Apostilas Temáticas

Que felicidade!
Em menos de 3 horas do anúncio já recebemos diversas respostas de interesse e sugestões para novas apostilas.
E também tem gente curiosa para conhecer o formato dela antes de tirar cincão do bolso :D
Quer dar uma espiadinha você também?
Escreva para nosso email: obancodeatividades@gmail.com e coloque no título "Quero conhecer".
Que enviamos uma amostrinha para você também ver como é o conteúdo e o quanto vale a pena você ter!

Projeto Animais na Educação Infantil




Disciplinas:


Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil

Duração:

3 a 4 meses

Temas Transversais:

Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade

Séries:

Jardim II e Pré

Justificativa:

O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.



A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.



Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.



Objetivos:

• Definir de diversos animais suas principais características;

• Diferenciar vertebrados e invertebrados;

• Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);

• Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.

Conceitos:

• Comparar diversos tipos de animais através da observação;

• Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;

• Identificar as características específicas de cada grupo de animais;

• Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.



Procedimentos:

• Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;

• Coletar dados por meio de pesquisas e observações;

• Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;

• Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;

• Classificar animais;

• Desenvolver atividades lúdicas;

• Desenvolver atividades matemáticas;

• Montar jogos, tabelas e gráficos;

• Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;

• Estabelecer ordem crescente e decrescente;

• Comparar pesos e medidas;

• Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;

• Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;

• Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;

• Assistir a uma peça teatral;

• Associar escrita de nomes , letras e textos;

• Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;

• Se possível visitar um zoológico ou fazendinha de bichos.



Atitudes:

• Preocupar-se com a preservação da natureza;

• Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;

• Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;

• Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);

• Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;

• Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;

• Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;

• Identificar como vivem os animais.

Conteúdos relacionados ao projeto:

Português (linguagem oral e escrita)

• Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)

• Escrita espontânea



Jardim II

• O nome

• Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas

• Observação e manuseio de livros

• Histórias

• Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;

• As letras, o alfabeto

Pré

• Formação de palavras , frase e pequenos textos

• Números de letras e sílabas

• Ordem alfabética

• Interpretação de textos

• Letras maiúsculas e minúsculas

• Substantivo próprio e comum

• Reescrita de textos e músicas

• Rimas

• Leitura



Matemática

Jardim II

• Cores

• Formas geométricas simples

• Quantidade

• Tamanho

• Altura e comprimento

• Espessura e largura

• Peso

• Temperatura

• Orientação espaço- tempo

• Distância

• Conjunto

• Numerais associados a quantidade

Pré

• Quantidade

• Numerais( leitura e escrita)

• Interpretação de gráficos ou tabelas

• Adição

• Subtração

• Formas geométricas

• Situações problemas

• Ordem crescente, decrescente

• Sucessor e antecessor

• Maior e menor

• Conjunto

Matemática

Jardim II

• Cores

• Formas geométricas simples

• Quantidade

• Tamanho

• Altura e comprimento

• Espessura e largura

• Peso

• Temperatura

• Orientação espaço- tempo

• Distância

• Conjunto

• Numerais associados a quantidade

Pré

• Quantidade

• Numerais( leitura e escrita)

• Interpretação de gráficos ou tabelas

• Adição

• Subtração

• Formas geométricas

• Situações problemas

• Ordem crescente, decrescente

• Sucessor e antecessor

• Maior e menor

• Conjunto



Ciências Naturais e os temas transversais(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania



Jardim II e Pré

• Moradia(habitat)

• Órgãos do sentido

• Alimentação

• Conservação

• A proteção da fauna

• Animais em extinção

• Partes do corpo

• O dia e a noite

• Diferenças entre os animais selvagens e domésticos

• A família e os bichos de estimação

• Locomoção dos animais

• Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.

• Espécies extintas

• Origem dos animais

• Metamorfose

• Grupos sociais

Atividades:

• Dinâmicas de grupo;

• Pesquisas;

• Leituras informativas;

• Jogos diversos;

• Quebra - cabeça;

• Calendários;

• Atividades matemáticas;

• Seqüência de figuras;

• Desenhos dirigidos e espontâneos;

• Recorte e colagem;

• Observação e relatórios;

• Cruzadinha;

• Caça- palavras;

• Produção de texto;

• Dobraduras(origami);

• Máscaras, fantoches e dedoches;

• Móbiles;

• Músicas;

• Poesias;

• Liga pontos;

• Pinturas;

• Listagens;

• Dramatizações;

• Leituras diversas;

• Passeios relacionados ao tema;

• Escrita espontânea;

• Mímicas;

• Fábulas, contos, histórias;

• Ditado diagnóstico;

• Painéis, tabelas e gráficos;

• Uso do tangran

• Adivinhações.

Material didático/ recursos:

• Livros didáticos e para didáticos;

• CDs/ som

• Televisão/filmes

• Sucatas

• Papéis diversos

• Internet/computador/softwares

• Folhas xerocadas

• Tintas e pincéis

• Lápis coloridos e giz de cera

• Hidrocor

• Máquina fotográfica

• Painéis

• Vídeo

• Revista/ jornais

• Livros de literatura infantil

• Cola

• Tesoura

• Lixas d`água

• Espelho

• Filmadora

• Fichas, figuras

• Tecidos

• Isopor

• Manta acrílica

Eventos relacionados ao projeto:

• Passeios:

¨ Jardim Zoológico

¨ Teatro: Peça da Dona Baratinha

¨ Fazendinha de bichos



• Exposições:

¨ Bonecos

¨ Maquetes

¨ Álbum

¨ Livros confeccionados na escola



• Apresentações de :

¨ Peças Teatrais

¨ Dedoches

¨ Fantoches

¨ Contando histórias

¨ Músicas

¨ Fotos

Instrumentos de Avaliação:

Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala



Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

• Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;

• Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;

• Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;

• Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.





Um comentário:

  1. Adorei as fontes, consegui instalar corretamente e muito rápido no meu notebook. Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir