ORGANIZAÇÃO DO BLOG

Foi iniciada hoje uma operação de organização do blog. Materiais serão separados, postagens sem link válido serão corrigidas e por isso algumas coisas serão postadas novamente e estarão no inicio do blog com marcação temática para facilitar a busca.
A localização das atividades serão mostradas em video no interior da postagem para facilitar seu acesso e consulta.
E você que ainda não viu vantagem em adquirir o acesso, vai ter a oportunidade de ver mais de perto quanto tempo perdeu buscando materiais por aí que estavam formatados e prontinhos para impressão em nossos discos virtuais.

Páscoa- produção de texto simples

Produção de texto bem simples para essa semana de Páscoa onde já se está havendo tantas comemorações na escola e não se terá tanto tempo de trabalho efetivo com os conteudos programáticos:

Texto Uma historia de Pascoa

Uma história de Páscoa
Narrador – Quando vai chegando a Páscoa, as crianças vão pensando em ovos de chocolate, bombons...
Grupo de crianças faz uma rodinha falando: Queremos ovinhos! Queremos ovinhos!
Narrador – Mas o que ninguém sabe é que os coelhinhos começam a pensar em cenouras coloridas, nessa época.
Grupo de coelhos pulando: Queremos cenoura! Queremos cenoura!
Narrador – Joãozinho era um menino muito esperto e vivia perguntando ao papai:

Joãozinho – Eu vou ganhar muitos ovinhos?

Papai – Claro que sim, Joãozinho.
Narrador – E lá no fundo do bosque o coelho Dudu também vivia perguntando ao papai.

Dudu – Eu vou ganhar muitas cenourinhas?

Papai coelho – Claro que sim, Dudu.
Narrador – No domingo de Páscoa Joãozinho pulou da cama bem cedo, escovou os dentes, tomou café da manhã e rapidinho foi para o jardim procurar os ovos de chocolate que o coelhinho trouxe para ele. Procurou, procurou, procurou e não achou nada.
Enquanto isso, lá no bosque, Dudu também acordou bem cedo, se espreguiçou, escovou seus dentes de coelho, tomou seu café da manhã e foi procurar as cenourinhas que o menino de Páscoa havia deixado pra ele. Procurou, procurou, procurou e nada. Até que de repente os dois se encontraram. E ficaram muito felizes. O menino corria pelo jardim atrás do coelho e o coelho corria no jardim atrás do menino. Os dois se abraçaram e o menino disse:
Joãozinho – Bom dia coelho!

Dudu – Bom dia menino!

Narrador – O menino perguntou pro coelho:

Joãozinho – Ué, você não trouxe os ovos?

Narrador – E o coelho falou pro menino:

Dudu – Ué, você não trouxe as cenouras?
Narrador – E os dois ficaram tristes, indo cada um pra sua casa. Joãozinho chegou em casa, sentou-se no chão e ficou pensativo. Seu pai, vendo aquela tristeza, perguntou:

Papai – O que aconteceu?

Narrador – E o menino contou tudo o que tinha acontecido e no final falou assim:

Joãozinho – Eu fiquei com pena do coelhinho. Ele queria umas cenouras coloridas.

Papai – Vamos dar um jeito.

Narrador – Enquanto isso na casa do Dudu, o papai coelho queria saber porque ele estava triste. Dudu contou tudo o que aconteceu para o papai e falou assim:

Dudu – Eu fiquei com pena do menino. Ele queria uns ovinhos de chocolate.

Papai coelho – Vamos dar um jeito.
Então os papais voltaram com cestas cheias. O do Joãozinho voltou com uma cesta cheia de cenouras coloridas e o do Dudu com uma cesta cheia de ovos de chocolate. Joãozinho foi até o jardim e começou a esconder os ovinhos. Tudo com muito cuidado para o coelhinho não ver. Ia ser uma surpresa. Do outro lado do jardim, Dudu escondia os ovos de chocolate, também com muito cuidado para o menino não ver. Ia ser uma surpresa. Eles voltavam pra casa um pouco alegres e um pouco tristes. Um pouco tristes porque não ganharam nada e um pouco alegres porque iam fazer um amigo feliz.. E foi no caminho de volta que viram algo diferente. Primeiro o Joãozinho encontrou.
Joãozinho – Oba! Ovos de chocolate!!
Narrador – Depois foi o Dudu.
Dudu – Oba! Cenourinhas coloridas!
Narrador – Os dois ficaram muito felizes e tiveram uma excelente Páscoa.

Páscoa - modelo de cesta

Eu comprei essa cestinha de Páscoa hoje, achei super interessante e estou postando as fotos aqui.
Assim que possível, postarei os moldes:






A cesta é feita em EVA com base sextavada branca e seis coelhos coloridos que se encaixam nas mãos e pés. Eu particularmente achei uma gracinha e original. Bem diferente de tudo que já tinha visto!

STC - uma segunda fonte de renda

Você já pensou em ter uma segunda fonte de renda?
Um dinheirinho extra para planejar uma viagem para algum lugar que você sempre sonhou, cujos planos nunca sairam da sua cabeça?
Trocar de carro?
Comprar um bem de consumo que tem muita vontade, mas que seu salário atual ainda não permitiu?
Ou um rendimento extra que lhe permita uma vida mais confortável?
Ou mesmo contar com um dinheiro a mais na conta bancária como reserva para qualquer eventualidade?
Esse é o objetivo de um trabalho em Marketing Multinivel: lhe garantir beneficios que sua atual situação financeira e emprecatícia não permite!
Com o STC você pode!

Não estou te propondo que você deixe seu trabalho,abandone o seu diploma e dedique-se à uma nova atividade.
Pelo contrário, te convido à participar de um sistema onde você pode trabalhar em suas horas vagas, quantos dias e quantas horas quiser por semana, com o objetivo de divulgar a empresa e formar uma rede de negócios.
Você pode também dedicar-se à comercializar o produto da empresa e assim, adquirir uma renda com ele.
Esse é o trabalho do STC!
Você pode trabalhar de dentro de sua casa, produzindo malas diretas, ou mesmo usando a internet para conversar com outras pessoas que tenham  interesse em também ter um rendimento extra  e convidá-las para também desenvolver essa atividade!
Será que voce nao conhece alguem que também gostaria de ter uma vida mais confortável?
Que tal divulgar sua oportunidade nao só para seus conhecidos como para pessoas do Brasil todo?
Os investimentos iniciais são baixos, a empresa é idônea e você, que já possui a sua renda fixa pode desenvolver essa atividade paralelamente ao seu trabalho,sem a pressão e o stress causados pelas atividades educacionais ou por qualquer outro emprego.
Eu estou trabalhando e te garanto que vale a pena!
Quer saber mais?
Visite meu blog que criei especialmente para tratar de assuntos relacionados ao STC:

http://stcspace.blogspot.com 

e saiba mais sobre essa excelente oportunidade de negócios que pode mudar a sua vida, como têm mudado a vida de milhares de pessoas Brasil a fora.

Eu tambem tenho trabalhado com outra empresa de Marketing Multinivel: a FR Promotora!
Ela também possui uma excelente plataforma, baixo investimento inicial (apenas  25 reais), facilidade para entrar (ativação até no mesmo dia) e ótimos ganhos.
Saiba mais sobre ela através de meu link:

http://frpromotora.com/juliana4446

e qualquer duvida, atendo  on line no MSN:
obancodeatividades@hotmail.com

Abraços e tenho certeza que um desses dois negocios estará dentro de suas possibilidades!


Páscoa- texto informativo para professores

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.


Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.



Assim se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas:



A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!




Vamos ver agora como surgiu o chocolate...

Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.

Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.

Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.

Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.



E o coelho?

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!



Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.

Para os curiosos, olha aí as datas da Páscoa até o ano de 2010:



2000 - 23 de abril

2001 - 15 de abril

2002 - 31 de março

2003 - 20 de abril

2004 - 11 de abril

2005 - 27 de março

2006 - 16 de abril

2007 - 08 de abril

2008 - 23 de março

2009 - 12 de abril

2010 - 04 de abril


Pesquisando no blog

O nosso espaço já possui um acervo considerável. Porém a cada dia, uma nova postagem, de um assunto diferente é que compõe todo o nosso acervo que já conta com mais de 500 postagens.
Os marcadores e pesquisa neles, ajuda muito na hora de encontrar o que procura, porém, muitas vezes, a marcação não é suficiente para atender à sua necessidade.
É nesta hora que voce deve utilizar o campo pesquisa para tentar localizar o que procura:


Basta digitar o que procura, de preferencia com palavras-chaves, por exemplo, ao querer saber o que o acervo possui de Páscoa, digite apenas a palavra Páscoa, e entao na tela inicial aparecerão todas as postagens que possuam essa palavra no título, e ficará mais facil para que voce descubra o que está procurando.


Dica de video - Baby Einstein

Indicação - bebês principalmente a partir de um ano de idade.


O potencial de seu bebê é imenso. Baby Einstein™ é adorado por bebês e tem a confiança dos pais para ajudar a estimular e atrair seus filhos pequenos.


Os produtos são desenvolvidos especialmente para crianças pequenas e fornecem maneiras divertidas para estimular pais, parentes e pessoas próximas a enriquecerem e apoiarem as brincadeiras diárias.
Indico para pais e professores de crianças na faixa etária especificada. Eu particularmente estou adquirindo aos poucos a coleção para a minha filha.
A coleção tem 13 dvd's que tratam de assuntos diversos:
.poesia
.musica classica
.animais da vizinhança
.animais selvagens
e muitos outros assuntos interessantes. Vale a pena conferir e conhecer!

Dica de filme-Deu a louca na Branca de Neve

Indicação: alunos de quarto e quinto ano.

