Projeto Dia do Indio para quinto ano

I IDENTIFICAÇÃO:

Conteúdo: Português – “Substantivo Coletivo”

Tema: Índios ( Semana do Índio)

Participantes:

Duração : Uma semana

II JUSTIFICATIVA:
A partir da necessidade de mostrar às crianças a importância que o índio tem para nossa sociedade brasileira, e que o conjunto de substantivos forma o subst. Coletivo decidimos elaborar este projeto.

Começaremos estudando sobre os costumes indígenas, sendo assim, partiremos para um estudo sobre substantivos, tendo como auge o substantivo coletivo.

Concluindo, diante da comemoração do dia do índio, decidimos despertar nos alunos o prazer de conhecer o surgimento da nossa cultura (que atualmente está um pouco esquecida) e a vontade de cultivá-la. Através destas descobertas culturais, da comemoração, estaremos levando aos alunos a descobrirem o que é um substantivo coletivo (= conjunto de espécies, animais, coisas, pessoas), e faremos isto, devido a palavra tribo = que é o coletivo de índios, que aparecerá no decorrer do projeto.

III OBJETIVOS:
Gerais: - Resgatar a cultura brasileira, aprendendo neste assunto a classificação do substantivo, principalmente o substantivo coletivo.
Específicos: - Conhecer substantivo coletivo.
- Reconhecer nos diversos textos os coletivos.
- Conscientizar-se do surgimento da cultura brasileira.
- Preservar nossa cultura.

IV DESENVOLVIMENTO:

 Incentivar os alunos com a música “Vamos Brincar De Índio – XUXA”

 Interpretar a letra da música (oral/escrita)

 Conversar, trocar informações com a turma a respeito dos índios.

 Explicar que os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, seus costumes, sua língua, sua forma de religião e sua cultura.

 Construir texto a partir do que foi explicado.

 Revisar substantivo, comum, próprio, introduzindo coletivo, a partir da música já citada.

 Pesquisar em grupo alguns substantivos coletivo.

 Confeccionar um cartaz com os coletivos pesquisados.

 Realizar atividades

 Confeccionar um mural sobre “Índios Ontem/Hoje”.

 Desenhar objetos indígenas e pintar o desenho do índio.

 Brincar “o índiozinho saiu da oca”

 Confeccionar cocar do índio

 Dramatizar a música “Vamos Brincar de Índio”.

MATÉRIA PRINCIPAL:
Português:

 Após ouvirmos a música “Vamos Brincar de Índio”, distribuiremos aos alunos a letra da música (redigida em extenso), a fim de interpretá-la oral/escrita. (anexo1)

 Revisar através de uma conversa informal, o substantivo comum e próprio.

EX: Vamos relembrar o que é subst. Comum e Próprio. Alguém se lembra:

Substantivo: É a palavra que dá nome aos seres (pessoas, animais, coisas)

Substantivo Comum: É aquele que dá nome a seres dentro de sua espécie. (escrito com letra minúscula) – índio, oca.

Substantivo Próprio: É aquele que dá nome ao ser, dentro da sua espécie, de modo particular. ( escrito com letra maiúscula) – Xuxa, Brasil.
 Introduzir substantivo coletivo.

Substantivo Coletivo: São substantivos que mesmo no singular, designam um conjunto de seres da mesma espécie. Indica um conjunto de pessoas, animais ou coisas.

EX: Vamos observar na música quais coletivos que aparecem: um conjunto de ocas forma uma aldeia; um conjunto de índios forma uma tribo.

 Dividir a sala em grupos (a quantidade fica a critério do professor) e pediremos que os componentes dos grupos pesquisem “8” substantivos coletivos (quantidade que o prof. determinar). Através dos livros da biblioteca da escola.

 Fazer um cartaz contendo todos os coletivos pesquisados.

 Produzir textos a partir do tema índio.

 Realizar atividades de fixação:

1) Vamos escrever os substantivos coletivos que nos lembram sobre os índios:

a) Pássaros

b) Peixes

c) Índios

d) Ocas

e) Árvores

2) Rescreva as frases abaixo, substituindo a palavra em destaque por um coletivo que lhe corresponda e alterando o que for necessário.
a) Os artistas da novela saíram atrasados

O elenco da novela saiu atrasado.

b) As abelhas estão produzindo mel.

O enxame está produzindo mel.

c) Os jurados se reuniram na sala secreta.

O júri se reuniu na sala secreta.

d) As fotos estão perfeitas.

O álbum está perfeito.

e) Os músicos são um sucesso.

A banda é um sucesso.

f) Os alunos estão aprendendo o conteúdo.

A turma ou classe está aprendendo o conteúdo.

3) Ligue os substantivos coletivos no seu significado:

( 1 ) Alcatéia ( 9) Chaves

( 2 ) Vara ( 4 ) Mapas

( 3) Rebanho ( 6) Ladrões

( 4 ) Atlas (5 ) Aves

( 5 ) Bando ( 8 ) Flores

( 6 ) Quadrilha ( 7) Estrelas

( 7) Constelação ( 2 ) Porcos

( 8 ) Ramalhete ( 1 ) Lobos

( 9 ) Molho ( 3 ) Gado em geral, ovelhas...

( 10 ) Cacho ( 10 ) Uva, banana.....

4) Ditado ( ditar o substantivo comum para escrever o coletivo e vice –versa):
a) Discoteca = discos

b) Livros = biblioteca

c) Pelotão = soldados

d) Ilhas = arquipélago

e) Cães = matilha

f) Fauna = animais

g) Plantas = flora

h) Réstia = alho, cebola

i) Letras = alfabeto

j) Pessoas = multidão

l) Galeria = quadros

m) Clero = sacerdotes

INTERDISCIPLINARIDADE:
Artes :
 Passar/ouvir (no aparelho de som) a música “Vamos Brincar de Índio”

 Desenhar objetos indígenas

 Confeccionar Cartazes(com coletivos) e Mural (com gravuras/textos sobre os índios).

 Pintar o desenho do índio e construir uma história ( anexo 2)
História:
 Explicar sobre os índios através de rodas de conversa com a turma:

Quem foram os 1º hab.? Como andavam? Seus costumes? .........

A partir de conhecimentos que o professor possui ele explicará:

Indígenas

Na época do descobrimento, o Brasil era habitado por indígenas. Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a terra já era deles. Eles formavam várias tribos. A reunião das tribos formavam a nação.

As duas grandes nações que habitavam o Brasil eram os Tupi – Guaranis (no litoral) e Iês – Tapuias (no interior).

Suas casas eram chamadas ocas, dispostas em círculo em torno da ocara (pátio) e protegidas por uma cerca chamada caiçara.

Andavam nus ou seminus. Enfeitavam-se com penas, dentes de animais, ossos, pedaços de madeira e geralmente pintavam os corpos.

Cada tribo tinha um chefe que era chamado de pajé.

Alimentavam-se da caça, pesca, e frutas.

Cultivavam o milho, a mandioca, diversas frutas, como o cará, etc.

Com o milho fermentado faziam uma bebida bem forte, chamada Cauim.

Dormiam me redes, tecidas por eles e quando morriam eram enterrados em potes de barros ou enleados na rede, acompanhados de suas armas.

 Distribuir o texto “ Índios” para a turma (em extenso)

Índios:

Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a terra já era deles.

Eles tinham seus costumes, suas leis e sua língua.

Os homens brancos chegaram e quiseram mudar tudo.

Ensinaram seus costumes, sua religião, sua língua.

Além disso, obrigavam os índios a trabalharem para eles, como escravos.

Os índios se revoltaram. Muitos fugiram, indo viver em outros lugares.

Quando havia lutas, os homens brancos quase sempre venciam, porque tinham armas de fogo.

Antes havia muitos índios no Brasil. Atualmente são bem poucos.

Até hoje, os brancos continuam expulsando os índios de suas terras.

O índio também é um brasileiro, ele precisa ser respeitado.

Veja como é a vida dos índios numa comunidade indígena que ainda conserva os costumes de antigamente:

 Os índios moram em ocas. Um conjunto de ocas chama-se tabas ou aldeias.

 Eles plantam, caçam, pescam e fabricam suas armas.

 Os índios se alimentam de carnes de animais (que eles caçam ou pescam), de banana, milho, mandioca e de outros vegetais e frutas.

 O chefe da tribo é o cacique ou morubixaba.

 O Chefe religioso é o pajé.

 As armas são arco e flecha, a lança e o tacape.

Interpretação: - Quem foram os primeiros moradores do Brasil?

- Como eram seus costumes?

- Como vivia o índio, antes da chegada dos portugueses? E hoje?

- Desenhe algo que os índios usavam “armas, enfeites”

Educação Religiosa:

 Através do poema “Jesuítas e a catequese “, conversaremos com a turma sobre a religião do índios (que adoravam a natureza) , as diferenças / semelhanças com a nossa religião ( adorar o Deus verdadeiro) .

JESUITAS E A CATEQUESE

Os primeiros governadores

Querendo os índios aproveitar

Trouxeram os Jesuítas

Para os catequizar

Padre José de Anchieta

Deu-lhes fé, ajuda e amor

E ensinou-lhes a existência

De um ser supremo : o Criador
Outro nobre jesuíta

Que os índios pacificou

Foi o grande Manoel da Nobrega

Que em si nunca pensou

Outro que veio ajuda-los

Foi o Padre Manoel Vieira

Que trabalhou sem cessar

Sem nunca sentir canseira



Como eles, muitos outros

Distribuindo saber e amor

E aqui , nossa homenagem

A estes, Padre de valor!

MATEMÁTICA:



 Problemas envolvendo subst. Coletivo e o assunto índio:



1) Numa aldeia moram 147 índios. Sabemos que em cada oca moram 7 índios. Quantas ocas existem nessa aldeia?

147 : 7= 21 R. Existem 21 ocas.



2) Uma tribo indígena alimentou-se com um cardume composto de 36 peixes. Outra tribo se alimentou com o dobro deste cardume. E uma terceira tribo com a metade do dobro da segunda. Quantos peixes foram consumidos pela 1,2, e 3 tribo? E as três juntas quanto consumiram?



1º = 36 36+72+36= 144.

2º = 36x2= 72

3º = 72: 2 = 36 R. Consumiram num total 144 peixes.





 Criar problemas envolvendo coletivo (com as 4 operações fundamentais).



EDUCAÇÃO FÍSICA:



 Levar os alunos para quadra ou pátio da escola. Desenhar no chão “ocas (casa dos índios)” a quantidade de alunos que estiver presente, tirar um.

EX: Tem 40 alunos, iremos desenhar 39 ocas, irá faltar um , que este será o cacique.

Após os desenhos feitos, cada aluno irá virar indiozinho e ocupará uma oca, exceto o cacique. Quando o professor dizer: o indiozinho saiu da oca, todos deverão sair e procurar outra oca, o cacique deverá procurar uma oca, e quem ficar sem oca vira o cacique.



V CULMINÂNCIA:



Encerraremos o projeto com a confecção do cocar indígena, e a dramatização da música “Vamos Brincar de Índio”



VI RECURSOS:



- Folhas mimeografadas

- Aparelho de som (fita)

- Quadro e giz

- Papel graffit e cartolina



VII TÉCNICA



- Aulas expositivas explicativas, ilustrativas e demonstrativas.



VIII AVALIAÇÃO:



- A avaliação será feita durante todo o andamento do projeto. O aluno é valorizado em todas as atividades que participará. Em resumo, o aluno é avaliado a todo instante.



IX BIBLIOGRAFIA:



 Festas das Palavras – Dirce Guedes de Azevedo (vol 3)



 Gramática de Hoje – Ernani Terra e José de Nicola



 Estudos Sociais – Maria da Glória Santos Mariano e Rosemary Faria Assad



 Espírito Santo Nossa História/ Nossa Gente – Luiz G. Santos Neves,

Léa Brígida R. Alvarenga Rosa e Renato J. Costa Pacheco.

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