Apostilas Temáticas

Que felicidade!
Em menos de 3 horas do anúncio já recebemos diversas respostas de interesse e sugestões para novas apostilas.
E também tem gente curiosa para conhecer o formato dela antes de tirar cincão do bolso :D
Quer dar uma espiadinha você também?
Escreva para nosso email: obancodeatividades@gmail.com e coloque no título "Quero conhecer".
Que enviamos uma amostrinha para você também ver como é o conteúdo e o quanto vale a pena você ter!

Projeto Alfabetização - letra A

Iniciando o trabalho com a letra A




Com esta atividade você vai observar se o aluno já conhece o modo certo de se traçar a letra A, se não conhecer é uma oportunidade para mostrar a posição correta.



Circule, depois pinte de azul as letras que estão na posição correta:


Após essa primeira atividade de discriminação visual da letra A, falar várias vezes o nome da letra para que as crianças não esqueçam e mostre no quadro-negro como se escreve a letra:
                                                     
Escreva no ar a letra e peça para que os alunos repitam os movimentos.




Identifique oralmente junto com os alunos se existem objetos na sala de aula que comecem com a letra A.



Peça para que os alunos pensem em nomes de animais que começam com a letra A e escreva no quadro-negro, em seguida realize a leitura e peça para que eles repitam.
Propor aos alunos que realizem a atividade a seguir:



Pronuncie com seus alunos o nome de cada figura para que eles ouçam bem e percebam o primeiro som, que é a letra inicial.


Pode-se também copiar todos os desenhos no quadro-negro, e escrever abaixo deles seus nomes antes de fazer a pronúncia, assim os alunos verão as letras usadas na escrita dos nomes, e já perceberão que a primeira letra é a letra inicial. Com essa atividade pode-se também pedir aos alunos para que observem qual é a letra final de cada figura e também assinalar (apenas no quadro-negro), aquelas que terminam com a letra A.

De acordo com o nível da turma, pode-se utilizar as palavras escritas no quadro-negro para realizar a contagem de letras, localizando a palavra com maior número de letras e a palavra ou palavras com menor número de letras.

Utilizar sempre letra de imprensa maiúscula nas atividades de visualização de escrita com os alunos:



Continuando o trabalho com a letra A, é interessante aproveitar e trabalhar as duas cores cujos nomes começam com esta letra. Primeiro pergunte aos alunos se eles conhecem alguma cor cujo nome comece com a letra A, normalmente eles irão procurar pela sala, pensar em seus nomes e provavelmente dirão.


Peça a eles que peguem seus lápis de cores nestas duas cores e realizem a atividade abaixo:



As atividades de recorte e colagem de letras, principalmente nesta primeira fase da alfabetização são muito importantes, pois em sua realização o aluno vai interiorizando e exteriorizando seus conhecimentos, olhando e localizando entre diversas letras diferentes tanto na escrita quanto na forma escrita (imprensa maiúscula ou minúscula) a letra pedida.


Desta forma, coloque no quadro-negro a letra que deve ser encontrada bem grande para que todos vejam bem, e peça aos alunos que procurem em jornais, revistas e outras fontes a letra A para completar a atividade abaixo:


Toda criança se sente muito importante quando seu nome é destacado entre as demais em alguma atividade, desta forma, encontre junto com eles os colegas cujos nomes comecem com a letra A e completem a atividade a seguir. Caso não haja nenhuma criança com a letra A inicial, leve seus alunos pra fazer uma visita à alguma turma da escola onde existam crianças cujo nomes comecem com A.Peça para que estas crianças escrevam seus nomes em um pedaço de papel e complete de volta à sala com os alunos a atividade:


Após estas várias atividades com a letra A, coloque seus alunos em contato direto com palavras, explicando a eles que as palavras são escritas com várias letras, que cada letra tem um som, e destacando oralmente as palavras que começam com a letra A, para que os alunos continuem gravando sua forma e seu som:


Observe atentamente a realização desta atividade pelos seus alunos, quando terminarem de circular, peça para que eles preencham os círculos com lápis de cor azul ou amarelo.


Os alunos devem aprender também a observar melhor o ambiente onde passam tantas horas no dia, e localizar nele, objetos que comecem com a letra A, normalmente encontrarão o ARMÁRIO, e este é suficiente para completar a atividade:

Peça aos alunos também para que procurem entre seus pertences algo que comece com esta letra, escreva as palavras ditas no quadro-negro e destaque a inicial A.