Ótima dica para professores de quarto e principalmente quinto ano em diante.
O filme apresenta uma Branca de Neve adolescente, que perdeu a mãe mas só quer se divertir com os amigos! Passa a noite nas baladas e não se preocupa com os camponeses de seu reino como fazia sua mãe. Seu pai, o rei, procura então uma esposa, para ser a nova mãe da mocinha e ajudá-la a amadurecer.
A nova pretendente, era então a bruxa que via em Branca de Neve, uma ameaça aos seus planos de poder.
O enredo dá abertura para discussão posterior em sala de aula sobre o comportamento de Branca de Neve e suas amigas, o exemplo materno e a solidariedade com o próximo.
Vale a pena se programar e assistir esse filme com seus alunos, que além de divertido trará ótimas lições! Para quem tem conhecimentos de gravação, há sites que oferecem o filme para download gratuito,
ou então, procure em sua locadora!

Desenhos para colorir- Páscoa

Desenhos em documentos de word, prontinhos para impressão tamanho folha A4 inteira.
Baixe no link ao final da postagem:






Historia para leitura - A fábrica de ovos de Páscoa

A FÁBRICA DE OVOS DE PÁSCOA


Quando bateu meio-dia no relógio da fábrica de chocolate, os coelhos pararam o trabalho. Era hora do almoço. Foram todos para o refeitório comentando sobre a produção de ovos. Um dizia que estava atrasada, outro achava que estava até adiantada e que os ovos seriam entregue antes da data marcada.



Depois do almoço retornaram ao trabalho. Religaram as máquinas e a principal, um tacho enorme que distribuía o chocolate derretido pelas fôrmas, não funcionou. Foi um alvoroço. E agora? Chamaram o coelho mecânico para reparar o defeito. Ele chegou e, com os óculos na ponta do nariz, franziu as sobrancelhas e fez “hum...hum”.



- Qual é o defeito? Perguntou o coelho Záz-Trás, chefe da fábrica.



- Quebrou a peça que faz girar o tacho e não temos outra no almoxarifado para substituí-la. – respondeu o mecânico.



- Então a entrega dos ovos de páscoa será atrasada. Isso não pode acontecer. Meu Deus! Que decepção para as crianças! – dizia, andando pra lá e pra cá, o coelho chefe.



A notícia se espalhou pelo mundo dos bichos. Todos correram até a fábrica para oferecer ajuda. Outra peça, para fazer o tacho funcionar, só depois da Páscoa. Os bichos se reuniram para, juntos, encontrarem a solução do problema.



- Que tal escolher os bichos mais fortes para fazer girar o tacho gigante? – propôs o macaco Lelé.



- É mesmo! Boa idéia, Lelé! – exclamou uma coruja pousada no galho da árvore sob a qual a reunião acontecia. E continuando ela disse:



- Vejam, esses bichos fortes farão o trabalho da peça danificada. Será um pouco mais lento, mas é melhor que ficar todo mundo parado. Concordam?



- Aprovado, Sarita! Você é uma coruja muito sábia. – disse o coelho Zás-trás, andando pra lá e pra cá com as duas patinhas da frente nos bolsos do macacão.



- E que bichos são esses? – perguntou a avestruz Maricota, pondo as asas na cintura e abanando o rabo.



- Ora, bolas! Os elefantes! Quem mais poderia ser? – era o leão Jubinha quem falava com sua voz de trovão.



A proposta foi posta em votação sendo aprovada por unanimidade. Quem iria falar com o rei dos elefantes? E se era para falar com um rei, que tal um outro rei? E os bichos elegeram Jubinha o seu representante. O leão, acompanhado do seu exército, partiu para o território dos elefantes. Eles não podiam parar nem para comer senão a Páscoa ficaria sem os tradicionais ovos de chocolate.



Chegaram com o sol se escondendo no horizonte para dar lugar às estrelas e lua cheia.



- Quem vem lá? – perguntou o elefante vigia dos portões do reino dos elefantes.



- É Jubinha, o rei dos leões. Preciso falar com o rei Trombino! É um assunto urgente. – respondeu o leão rei.



O vigia deixou seu posto e sumiu na escuridão. Minutos depois ele voltou e abriu o portão mandando que Jubinha entrasse com sua comitiva, acompanhando-os até a presença do enorme elefante marrom com uma coroa de marfim na cabeça.



- Que traz aqui o meu amigo rei Jubinha das terras dos leões vermelhos? – perguntou alegre o rei Trombino.



- Majestade, um sério problema está acontecendo e os coelhos estão precisando da nossa ajuda. Da ajuda de todos. Por isso eu estou aqui.



E relatou o problema ao rei Trombino, sentado no enorme trono de ouro e marfim. Depois que Jubinha terminou de falar, o rei deu a ordem:



- Que se apresente o general das tropas terrestres!

E apareceu um elefante fortíssimo com as presas de marfim brilhantes curvadas para dentro. Tinha, realmente, um porte de general de potente exército.



- Meu caro general Eléfa, quero que escolha os melhores dos melhores soldados da tropa para uma missão importantíssima. – ordenou o rei Trombino.



- Majestade, que missão é esta? – perguntou curioso o general.



- Vamos ajudar a salvar a Páscoa das crianças. – respondeu o rei contando tudo ao general Eléfa.



Feita a escolha dos soldados, partiram para a fábrica de ovos lá no coração da floresta de chocolate. Chegaram e logo em seguida pegaram no trabalho pesado. Ninguém reclamava. Os outros bichos se revezavam entre embalar e colocar nas caixas a produção de ovos.



Os coelhos não sabiam como agradecer aos companheiros tanta solidariedade. Mas eles sabiam que cada ovo representava um ato de amor dos bichos pela raça humana.



- Ora, deixem os agradecimentos para as crianças. Aqueles sorrisos e aqueles gritinhos são as gratificações que esperamos. Nós estamos muito felizes em poder ajudar.Poder fazer a nossa parte neste nosso mundinho. Embora sejamos bichos imaginários e ainda por cima de chocolate, temos sentimentos. – disse o general Eléfa piscando o olho para Jubinha e, aproveitando a saída da fôrma de um ovo de bom tamanho, pegou-o com a tromba e, glub..., o engoliu rapidamente.



- E assim foi salva, naquele ano, a Páscoa das crianças pelos bichos que pensavam como gente e tinham atitudes de gente.



- Vovó, então esta história aconteceu na floresta de chocolate? – perguntou o menino para a sua avó.



- Sim, meu filho! Na páscoa tudo é de chocolate, até as histórias. – respondeu sorrindo a vovó que terminou a narrativa dizendo:



- Feliz Páscoa a todos e, em especial, para as crianças. Que elas cresçam felizes e solidárias como os bichos desta história e, como eles, façam a sua parte no mundo para que ele seja melhor. Que elas saibam que estão nos planos de Deus para fazer da Terra um paraíso.
Maria Hilda de Jesus Alão



Dramatização - A Páscoa do coelhinho cinza

A Páscoa do Coelhinho Cinza


(Qual é o Verdadeiro Significado da Páscoa?)

Personagens: Coelhinho Cinza,Vovô Coelho,Comissão da páscoa (três coelhos)

Cena 1

Vovô Coelho e Coelhinho Cinza estão brincando num canto. Coelhinho Cinza tenta responder as adivinhações feitas pelo Vovô Coelho.

Coelhinho Cinza

Mais uma Vovô! Diz mais uma!

Vovô Coelho

Deixa eu ver se eu me lembro... Na minha idade a memória não ajuda... Ah, já sei! O que é, o que é: tem orelha de Coelho, rabo de coelho e não é coelho?

Coelhinho Cinza

Ah, Vovô, essa é fácil! O que tem orelha de coelho, rabo de coelho e não é um coelho? Todo mundo sabe essa!

Vovô Coelho

Ah, Coelhinho Cinza! Você sabe mesmo?

Coelhinho Cinza

(Perguntando para a platéia) Vocês sabem essa? O que tem orelha de coelho, rabo de coelho e não é um coelho? (Espera a resposta da platéia por um tempo e depois fala para o avô e para a platéia) É... uma coelha!

Vovô Coelho

Ah, Coelhinho Cinza! Você é muito esperto! Um dia vai ser um "Coelho da Páscoa"!

Coelhinho Cinza

Pergunta outra vovô!

Vovô Coelho

Essa eu quero ver: O que é, o que é: o que está no meio do ovo?

Coelhinho Cinza

(Fala para a platéia) Alguém sabe essa? (Espera a resposta da platéia por um tempo)... é a letra "v"!

Vovô Coelho

Muito bem, muito bem!

Vovô Coelho e Coelhinho Cinza podem fazer novas perguntas à platéia, "adivinhas" relacionadas a coelhos ou ovos ou páscoa.

Coelhinho Cinza

Vovô Coelho, será que eles vão me selecionar para o teste de "Coelho da Páscoa"?

Vovô Coelho

Claro, a qualquer momento vão bater à porta e vão chamar você!

Coelhinho Cinza

Verdade?

Vovô Coelho

Claro!

A campainha toca ou batem a porta, Vovô Coelho vai atender

Coelhinho Cinza

Ai, que aflição! Será que é a carta me convocando para o teste de "Coelho da Páscoa"?

Vovô Coelho volta com uma carta na mão

Vovô Coelho

Carta para o Sr. Coelhinho Cinza, urgente!

Coelhinho Cinza

Meu nome é "Coelhinho Cinza", e não "Coelhinho Cinza Urgente"!

Vovô Coelho

Ah, ah, ah! Esse meu neto!

Coelhinho Cinza

Leia para mim, vovô!

Vovô Coelho abre a carta e lê.

Vovô Coelho

(Lendo a carta) Prezado Coelhinho Cinza: você foi pré-selecionado para o teste de "Coelho da Páscoa" deste ano. Esta tarefa é muito importante e para ser escolhido precisa realizar um teste e responder qual é o verdadeiro significado da Páscoa para você. Compareça à comissão de Páscoa para realizar o teste e, quem sabe, ser aprovado. Boa sorte!

Coelhinho Cinza

Puxa vida! Como vou responder isso! Eu não sei o verdadeiro significado da Páscoa!

Vovô Coelho

Você vai ter de pesquisar e estudar sobre esse assunto!

Coelhinho Cinza

O que é "pesquisar"?

Vovô Coelho

Ora, é procurar as respostas ao que se quer saber!

Coelhinho Cinza

Procurar? Onde?

Vovô Coelho

Em todo lugar! Depende da pesquisa: pode ser em livros, pode ser em jornais, revistas ou ouvindo um programa no rádio ou na televisão... Até na Internet! Pode ser entrevistando quem conhece o assunto, por exemplo...

Coelhinho Cinza

Então vou pesquisar! Tchau, Vovô Coelho!

Coelhinho Cinza abraça o avô e sai correndo.



Coelhinho Cinza (sai correndo.Vou pesquisar na biblioteca! Tchau!

pega um dicionário e pesquisa)



Está na hora de encontrar a comissão de Páscoa e eu ainda não sei o verdadeiro significado! Aqui diz várias coisas, olhem só: (pega o livro e lê) 1- Antigamente, a Páscoa tinha o significado de libertação; 2- Páscoa, na língua hebraica é "pessach", que significa "passagem"; 3 - Festa em que se distribuem ovos. 4- Ressureição de Jesus Cristo; 5- Também, antigamente, a festa teve sua origem na volta da Primavera... 6-...

Coelhinho Cinza

Puxa! (Vira-se para a platéia e pergunta um a um a quantos espectadores quiser, alunos, colegas, professores) Qual é o verdadeiro significado da Páscoa para você?

Entram os coelhos da "Comissão de Páscoa", são 3 coelhos ao todo, O Coelho Sábio, Coelha Rosa e Coelho Azul.

Coelho Sábio

Você é o Coelhinho Cinza, não é?

Coelhinho Cinza

Sim, vim preparado para o teste, mas...

Coelho Sábio

Eu sou o Coelho Sábio, Esta é a Coelha Rosa e este é o Coelho Azul.

Todos cumprimentam Coelhinho Cinza com aperto de mãos

Coelhinho Cinza

(Começa a chorar) Eu... eu não sei a resposta, não vou poder fazer o teste!

Eles confortam Coelhinho Cinza.

Coelha Rosa

Calma! Não se preocupe, só viemos entregar uma coisa a você!

Coelho Azul

Queremos dar uma chave para você!

Coelho Sábio

Com essa chave, você aprenderá muito!

Coelhinho Cinza

(Parando de chorar) Eu... eu vou conseguir descobrir a resposta com essa chave? É uma chave mágica?

Coelha Rosa

Não! É apenas a chave do depósito de ovos de páscoa! Viemos entregar a você! Cada um de nós da comissão recolhe os ovos e guarda eles em uma caixa de cada cor no depósito de ovos de páscoa.

Coelho Azul

Todo "Coelho de Páscoa" deve mostrar que é responsável e capaz de guardar os ovos da Páscoa!

Coelho Sábio

Com essa chave, você será responsável pelos ovos de Páscoa de todo mundo! Se mostrar que pode cuidar deles, estará pronto para responder o teste sobre o verdadeiro significado da Páscoa!

Coelhinho Cinza

E se eu não consegui descobrir? Eu sou o primeiro coelho de cor cinza a fazer o teste!

Coelha Rosa

Não se preocupe, quando for o momento certo, você vai saber a resposta!

Coelho Azul

Todos nós já passamos por isso!

Coelho Sábio

Você vai conseguir, não se preocupe!

Todos os coelhos saem, Coelhinho Cinza fica só. Olha para a chave pensativamente.

Coelhinho Cinza

(Preocupado) Puxa, quanta responsabilidade! Espero que nada aconteça com os ovos, ou eu vou perder minha chance de ser um "Coelhinho da Páscoa"!

Coelhinho Cinza permanece em cena com a chave ( Se houver alguma música suave para colocar na apresentação deste texto, este é um bom momento).

Coelhinho Cinza

Eu quero me tornar um "Coelhinho da Páscoa"! Melhor é eu ir cuidar dos ovos, ver se eles estão bem guardados.

A comissão de Páscoa (Coelha Rosa, Coelho Azul e Coelho Sábio) entram correndo e gritando.

Comissão de Páscoa

Os ovos desapareceram! Os ovos desapareceram!

Coelho Cinza

Não fui eu que perdi os ovos! Eu nem cheguei perto do depósito! Ah, não! Eu devia ter ido lá, cuidar deles, e agora tudo está perdido! Eu era o responsável pelos ovos! (começa a chorar) A páscoa de todo mundo está perdida! Tudo culpa minha! Só porque eu sou diferente, sou um coelho de cor cinza tudo é diferente para mim!

Coelhinho Cinza sai correndo.

Comissão de Páscoa

Espere, Coelhinho Cinza! Não fuja!

Coelho Sábio

Vamos atrás dele! Precisamos interrogar aquele coelhinho!

Todos saem de cena.

Vovô Coelho entra em cena, tranqüilo. Logo depois Coelhinho Cinza entra em cena correndo.

Coelhinho Cinza

Vovô! Vovô! Socorro! Os ovos sumiram! Eu deixei os ovos sumirem!

Vovô Coelho

O que foi, meu neto? O que está acontecendo? Por que você está tão nervoso?

Coelhinho Cinza

A comissão... Eles... me deram uma chave... Os ovos sumiram! Eu deixei os ovos sumirem!

Vovô Coelho

Espere, explique isso direito... Você fez alguma coisa errada?

Coelhinho Cinza

(furioso) Não, mas eu sou um coelho cinza! Um coelho cinza não pode ser "Coelho da Páscoa"! Estou com muita raiva! Quero acabar com tudo se os ovos aparecessem agora eu mesmo sumiria com eles!

Vovô Coelho

Vamos com calma. Não diga bobagens, você é um ótimo coelho e a cor do pelo não é motivo para ficar se menosprezando. Você é muito responsável, você sempre cuida de mim! Além disso é muito inteligente, vai descobrir o que aconteceu com os ovos! Você deve ser como sempre foi, não deixe a tristeza e a raiva invadirem seu coração. Você é um bom coelhinho!

Coelhinho Cinza

Acha mesmo?

Vovô Coelho

Você fugiu deles?

Coelhinho Cinza

Fiquei com medo que eles pensassem que eu era o culpado de tudo... porque eu sou diferente dos outros coelhos.

Vovô Coelho

Não se preocupe, tudo vai se resolver. Vamos procurar a Comissão de Páscoa e descobrir o que aconteceu. Os ovos não podem sumir, só eles têm a chave, além de você. Vamos procurar a Comissão... e explicar-lhes que …A comemoração da Páscoa remonta das antigas festas de final do frio e escuro inverno e chegada da primavera. Em que isto poderia estar relacionado com o verdadeiro significado da Páscoa e o sumiço dos ovos?

Coelho Cinza

A Páscoa ainda é uma festa, esta é a relação, mas, para mim, pessoalmente, o fato de ser apenas um Coelhinho Cinza e poder passar a ser o "Coelho da Páscoa", também está relacionado com a passagem da escuridão para a luz, do crescimento de flores, de plantas brotando... isto tudo está relacionado ao meu crescimento, também, portanto não peguei ovos nenhum!

Comissão da páscoa

Que linda resposta! Mas confesso que eu já esperava por ela! Confio totalmente em sua capacidade para ser um "Coelho da Páscoa"!

Coelhinho Cinza

Obrigado!

A Páscoa, para os cristãos, está ligada a ressurreição de Jesus Cristo. O que isto significa para você?

Coelhinho Cinza

Eu estava indo para o caminho errado, meu coração estava no frio e na escuridão. Percebo que no meu coração, fui, por alguns instantes, mau e quis ser vingativo e acabar com tudo. Ao libertar meu coração do medo, da dor e da mágoa, fiz renascer em mim a fé e a bondade que deve mover todas as pessoas. É assim que eu vejo o significado da Páscoa para mim: o renascimento de um Coelhinho Cinza para o bem!

Coelhinho Cinza

Esperem, não acabei! Não foi só isso: descobri novos significados! Também descobri que tenho muitos amigos e a família que podem me ajudar e que a Páscoa pode ter o significado de reencontro! E descobri também que adoro dar presentes e que a Páscoa pode significar bondade! Reencontro, Amizade, Bondade, Renascimento, Passagem... cada vez descubro novos significados para mim!

Comissão da Páscoa

Parabéns! Mas, para você... qual é o verdadeiro significado?

Coelhinho Cinza

Tudo isso significa que... que... Significa que todos os significados são verdadeiros! Mesmo que isso inclua a alegria de dividir ovos de chocolate entre as crianças!

Todos

Viva o Coelhinho Cinza! Viva o "Coelho da Páscoa"!

Todos começam a cantar uma canção de páscoa

Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim, um ovo, dois ovos, três ovos assim…

Autor Victor Sant'Anna Textos

Retirado da Internet

Artes-Páscoa - carinha de coelho e copinho decorado

Atividades artísticas para a Páscoa:
*copinho decorado para balinhas e jujubas
*carinha de coelho para pirulito
*desenho para colorir em documento de word, folha inteira
*musicas de Páscoa
*sete erros


Projeto Páscoa e culinaria




Tema: Culinária: Usando receitas e rótulos na sala de aula
Objetivos:
- Levar o aluno a conhecer e explorar os rótulos dos produtos utilizados na receita, observando a data de validade, a importância do código de barras, o nome do produto, a conservação depois de aberto ou mesmo que fechado, o peso, o símbolo de reciclagem;
- Apresentar as medidas de capacidade, que serão importantes na utilização de qualquer receita. Fazer comparações entre diferentes produtos;

- Trabalhar a nota fiscal, tendo em vista que às vezes não vem o preço dos produtos nas embalagens. Aproveitando para levar os alunos a vivenciarem um novo texto.( Em toda nota fiscal consta o nome da loja, endereço, os preços dos produtos comprados, etc. )
- Apresentar pequenos problemas brincando com os preços, fazendo pesquisas em encartes de supermercados, onde é mais barato, mais caro etc...
- Mostrar que uma receita, tem uma forma de escrita para uma melhor visualização, assim como uma história, um texto poético, uma carta. Ela deve ter, geralmente, os ingredientes escritos na vertical ou em legendas e o modo de preparo pode ser como um texto narrativo mesmo.


