Voltando às aulas

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Atualizações- Discos Virtuais

DV LIBRAS - 9 paginas sobre cadeia alimentar já disponível para download.

Planejamento anual anos iniciais


PLANO DE ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

Séries iniciais

COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, HISTÓRIA e GEOGRAFIA.





I. OBJETIVO:



LÍNGUA PORTUGUESA:

“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de

errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser

feitas”.

(Rubem Alves)

OBJETIVOS GERAIS:



Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.





COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:



 localizar informações explicitas e implícitas em um texto;

 estabelecer relações entre partes de um texto, produzir textos considerando sua finalidade;

 ler autonomamente textos curtos e alguns tipos longos de diferentes gêneros previstos para a série;

 revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora;

 compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;

 produzir textos (dos gêneros previstos para a série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem;

 escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação do texto etc.);

 considerar a necessidade das várias versões que a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da professora;



 Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;

 Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.



MATEMÁTICA:

“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”



Rubem Alves)



OBJETIVOS GERAIS:

Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;



COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:

 resolver problemas,construindo significados para as operações a partir de utilização do contexto social ;

 elaborar hipóteses;

 propor soluções e explorar possibilidades;

 identificar informações em tabelas e gráficos que permitam aos alunos validar ou negar hipóteses elaboradas.

 desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa, cálculo mental e estratégias de verificação e controle de resultados.

CIÊNCIAS:

“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.

(Benjamim Franklin)

OBJETIVOS GERAIS:

Compreender os fenômenos naturais que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da linguagem científico.



COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:

 observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;

 considerar o avanço tecnológico de rápidas mudanças, para que consigam lidar com os desafios que a vida lhes apresenta no dia-a-dia.



HISTÓRIA e GEOGRAFIA:

“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.”

(Pedro Demo)



OBJETIVOS GERAIS:

Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.

Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.



HABILIDADES e COMPETÊNCIAS:

 comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais.

II – CONTEÚDOS

LÍNGUA PORTUGUESA:

2ª, 3ª e 4ª SÉRIES

 leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;

 manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;

 socialização das experiências de leitura;

 busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);

 leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente;

 análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita;

 leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;

 revisão de textos bem escritos, explorando as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora;

 escuta de textos lidos pela professora;

 atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ;

 utilização estratégias de leitura;

 análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);

 produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc;

 uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação);

 o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);

 produção de textos utilizando os procedimentos necessários, planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação com orientação;

 revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;

 participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões etc.;

 manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;

 narração de fatos considerando a causalidade e a temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as características discursivas do texto-fonte;

 descrição (dentro de uma narração ou de uma exposição) de personagens e objetos;

 exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando for o caso;

 adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda);

 análise da qualidade da produção oral , alheia e própria (com ajuda);

 escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.



2ª SÉRIE

 número natural;

 exploração da contagem de rotina (100 até 1000);

 seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento ( a ordem e inclusão de classes)

 sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento e trocas em bases variadas;

 agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1;

 unidade, dezena e centena;

 leitura e escrita de números naturais menores que 1.000;

 decomposição de um número nas unidades das diversas ordens;

 as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas operatórias;

 percepção e distinção de formas: identificação de semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações, representação de objetos, construção de modelos, faces, vértices e arestas de um polígono, medidas de tempo.



3ª SÉRIE

 sistema de numeração decimal;

 ordens, classes, leitura e escrita;

 números ordinais;

 operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão;

 situações- problema envolvidas com números naturais;

 frações, números decimais;

 medidas: comprimento, massa, volume, tempo;

 geometria: curvas, retas, polígonos;

 perímetro e área.



4ª SÉRIE

 número natural – leitura, escrita e ordenação; decomposição nas diversas ordens;

 operações com números naturais;

 utilização em diferentes situações-problema, coordenação das técnicas operatórias;

 conceito de múltiplos e divisores de um número natural;

 números racionais absolutos;

 formas fracionárias; frações equivalentes;

 adição e subtração de frações baseadas no conceito de equivalência;

 multiplicação de um número natural por fração;

 fração decimal – divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos;

 porcentagem;

 unidade de capacidade - litro;

 unidade de massa;



 conceito de área e superfície;



 medidas de superfície com unidades não padronizadas;



 o metro quadrado – problemas com perímetro;



 geometria – superfície – conceito;



 superfície delimitada nas figuras planas variadas.



2ª SÉRIE



 Higiene pessoal (física, mental e social).

 A Terra e o Universo: O Sol, a Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.

 As plantas: As plantas e o meio ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;

 Os animais: classificação, vertebrados e invertebrados; os animais e o homem.

 Os seres humanos: o nosso corpo; crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas; cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a visão.

 Conservando os recursos naturais: água, ar, plantas, solo e animais.





3ª SÉRIE



 O Planeta Terra;

 O solo;

 A água;

 O ar;

 Transformações no ambiente;

 Seres vivos.



4ª SÉRIE



 Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais;

 Influência da energia solar e das chuvas;

 Existência de fatores atmosféricos, umidade e temperatura;

 Transformações químicas em materiais : ferrugem, cheiro, transparências;

 Efeito dos ventos nas atividades humanas;

 Relação do solo e vegetação;

 Aproveitamento dos recursos naturais;

 Diferenças de estações do ano;

 Constelações, referenciais dos hemisférios;

 Bússola – instrumento de orientação;

 Fenômenos transformadores da crosta terrestre;

 Materiais que são bons e maus condutores de eletricidade, calor, som;

 Percurso da corrente elétrica e sua utilização;

 Uso do imã nos aparelhos domésticos e brinquedos;

 Decomposição da luz na atmosfera, reflexo da luz no espelho, obtenção de imagens por meio de lentes;

 O corpo humano – órgãos e aparelhos;

 Efeitos da poluição sonora sobre o organismo;

 Noções básicas sobre reprodução e hereditariedade;

 Prejuízos causados pelo uso do fumo e do álcool;

 Medidas de Primeiros Socorros;

 Diferenças e semelhanças entre vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;

 Cadeias alimentares.





HISTÓRIA e GEOGRAFIA:



2ª SÉRIE



I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO ESPAÇO



 A casa, a rua, a escola, a igreja, o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;

 Atividades profissionais: formas de trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações e hierarquias no trabalho;

 A história pessoal e familiar;

 Reconhecimento do ambiente onde estou e quem sou;

 Exploração do meio ambiente pelos sentidos.





I I – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E DO LOCAL EM QUE O ALUNO VIVE



 Reforma e construção de lojas, casas e edifícios;

 Asfaltamento, alargamento e aberturas de ruas;

 Inauguração de lojas e fábricas;

 Incêndios, enchentes, desabamentos, desmatamentos, etc;

 Origem do nome da escola e das ruas do bairro;

 Linhas do tempo (individual, local, municipal, regional, etc..);

 Datas comemorativas.

 A escola, a casa nos grupos sociais;

 Espaço e tempo (físico e social);

 Regras, normas e leis;

 O trajeto casa / escola;

 Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.



I I I - ÉTICA E PLURALIDAE CULTURAL



 Respeito mútuo: seus direitos e dos outros;

 Zelo pelo lugar público como patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;

 Desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania;

 Conhecimento e respeito às diferenças sócio culturais;

 Convivência solidária e democrática.



3ª SÉRIE

 A história do seu município:

 paisagem, relevo, clima, vegetação;

 zonas urbana e rural;

 limites;

 agricultura e pecuária;

 indústria e comércio;

 transporte e comunicação;

 governo do município.









4ª SÉRIE

 Identificação dos movimentos de população existentes no Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.

 Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;

 Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial ;

 Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;

 A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do trabalho;

 A questão da posse da terra e imigração campo - cidade;

 A produção na cidade e no campo;

 A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;

 As atividades agropecuárias no seu Estado;

 O comércio;

 As cidades e conservação dos serviços públicos;

 Os impostos e seus empregos na sociedade;

 As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;

 A conservação ambiental e a destruição da natureza;



I I I – MÉTODOS E RECURSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA

 Aulas dialogadas;

 Aulas expositivas;

 Aulas na biblioteca;

 Aulas na sala de informática;

 Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);

 Cartazes;

 Debates;

 Dinâmicas de grupo;

 Discussão;

 Estudo do Meio;

 Feira (Ciências , Livro);

 Gravador / som;

 Leituras de vários gêneros textuais;

 Livros Paradidáticos;

 Material de Artes;

 Material de sucata;

 Palestras;

 Realização de experimentos;

 Recortes de jornais e revistas;

 Seminários;

 Trabalhos em grupos;





 Trabalhos individuais;

 Vídeo (documentários e entretenimento);

 Mapas.



I V – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO



 A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas escritas e orais.



 Recuperação paralela: será com situações de ensino diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do alunado.



V - Projeto de informática

1. Objetivo

• Integrar os conteúdos das disciplinas propiciando melhor compreensão dos mesmos, através dos vários recursos didáticos pedagógicos aplicados pela informática (jogos, programas, etc).

• Proporcionar aos educandos a realização de aprendizagem em ambiente agradável, o qual será estímulo para melhoria de sua capacidade intelectual, relacionamento com os colegas e com a comunidade, tornando-o indivíduo socialmente ativo.

Disciplinas: Integração de todas sendo:

Recurso didático aplicável às mesmas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) na segundas , terceiras e quartas séries



OBSERVAÇÃO: Este Plano de Ensino poderá ser alterado ou não, durante o processo de ensino – aprendizagem, conforme a necessidade do aprendiz.





Um comentário:

  1. Parabens!
    Achei muito interessante a sua proposta de planejamento para as séries iniciais. Apenas gostaria de sugerir que o planejamento de Informática Educativa fosse um pouco mais abrangente e detalhado.

    Agradecido

    professor Queiroz

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