Voltando às aulas

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Atualizações- Discos Virtuais

DV LIBRAS - 9 paginas sobre cadeia alimentar já disponível para download.

Projeto Resgate Cultural (1) Introdução

Iniciamos uma nova postagem de projeto interdisciplinar em capítulos


(como o Projeto Meio Ambiente)



Projeto:

“Um olhar para o passado na busca da formação do cidadão!”












INTRODUÇÃO










O tema gerador de nossos trabalhos com o Agrinho este ano é a Cidadania.







Acreditamos que o tema “cidadania” ou ao pé da letra “a qualidade de cidadão”, tenha inúmeras ramificações, abrindo naturalmente possibilidades diversas de trabalho com os alunos.







Em várias pesquisas bibliográficas realizadas, encontramos este tema ligado principalmente aos Direitos e Deveres ( Constitucionais, do Consumidor, Humanos e do Meio Ambiente) e à Pluralidade Cultural.







Atualmente, ouve-se muito na mídia sobre os direitos e deveres, porém pouco se fala sobre a Pluralidade Cultural e desta forma, decidimos organizar nossos trabalhos baseados nesta vertente.







Em um projeto voltado para a cidadania, o tema da Pluralidade Cultural ganha especial significado ao propiciar elementos para que a criança estabeleça relações entre o equilíbrio democrático, a consolidação do pleno cumprimento de direitos, a coexistência de diferentes grupos e comunidades étnicas e culturais, e sua própria vida. A organização social dos grupos humanos inclui organizações políticas diversificadas, caracterizadas pelos fundamentos dados pela visão de mundo de cada grupo. Estruturam-se, assim, diferentes mecanismos de participação e comunicação. Introduzir essa noção de que diferentes grupos étnicos e culturais têm organizações políticas internas próprias, diferenciadas entre si, é um conteúdo a transversalizar com História.







E é a partir dessa vertente que nosso trabalho tomará forma! Aproveitando o trabalho do folclore, buscaremos entender a organização política e cultural da sociedade onde nossa escola e nossos alunos estão inseridos, procurando através de trabalhos de pesquisa, descobrir as origens, os costumes e as necessidades desse povo. Realizando resgates culturais no que se refere aos brinquedos e brincadeiras, às histórias dos mais velhos e num último momento, quem sabe consigamos resgatar o valor social da escola dentro da formação educacional, moral e crítica do ser humano, perante a comunidade onde a escola está inserida.







O projeto será trabalhado interdisciplinarmente mesclando suas atividades teóricas ou práticas com conteúdos de outras disciplinas: principalmente a Língua Portuguesa e História, ora pincelando aulas de Matemática, Geografia, Ciências e Educação Artística, num objetivo de desenvolver interesses, potencialidades e formar cidadãos que valorizem sua cultura, tenham orgulho de seu passado, aproveitem melhor o presente e possam produzir em conjunto um futuro mais justo e humano.










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