Voltando às aulas

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EDUCAÇÃO INFANTIL - o trabalho com natureza e sociedade


A relação da criança pré-escolar com os fenômenos naturais e sociais pode ser sintetizada numa única palavra: curiosidade.
É a partir dessa vontade de conhecer que o trabalho escolar deve ser planejado.
Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam: pequenos animais, bichos de jardim, dinossauros, tempestades, tubarões, castelos, heróis, festas da cidade, programas de TV, noticias da atualidade, historias de outros tempos, etc.As vivências sociais, as historias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado.
O conhecimento do mundo é transmitido à criança desde o seu nascimento: quando se diz o nome e se explica a função dos objetos, está implícita aí uma historia acumulada socialmente; quando se leva a criança a um passeio pela rua, ela está sendo apresentada à construção social dos espaços, o toque do médico que examina é muito diferente das carícias e brincadeiras da mãe, e esse exame já lhe dá parâmetros para começar a conhecer seu proprio corpo; a alimentação diária, a comemoração do aniversário e a convivência familiar em geral são momentos ricos em transmissão cultural e de valores. A todo momento o saber lhe chega, de forma não-sistematizada.
À escola cabe propiciar a ampliação e a sistematização desses conhecimentos, convidando a criança a participar de descoberas, abrindo-lhe oportunidades de desenvolver suas capacidades, orientando-a a olhar para um e outro lado,dando-lhe oportunidade de refletir, experimentar e formular hipóteses.Esse nao é, no entanto, um caminho solitário. O ambiente escolar é um ambiente coletivo  -de convivencia, discussao, confronto, competição e colaboração, o que torna ainda mais enriquecedor o processo de construçã do conhecimento, mas também envolve questões ligadas a valores: ética, honestidade, disciplina, companheirismo, solidariedade, persistência e respeito.
É esse o enfoque que devemos buscar.
Muitas vezes utilizamos os conteudos como  pretexto para discutir questões mais importantes.
Pouco sentido faz para a criança dessa faixa etária a divisão do tempo escolar em materiais (Ciências, istoria,Geografia, Matemática, Lingua Portuguesa). O conhecimento, para ela ainda não é algo compartimentado. A curiosidade é uma só, e em poucos segundos passa da quantidade de estrelas que existem para a cor dos olhos dos gatos. Como "encaixotar" o conhecimento nessa fase?
A organização do conteudo, nesse sentido, serve como um roteiro basico, nem sempre claramente delimitado a uma unica area. É frequente por exemplo, que um mesmo tema seja abordado em mais de uma disciplina, sob pontos de vista diferentes, ou que dentro de uma mesma disciplina o trabalho se amplie, englobando conceitos de outras áreas.
Há no entanto, alguns eixos que se mantêm em todas as sugestões para trabalhar os conteudos das três áreas (Ciências, Historia e Geografia) e que lhe dão coerencia e continuidade. Um deles é a preocupação em tornar presente e valorizar a heterogeneidade.Em todas as circunstâncias, consideramos a diversidade cultural, religiosa e social, as variações na composição familiar, as preferencias e ideias individuais.Outro eixo: nas três areas, mostramos a importancia de regras de convivencia e estimulamos a colaboração e a construção da afetividade.
Nossa proposta está calçada na formação de conceitos e valores: apresentar alternativas à sociedade de consumo, que gera constante insatisfação, valorizar os trabalhos manuais tanto quanto os intelectuais, compreender o homem como parte do meio ambiente, estimular no aluno a autonomia e a visão critica, despertar na criança a consciência da responsabilidade sobre o cuidado com seu corpo, permitir o acesso a produções da cultura popular vetadas pela midia e contribuir para a formação de um cidadão atuante.
No dia-a-dia da sala de aula é importante ter sempre em mente a necessidade de contextualização dos temas tratados.Stuações presentes na vida do aluno, como a vacinação, a consulta ao dentista ou ao pediatra, a compra de um brinquedo ou dificuldades financeiras, podem ser temas geradores de uma atividade de reflexão em sala de aula.
O trabalho com Ciências, Historia e Geografia, desse modo, vai muito além do aprendizado de meros conteudos, embora eles estejam presentes, porque acreditamos na responsabilidade da escola na formação de cidadãos, mais do que na transmissão de conhecimentos.

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