- Levar os alunos a perceberem o verdadeiro significado da Páscoa - o mais importante da Páscoa, não é somente o chocolate e sim, o amor e o respeito com o próximo.
- Dependendo da Faixa - Etária trabalhar a influência da mídia nas Datas Comemorativas, no consumo exacerbado na pouca valorização dos verdadeiros significados.


Formulação dos Problemas:
Apresentar uma receita escrita em uma cartolina e lançar as perguntas e propostas:
- Quais os ingredientes necessários? A quantidade de cada um? Vamos separar tudo o que usaremos?


- O que custou mais caro? E mais barato? Em que supermercado? Se tivesse sido comprado em outro local, seria mais caro ou mais barato? Vamos ver nos encartes se tem algum anúncio?


- O que será que acontecerá se colocarmos uma quantidade maior de um determinado ingrediente? 500kg é a mesma coisa que meio quilo?


- Será que podemos substituir os alimentos de uma receita? Ao invés de colocar 1kg de açúcar, colocar 1kg de feijão...será que dará certo?


- O tempo de preparo é importante? No nosso caso é ou não é importante?
Duração: Em torno de 3/ 4 aulas
Material Necessário:
- Encartes de supermercados, livros didáticos e folhas de papel ofício.


- Canetas hidrocor, lápis de cor, cola, giz de cera, tesoura, cartolina, fita adesiva, abridor de garrafas, pano de prato, guardanapos, etc...


- Microondas (se possível),


- Instrumentos musicais.


- Vasilha plástica grande, papel de alumínio, fitilho, papel celofane ou saquinhos pequenos.


Receita:

INGREDIENTES:


1 kg de açúcar


500 g de chocolate em pó


1 garrafa pequena de leite de coco


1 lata de leite em pó


MODO DE FAZER:


Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar os ovinhos e embrulhar no papel alumínio.


Colocar nos saquinhos ou papel celofane e colar os desenhos de coelhinhos feitos na aula de artes nas embalagens.


Planejamento

A proposta de atividade a seguir trabalha os Temas Transversais:

ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.

SAÚDE: participação ativa na conservação de ambiente limpo e saudável em casa, na escola e nos lugares públicos.


O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene.

MEIO AMBIENTE: Reciclagem. Conservação do meio ambiente.

PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socio-afetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.

CIDADANIA: Direitos e deveres individuais e coletivos.

OBS: Deve-se atentar para as medidas de segurança durante as aulas - aproveitando também o tema. As crianças não devem tocar no forno.


Sensibilização:

- Pedir aos alunos que levem para sala de aula encartes para comparar os preços dos produtos e montar um mural com diversos nomes de supermercados.


- Apresentar algumas músicas de Páscoa.


- Explorar as letras das músicas oralmente, verificando número de versos, estrofes, o tema, vocabulário, etc.


- Separar, juntamente com os alunos, os produtos a serem utilizados na receita.

Concretização:


1ª Aula: APRESENTAÇÃO DA RECEITA:


- Ler a receita, verificar os preços dos produtos, resolver problemas, comparar a estrutura do texto de uma receita com a de outros textos.


- Manusear os rótulos a serem utilizados, observando a data de validade, o peso, etc.

2ª Aula: ENFEITANDO A EMBALAGEM


- Usar técnicas artísticas a fim de enfeitar as embalagens ( No caso os ovinhos)

3ª Aula: PREPARAÇÃO DO OVO DE PÁSCOA


- Pedir para que as crianças lavem bem as mãos - aproveitando para explorar a importância da higiene na preparação de uma receita.


- Forrar a mesa com um papel limpo, pois servirá de apoio para enrolar.


- Cortar os papéis de alumínio e distribuir entre os alunos para posteriormente embrulharem os ovinhos.


- Separar uma vasilha plástica grande e todos os ingredientes para o preparo.


- Embrulhar e enfeitar as embalegens

Integração:


ARTES e TEATRO: Dramatização da música de Páscoa, expressão corporal, valorização da auto-estima. Modelar os docinhos na forma de ovinhos; Desenhar coelhinhos ou outros símbolos, enfeitar livremente para serem colados nas embalagens dos ovos.

HISTÓRIA: Conhecer como se comemoram a Páscoa em outros países, sua história, seus símbolos...


