Apostilas Temáticas

Que felicidade!
Em menos de 3 horas do anúncio já recebemos diversas respostas de interesse e sugestões para novas apostilas.
E também tem gente curiosa para conhecer o formato dela antes de tirar cincão do bolso :D
Quer dar uma espiadinha você também?
Escreva para nosso email: obancodeatividades@gmail.com e coloque no título "Quero conhecer".
Que enviamos uma amostrinha para você também ver como é o conteúdo e o quanto vale a pena você ter!

Meio Ambiente- (1) projeto piloto

Iniciaremos a postagem de um projeto tratando do tema Meio Ambiente realizado com alunos de uma escola (pré-escola à quarta série).O projeto e toda a documentação estarão sendo postados de segunda à sexta-feira.
Os numerais após o tema indicam o numero da postagem. Essa é a primeira então indicada pelo numero 1.Quem tiver interesse em acompanhar, é só passar pelo blog.




http://www.4shared.com/file/130065798/2fd993dc/proposta_de_trabalho.html



Mesmo com a apresentação de projetos pelo IBAMA, nossa escola continuou com total autonomia para desenvolver o trabalho que melhor se encaixasse dentro de nossa realidade e das expectativas de trabalho para o Agrinho.

De um modo geral os projetos apresentados deixaram em aberto as atividades à serem realizadas, desta forma tivemos total autonomia e começamos modificando os meses temáticos: ao invés de iniciar o trabalho com o tema Água como proposto, iniciamos com o tema SOLO, uma vez que acreditávamos que deveríamos situar o planeta e o parque no espaço e desta forma, mesmo involuntariamente estaríamos falando de terra, e isso seria bom para passar do tema inicializador para o tema proposto. Outra modificação foi quanto às duas horas-aulas semanais propostas: achamos muito pouco e decidimos trabalhar com o projeto diariamente. Inicialmente com aulas curtas de 20 à no máximo 30 minutos de duração, que depois foram se estendendo à medida que os conteúdos foram aprofundados e atividades mais elaboradas como produções de cartazes, textos, e poesias foram sendo incorporadas ao projeto.

Além disso, o tema “solo” se estendeu, o conteúdo foi muito aceito pelos alunos e a cada dia que se passava surgiam novas informações interessantes que não poderiam ser excluídas do projeto tanto que o mesmo durou praticamente 2 meses! E poderia até durar mais se tivéssemos mais tempo para isso.

A idéia do IBAMA em parceria com a escola é desenvolver aqui um projeto piloto que depois possa ser aplicado em outras escolas do entorno do parque e dos municípios em questão. Desta forma, no ano que vem, iniciaremos nosso trabalho assim que as aulas começarem e esse grande acréscimo no tempo enriquecerá sobremaneira o trabalho e nos permitirá realizar muito mais do que estamos fazendo esse ano, onde inicialmente estamos experimentando e buscando assuntos interessantes para fazer da Educação Ambiental um assunto interessante para os alunos e incluso definitivamente no currículo de estudos dos alunos de nossa escola!

O tema “Meio Ambiente” já estava em questão na escola desde o início do ano quando definimos o local da horta e começamos a buscar recursos para sua produção, o que não foi fácil dispondo de poucos recursos financeiros, além disso, no dia 06 de junho, a escola, junto à todas as outras do município, participou da “Passeata ecológica” promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em comemoração à semana do Meio Ambiente.

E a escola, produziu também apresentações em comemoração ao Meio Ambiente com os alunos do Jardim II, Pré escola e Primeira série, conforme as fotos a seguir:







Os alunos das turmas de Segunda à Quarta séries produziram cartazes à respeito do meio ambiente, que ficaram em exposição no pátio da escola:






Os contatos com o IBAMA foram esporádicos e assim deixamos para iniciar o trabalho oficialmente no mês de agosto, assim que os alunos retornaram das férias escolares.

Durante o período de férias foram realizados os primeiros contatos com a Secretaria de Educação onde foram expostas a parceria com o IBAMA e onde também foi solicitado auxílio no que tangia principalmente à material (sulfite, principalmente), para a realização das atividades teóricas e escritas com os alunos. O Secretário de Educação se mostrou bastante solícito e prontamente atendeu nosso pedido, assim foi possível o início das aulas.

Nesta mesma ocasião, solicitamos uma impressora matricial para a confecção das aulas dos alunos devido ao seu baixo custo de manutenção, uma vez que um cartucho de impressora jato de tinta custa mais de 100 reais. A mesma seria útil ao projeto e também à escola de um modo geral na melhoria da qualidade do ensino. E uma vez que pretendemos que nosso trabalho seja contínuo, a impressora matricial favorecerá esse trabalho! Tanto para esse ano quanto para os próximos que virão!

Nas páginas à seguir, o diário de atividades, onde detalhadamente foram descritas todas as atividades realizadas com os alunos, contando com as fotos que foram tiradas e mostras de atividades dos alunos.

No início da atividade, sempre em destaque, estará a indicação das disciplinas trabalhadas com as aulas e as mesmas, em sua totalidade, encontram-se em caixas de texto para facilitar sua visualização.

Em alguns momentos do trabalho ficou difícil escolher um ou dois exemplos para ilustrar as aulas, graças ao entusiasmo dos alunos e sua grande criatividade em produzir, chegando a surpreender seus professores!

O que vem provar que as aulas, estão sendo em sua totalidade muito bem aproveitadas pelos alunos e também que foram aprovadas por eles!

Esperamos que gostem!

Boa leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário