nossos discos virtuais.

Projeto Itau Social

Recebi a mensagem da querida amiga Maria do Carmo, passei no site para conferir
e estou recomendando pois tenho certeza que é do seu interesse também.
O Projeto Itau Social está distribuindo kits de livros de leitura infantil gratuitamente.
Basta passar no site, preencher o cadastro e solicitar.
A coleção será entregue na sua casa, sem nenhum custo.
Pode ser solicitada por professores ou pessoas maiores de 18 anos que não estejam ligadas
à area.

http://www.lerfazcrescer.com.br/#/home

Enre no site, clique em peça o seu kit
preencha os dados e em cerca de 20 dias
seu kit estará chegando na tua casa.

Ajude a divulgar!  espalhe a notícia entre suas colegas de trabalho
afinal, oportunidades como essa, merecem nossa propaganda!

Qualquer sugestão nesse sentido, que quiser ver divulgado
pode mandar para meu email: obancodeatividades@hotmail.com

afinal, a união faz a força!

MATERNAL - Projeto Cores e Formas Geométricas

1) Tema: Brincando com Cores e Formas
2) Objeto Detonador: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança

conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que

vive.

3) Justificativa

Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração,

contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e

formas, possibilitando a criança identifica-las.

4) Perfil do grupo

Crianças de dois e três anos de idade, participativas e curiosas em contínuo

processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.

5) Objetivos

- Conceituais:

• Identificar cores e formas.

• Nomear cores e formas.

• Ampliar vocabulário.

Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.

• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.

- Procedimentais:

• Conhecer e nomear cores e formas.

• Aprender a usar as cores.

• Reproduzir cores e formas.

• Ampliar vocabulário.

• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.

• Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de

expressão.

• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura,

da colagem e da construção.

• Ampliar o conhecimento do mundo.

• Desenhar a partir do que foi observado.

- Atitudinais:

• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.

• Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.

• Deleitar-se no momento de desenhar.

• Apreciar as artes visuais.

• Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.

6) Janelas:

• Linguagem oral e escrita.

• Artes visuais.

• Natureza e sociedade.

• Matemática.

• Movimento.

• Música.

7) Etapas

- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e

interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre

as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).

- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando

suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico

(a cor da roupa da criança, etc.).

- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em

recipiente transparente para que observem o resultado.

- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir

que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:

Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais

suas cores?, Etc.

- Ouvir a música arco íris (Xuxa)

- Registrar com guache de cores variado o que mais chamou atenção da criança

na música;

- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;

- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;

- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.

- Registrar a cor vermelha: pintar com guache o coração.

- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas.

- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.

- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.

- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar

as cores novas que descobriu;

- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;

- Brincar com massinha nas cores do arco íris;

- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando

mistura de cores de tinta guache com buchinha.

- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos

(peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem

de peixinhos feitos com furador.

- Organizar um aquário na sala com um peixinho;

- Escolher um nome para o peixinho;

- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e

como proceder;

- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.

- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;

- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que

a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;

- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho

para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa

Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela.

- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as

crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem

esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;

- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem,

identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas

geométricas usadas;

- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e

cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os

colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos

cantinhos.

- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma

deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas

crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;

- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guache o quadrado

apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.

- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha

e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.

- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um

caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.

- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos

coloridos;

- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma

pinte como quiser.

- Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira.

Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários

amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo. Montar

um mosaico da bandeira.

- Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol.

- Realizar brincadeira no salão: usar um grande lençol e várias bolinhas

coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em cima do lençol

e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e

propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão.

Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor

para guardar.

- Trabalho de registro montando mosaico com as cores das bolinhas.

- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculo

azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadrado

vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...

8) Avaliação

• Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de

etapas.

9)Duração

• Aproximadamente dois meses junto com outras atividades trabalhadas também, ou seja, esse projeto NÃO deve ser trabalhado isoladamente !

MATEMÁTICA - cálculo mental sobre medidas



EDUCAÇÃO INFANTIL - observação do ambiente

 Peça aos alunos que observem o céu à noite e, com a ajuda dos pais ou outro adulto, preencham um relatório assim:
Para concluir a atividade,faça algumas perguntas:
.O que vocês acharam de fazer essa observação?
.Alguma coisa atrapalhou a observação (por exemplo, luzes da cidade, chuva, falta de um instrumento, como telescópio, frio da noite, nuvens, poluição).