Sempre haverá alunos que falarão palavras que não são respostas corretas para a questão. Aproveite a oportunidade para escrever a palavra no quadro e mostrar para todos com qual letra ela começa, e que as palavras que você está pedindo tem que começar a ser escritas com a letra A, para que os alunos percebam a diferença.

Também existem vários animais cujos nomes começam com esta letra, e que também devem ser lembrados. Pergunte aos alunos e vá escrevendo os nomes falados no quadro-negro. Quando cessarem as respostas, realize a leitura com eles. Vá mostrando e falando em voz alta as sílabas e pedindo para que eles repitam a palavra toda assim que você terminar de ler.

É interessante também a união das sílabas visualmente com um traço, (meio círculo), para que os alunos percebam quais letras são faladas juntas ou são unidas. Isso vai ser muito importante quando começar a união das letras em sílabas e o estudo das famílias silábicas, como no exemplo abaixo:




Faça com que seus alunos percebam a variedade de palavras que começam com a mesma letra, para que eles não associem uma letra à apenas uma figura e quando virem aquela letra pensem que está escrito o nome daquela figura.


Isso é muito comum quando se alfabetiza com apenas uma ilustração para cada letra. Se a professora ensina que A é de abelha, onde ela vê a letra A inicial vai dizer que está escrito Abelha e assim com as demais letras.


Após a realização de tantas atividades orais e escritas com seus alunos, é sempre bom avaliar os resultados que você está alcançando.


Essa é a melhor parte de se trabalhar com alfabetização, pois diferente de outras séries, o aluno que não sabe, não finge que sabe. E quando você questiona o aluno oralmente com questões simples e fáceis como apontar a letra (nesta fase) você conhecerá imediatamente o aprendizado de seus alunos.

É importante passar para o próximo degrau (ou para a próxima letra ) quando a maioria dos alunos alcançou o degrau em que você está ( ou a letra que você trabalhou). Não adianta passar para frente se a maioria dos alunos ainda não aprendeu a letra. Pois muito pior é tentar reensinar mais para frente. É claro que normalmente em uma sala de aula, onde cada criança possui sua individualidade e seu tempo de aprender, haverá aquela que não terá assimilado ainda, cabe a você então julgar, se o restante da turma caminha ou espera. Isso você vai decidir de acordo com o número de alunos que assimilaram e o número de alunos que não assimilaram.

É bom que você realize essa avaliação no início do dia, antes de falar da letra, porque só saberá responder aquele que já assimilou. Mostre individualmente as diversas letras, umas três ou quatro antes e mostre a letra A, se o aluno responder, você saberá que ele a conhece.

Utilize a folha de letras ao lado para realizar essa primeira avaliação.




Caso a maioria dos alunos ainda não tenha assimilado a letra, você pode dispor das atividades complementares abaixo, caso contrário, prossiga iniciando o trabalho com a próxima vogal!




ATIVIDADE COMPLEMENTAR




Em seguida peça para que pintem de amarelo as letras circuladas.


Outro ponto importante da alfabetização é a quantidade de estímulos visuais na sala de aula. É importante que o aluno, quando esquece algum conceito tenha ao alcance de seus olhos algo para lembrar, por isso os cartazes pedagógicos são tão importantes.

Se sua turma já estudou a pré-escola você pode iniciar o ano com todo o alfabeto já na parede e na ordem. Caso os alunos sejam novos ou você prefira, vá colocando um a um.

Porém é importante que os cartazes sejam colocados na parede, porque os alunos terão mais uma forma de aprendizagem. Seus alunos serão alfabetizados ouvindo, falando e vendo. Usando todos os estímulos e sentidos possíveis você estará aumentando as chances e o diminuindo o tempo de aprendizagem do aluno.


O alfabeto normalmente deve ser colocado acima do quadro-negro (caso haja espaço), pois o aluno sempre poderá olhar para ele mais facilmente, se não for possível, escolha uma outra parede que seja visível, de preferência nas laterais. Nunca coloque os cartazes mais importantes na parede do fundo, isso vai fazer com que seu aluno ao olhar para trás distraia-se com o colega que irá ver também, sentado atrás dele.

Os cartazes em sala de aula devem ser aproveitados ao máximo. Eles não são apenas uma fonte visual de pesquisa para seus alunos. Você pode e deve propor atividades usando esses cartazes.

Caso o alfabeto fique acima do quadro-negro em uma altura que você não alcance, providencie um cabo, pode ser um de vassoura. O objetivo do cabo é você alcançar cada letra.

As atividades podem ser simples, mas dependendo da maneira como você a desenvolver ela pode prender a atenção de seus alunos e fazer com que você trabalhe outros conceitos, como esquerda e direita ( lateralidade), perto ou longe, pouco ou muito além de desenvolver a oralidade, a atenção e a capacidade de descrição.

Para que você possa realizar atividades assim o alfabeto deve estar completo na parede.

Você pensa em uma letra, a letra que você quer trabalhar e escreve no quadro-negro uma outra letra, dizendo aos alunos que é aquela letra.

Por exemplo, se você vai fixar o A, fala “então nós já aprendemos a letra A e escreve no quadro a letra F”. Normalmente os alunos irão dizer que aquela letra que você colocou no quadro-negro não é a letra A, então você contesta com eles, afirmando que aquela é a letra A. E eles vão dizer que não. Vá conversando e afirmando que é, e eles vão dizendo que não, ao final de um tempo que você determina você pergunta se eles têm certeza, e diz então que você esqueceu como é que se faz a letra. Normalmente alguém vai se habilitar a fazê-la no quadro-negro, então você pergunta a eles onde ela está representada, que se você olha-la você se lembrará. Pergunta o que há desenhado no cartaz dessa letra, os alunos dirão que há uma abelha, então você diz que não conhece abelha, que você nunca viu e pede para que eles descrevam, normalmente eles darão alguma característica que você vai encontrar também em outros cartazes, como a cor, por exemplo, explore o assunto, mostre outros cartazes que tenham as características que eles disseram, e vá mostrando cartazes aleatoriamente e perguntando se é aquele. Pergunte se está para a direita ou para a esquerda, se falta muito ou pouco para chegar ao cartaz e vá movendo o cabo pelas letras.Passe pela letra sem vê-la, os alunos ficarão eufóricos. Em um tempo estimado de cinco minutos você realiza essa atividade simples e de poucos recursos, mas que costuma prender a atenção da turma, pelo fator surpresa. Os alunos não estão acostumados a conceber a professora como alguém que esquece ou que erra, e eles acham divertido ensinar a professora.

O trabalho com as demais vogais será parecido, haverá atividades que se repetirão, enquanto coisas novas serão acrescentadas, o mais importante é que você verifique sempre o aprendizado de seus alunos. É claro que será impossível ou pouco provável que cem por cento de seus alunos aprendam porque como já disse, cada aluno tem seu tempo e seu ritmo de aprendizagem, agora se ninguém está progredindo é importante que você repense a forma como você está trabalhando seus conteúdos.

O quadro-negro é um recurso que você deve sempre utilizar pelo menos uma vez por dia para trabalhar com leitura. Nesse primeiro momento de aprendizagem das letras, o simples fato de você escrever a letra e dize-la em voz alta já é um trabalho de leitura. Peça para que os alunos repitam. E alterne com atividades simples como pedir para que os alunos batam palma quando você mostre determinada letra. Ou faça o jogo do morto vivo quando você mostra determinada letra. O importante é que sua aula de leitura não ultrapasse vinte minutos, você verá que se for muito além desse tempo, ficará falando sozinha sem a atenção dos alunos...





2 comentários:

  1. Hoje passei para deixar uma pequena mensagem pelo novo ano .... apesar de meio atrasado, desejo que 2010 seja de muitas conquistas!!!!

    "Renovar

    Feliz Ano Novo!!!!
    O ano novo só é novo se fizermos coisas novas!!!!
    Inove e renove!!!!
    Role na areia, abrace seu cachorro,
    diga àquela pessoa que está afim dela,
    perca a timidez, tome banho de chuva,
    faça bolhas de sabão, coloque os pés sujos no sofá,
    fale de boca cheia, sorria com chocolate no dente..
    CURTA A VIDA DE UM MODO DIFERENTE!
    Renove e Inove!!!! "

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Essa atividade está me ajudando muito, pois é a primeira vez que estou trabalhando com turma de alfabetização. Muito obrigada pela contribuição.bjs!!!

    ResponderExcluir