MATEMÁTICA: Trabalhando com as medidas de capacidade, dezena, dúzia, preços etc...
PORTUGUÊS: Interpretação das músicas, ampliação do vocabulário, produções de texto, Atividades diversas tendo o tema como base. Fazer um cartaz e colar os rótulos do produto ao lado das quantidades pedidas, para uma visualização mais significativa e prazerosa.
GEOGRAFIA: Pesquisar a Páscoa em outras regiões.
MÚSICA: Músicas de Páscoa serão associadas à receita feita.
CIÊNCIAS: Noções básicas de higiene, os riscos que corremos se não lavarmos as mãos para o preparo de uma receita. O perigo de utilizarmos produtos fora da validade.
Conclusões e Aplicações
A receita pode ser levada para casa, lançando a proposta de refazerem com os seus pais e/ou responsáveis, fortificando cada vez mais a relação escola/família, tão importante na vida escolar dos nossos alunos e na valorização do nosso trabalho.


É muito bom trabalhar com receitas em sala de aula, as crianças aprendem de forma lúdica, divertida e prazerosa...


A diversidade de textos é a leitura do mundo...

Culminância


Festa de Páscoa com os alunos caracterizados, apresentação da música, e troca dos ovinhos feitos por eles aos seus amigos.



Projeto Páscoa para Educação Infantil




ÁREA: Natureza e sociedade



TEMPO: 2 semanas





1 - APRESENTAÇÃO:

O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.



2 - JUSTIFICATIVA: Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) o significado da Páscoa.



3 - PRODUÇÃO FINAL:

• EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DAS TURMAS.

• MOVIMENTO SOCIAL (APRESENTAÇÃO DAS TURMAS)





4 - OBJETIVOS TERMINAIS:

• Entender o significado da Páscoa;

• Diferenciar o sentido espiritual do comercial;

• Propor as boas ações, a solidariedade.





5 - CONTEÚDOS

1. Conceituais:

§ Conhecer a origem da Páscoa.

§ Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.



2. Procedimentais:

§ Dramatização;

§ Confecção de bombons (trabalhar a receita);

§ Memorização de quadrinhas, coro falado, etc.

§ Cantar músicas referentes ao tema;

§ Elaborar textos referentes ao tema;

§ Pesquisas;

§ Sucatas;

§ Confecção de cartazes;

§ Recorte e colagem;

§ dobraduras



3. Atitudinais:

§ Participação nas atividades propostas;

§ Crítico diante do comércio que envolve a Páscoa;

§ Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida.

§ Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.



6 - ETAPAS PREVISTAS:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

§ Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema:

§ Produção de Textos coletivos;

§ Conversas informais;

§ Leitura de quadrinhas, poesias;

§ Escrita espontânea;

§ Leitura de história sobre o tema;

§ Coro-falado.

MATEMÁTICA:

§ Cores;

§ Estatísticas;

§ Problemas;

§ Correspondência.



ARTES VISUAIS

• Modelagem

• Desenho e pintura

• Molde vazado

• Recorte e colagem

• Dobradura



MÚSICA:



§ Roda cantada

§ Música referente ao tema

§ Banda



MOVIMENTO:

• Dança;

• Pequenos jogos;

Recreação- jogo pescaria para Páscoa


Preparação: Ata-se a uma colher de madeira 1 metro de barbante grosso, na ponta amarra-se um pedaço de lamina imantada (aquelas usadas para imã de geladeira) de cerca de 10 cm de comprimento.


Faz-se quatro colheres iguais.

Recorta-se os desenhos apresentado na página linkada a esta e cola-se no verso de cada um deles um clip de papel. Distribuem-se os desenho por todo o pátio ou pela classe. Alguns deverão estar um pouco escondido exigindo um pouco de esforço ou estratégia.

Dividem-se os alunos em quatro grupos diferentes que deverão ficar em forma de revezamento atrás de uma linha de partida.

Para a primeira criança de cada fileira dá-se uma colher.

Desenrolar: Ao sinal de início a primeira criança de cada equipe pega a sua colher e sai correndo tentando “pescar” uma figura dentre todas que estão espalhadas pelo pátio. Uma vez conseguindo ela volta passa a colher para o segundo elemento de sua equipe que deverá estar esperando atrás da linha de partida. Este, por sua vez, sai correndo e repete os atos do primeiro, ou seja, pescar uma das peças. E assim sucessivamente.

O jogo poderá terminar quando todos os elementos de cada equipe tiverem participado, vencendo a equipe que terminou primeiro.

Para crianças maiores, pode-se dificultar o jogo da seguinte forma:

Atribuem-se pontos ás figuras, por exemplo: O coelho poderá valer 5 pontos, o carneiro valer 3, o pintinho 2 e o ovo 1. Vencerá a equipe que tiver somado maior número de pontos em determinado tempo.

Pode-se pedir que as equipes necessitem formar um determinado número, por exemplo: 25. Assim as equipes deverão não só ter agilidade mas, também, usar a astúcia.

Outra variação é usar as figuras cortadas ao meio (como ensinado para o jogo anterior) e colocar os clipes em cada uma das metades. As metades complementares deverão ser distribuídas aos alunos. Estes deverão, em forma de revezamento, correr e "pescar" a metade correspondente à sua figura.