Proponha aos alunos que observem e descrevam o dia neste momento.
Algumas perguntas que voce pode fazer;
.O dia está nublado ou não?
.Será que vai chover?
.Como podemos saber isso?
.Está fazendo frio ou calor?
.Está ventando?
.Como podemos saber se está ventando?

Proponha uma experimentação para que os alunos observem o arco-íris. No pátio da escola, em um dia de sol, lance um jato de água com a mangueira, na direção do Sol.Vocês verão um arco-iris.

Uma experiencia com gelo permite perceber a ação do calor do Sol.
Deixe um pedaço de gelo dentro de um copo sob o sol e outro na sombra. Os alunos observarão qual derrete primeiro.
pergunte aos alunos:
.O que sentimos quando ficamos no sol?
.Além do gelo, o que mais derrete ou amolece se ficar no sol?
Exemplos: sorvete, chocolate, gelatina, algodão-doce.



EDUCAÇÃO

Qualifique-se e Trabalhe em Casa



Uma Reportagem exibida no Jornal Nacional, da Rede Globo, chamou a atenção para o crescimento do número de Empresas que contratam funcionários para trabalhar em casa.

Segundo a reportagem, “A vantagem de trabalhar em casa é que você economiza tempo de trânsito e a sua qualidade de vida aumenta muito, você pode estar próximo da sua faMília num ambiente mais aconchegante”
“Em três anos, o número de brasileiros trabalhando em casa com carteira assinada quase dobrou. (…) o total de empregados em domicílio já passa de 200 mil.”, completa a reportagem.
A maioria das vagas para Trabalhar em Casa está na área de Telemarketing, porém outras como Informática, Administração, Contabilidade, Recursos Humanos e Professores em geral também estão com demanda crescente.
O Cursos 24 Horas encaminha seus alunos para vagas de empregos na área dos cursos. “Todos os meses recebemos contatos de diversas empresas solicitando indicações de alunos para possível contratação”, afirma Luiz Campos, diretor do Cursos 24 Horas.
Aproveite esta oportunidade de qualificar-se com Cursos Online de Qualidade nas mais diversas áreas e encaminhe seu currículo para empresas que optam pelo trabalho em casa.
Todos os nossos Cursos são 100% Online e contam com apostilas, apoio de professor e certificado de conclusão enviado pelos correios. São cursos completos a partir de apenas R$ 20,00. Veja a lista de cursos no banner acima da pagina.



EDUCAÇÃO - Distúrbios de aprendizagem



Quando alguém apresenta dificuldades para ler, escrever, se concentrar e/ou aprender, suas oportunidades de sucesso na escola e na vida são diminuídas. É comum que essas dificuldades sejam associadas a uma menor capacidade intelectual, porém o problema real pode ser algum Distúrbio de Aprendizagem.
Os Distúrbios de Aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta, eles geram dificuldades que são percebidas na escola e na vida das pessoas portadoras desses distúrbios.
Neste curso você conhecerá as Dificuldades e os Distúrbios de Aprendizagem, aprenderá suas causas, como detectá-los e tratá-los, além de conhecer qual deve ser o papel dos Pais, Professores e da Escola no tratamento dos distúrbios.
Aprenda como identificar, lidar e tratar os Distúrbios:
Dislexia


Disgrafia


Disortografia


Afasia


Disartria


Discalculia


Acalculia


Apraxia


Dispraxia


Gagueira


Déficit de atenção


TDAH

Saiba também como lidar e tratar as Dificuldades de Aprendizagem, como Autismo, Síndrome de Asperger, Síndrome de Down e Deficiência Mental.
Aprenda tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, com um tutor virtual, exemplos e exercícios. Você também pode baixar as apostilas do curso para arquivar e/ou imprimir. Ao final, receba o seu Certificado de Conclusão em casa, sem custo adicional.

Carga horaria: 60 horas
Excelente certificado para apresentação em Prova de Títulos
Extremamente indicado para estudantes de Pedagogia e outras áreas relacionadas à Educação
Você estuda em casa, não precisa programar tempo maior para transporte e deslocamento até local do curso, pois tudo é feito pelo seu computador, além de não ter mais gastos adicionais com transporte. Muitas vezes sair de casa com chuva, frio, para se especializar.
Baixissimo valor se comparado ao beneficio.
Vale muito a pena começar hoje mesmo!!!!
Entre no link abaixo e cadastre-se já!!!!
Aproveite também as facilidades de pagamento!


http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao23938&id=24249&url=cursos/disturbios-de-aprendizagem